17 de setembro de 2017

Formação de catequista da Área 2 – Estudo do Documento 107 em Paulistas

No sábado, 16 de agosto aconteceu a formação na Área dois: Paulistas - Baguari, Peçanha - Cantagalo e São João Evangelista. O encontro aconteceu em Paulistas. Os coordenadores e catequistas presentes, Pe Ivani e três membros da Comissão Diocesana de catequese refletiram sobre os dois primeiros capítulos do Documento 107.
O capítulo 1 – Um ícone bíblico: Jesus e a Samaritana. Este capítulo apresenta o encontro de Jesus  com a Samaritana. Convida o leitor a contemplar este encontro transformador, que ilumina as reflexões sobre a Iniciação à vida  (IVC).
O primeiro passo: o encontro “Dá-me de beber”;
Segundo passo: o diálogo ” Se conhecesses o Dom de Deus”.
O terceiro passo: Conhecer Jesus ” Quem beber da água  que eu lhe darei nunca mais terá sede,”
Quarto passo: a revelação – “Sou eu, que falo contigo”
Quinto passo: o anúncio – ” Nós mesmos ouvimos e sabemos….é o Salvador do Mundo”.
O capítulo 2 – descreve o processo de IVC ao longo da história, apresenta o caminho que já conseguimos fazer através da publicação de vários documentos importantes sobre a temática. Insiste na urgência de um novo processo de IVC, diante do momento de crise que vivemos neste mundo em mudança. Destaca, com um olhar pastoral, aspectos da realidade que desafiam o anúncio do evangelho.
No final, propõe um caminho a ser percorrido neste tempo de conversão pastoral que nos pede gestação permanente, sem nos apegarmos a um único modelo. Apresenta a inspiração catecumenal como uma dinâmica,uma pedagogia, um itinerário mistagógico para a transmissão da fé.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário