9 de agosto de 2016

Homilia de Dom Jeremias, no dia da Celebração em Ação de Graças, pelo seu aniversário de ordenação episcopal

Dom Jeremias cumprimentou a todos, recordou sua Ordenação Episcopal, que contou com a presença de  4 a 5 mil pessoas, muitas da diocese de Guanhães. Recordou com alegria o chamado, apesar das limitações e disse que esse tempo à frente da diocese foi marcado por muitas alegrias.  Ele falou de sua satisfação, cada dia um enamoramento...
Falou da  falta de palavras para agradecer. Muitos foram os desafios que marcaram a caminhada até aqui e à frente de cada desafio estão os padres e ele também. Aí está a beleza da vocação: são vaso de argila... Deus lhes confia o ministério sacerdotal.  Falou do seu lema "seja feita a tua vontade" e que apesar de suas limitações Deus lhe confiou a vocação.
Dia do Padre, cabe a cada um  rezar pelo seu padre, missão sublime que é a de trazer Deus ao altar, o mistério de Cristo. Ele ainda comentou  sobre as nossas comunidades que são simples, distantes e, como São João Maria Vianey que era pároco de solicitude pastoral, atendia a um vilarejo numa pequena capela e quatro anos após a sua chegada a este vilarejo se transformou. Pessoas iam até ele para ouvir uma palavra, receber o perdão dos pecados. Alguém que foi ao  seu encontro, voltou dizendo :"eu vi Deus naquele homem". O  povo quer enxergar Deus neles.  É bom demais ouvir falar dos nossos padres, disse dom Jeremias: "apesar de  calados, distantes, mas as pessoas  enxergam Deus neles, às vezes se comprometem, metem os pés pelas mãos, mas como é bom ver Deus neles, eles se esforçam a cada dia...
Dom Jeremias agradeceu aos padres e disse que alguns se encontram com saúde comprometida. Ele  agradeceu a dedicação, esforço e entrega.
Sobre o Evangelho proclamado , ele falou que neste dia importante  a Palavra de Deus vem ao nosso encontro para dizer-nos como o nosso bom Deus quer um relacionamento conosco, quer aliança  de maneira que escuta o nosso coração de forma íntima.  Na correria, precisamos voltar aos nossos corações e relacionarmos com o nosso Deus. No recolhimento dizermos "Senhor, abraça-me, cuida de mim, eu quero viver esta intimidade com o Senhor".
Ele continuou dizendo que na ruptura, como o povo de Israel precisava criar...e isto se chama Igreja. Somos parte deste mesmo povo. Igreja que é pedra, como útero, somos filhos e filhas de Deus. Somos chamados a ajudar nesta gestação, fazer parte deste povo.
Que busquemos, a exemplo de São João Maria Vianey, inspiração.

Ao final da celebração Dom Jeremias agradeceu a todos por terem celebrado com ele , pelos padres por tudo que fazem pelo povo. Deus lhes pague a todos!!!

                                                                                                                Simone Mendanha.















Um comentário:

  1. Muito importante esta manifestação de carinho com o nosso pastor. Obrigada a todos pela acolhida fraterna e presenças!

    ResponderExcluir