1 de maio de 2016

Diocese de Guanhães: 30 anos de realizações e bênçãos!

1º de maio: Nossa Diocese de Guanhães completa 30 anos de caminhada.

Esta Diocese tem muitas realizações e bênçãos de Deus sinalizadas no itinerário destes 30 anos. Anos marcados pelo empenho na construção de uma caminhada sólida, firme e a serviço da evangelização do povo de Deus.

Uma Diocese que completa 30 anos de caminhada conta com um grupo enorme de pessoas que em todas as paróquias trabalham com amor e carinho para o seu crescimento, são leigos engajados em diversas pastorais, são catequistas que atualmente estão dedicando com mais afinco à formação da catequese com inspiração catecumenal, são padres que lutam para conduzir o seu povo em suas paróquias, são os servidores contratados para prestar o serviço de zeladoria das residências, escritórios e templos, são os responsáveis pela imprensa que comunicam por rádio, jornal e internet as noticias da diocese, é o povo que acima de tudo, ama o que faz. Nesse amor ao que se faz, à frente de todo esse povo está Dom Jeremias, nosso pastor e guia.

Muitos trabalhos nossa diocese está ainda por realizar e pedimos que todos se tornem responsáveis por tudo que desejamos realizar em nossa Igreja. Com a participação e colaboração de cada um teremos condições de nos fortalecermos ainda mais para juntos anunciarmos Jesus Cristo neste chão diocesano.

 São Paulo escreve que “embora muitos, formamos um só corpo em Cristo” (1Cor 12,12). Que possamos viver estas palavras de São Paulo com o objetivo a ser alcançado em nossas atividades. Que elas sejam o impulso a nos levar sempre avante no empenho pelo Reino de Deus.

Nossa diocese é consagrada a Virgem Maria, Mãe de Jesus, essa mulher que se fez discípula, ouvinte fiel da palavra que meditava em seu coração e proclamada em seu cântico de louvor e agradecimento (Lc 1,46-55). Maria é nossa companheira no itinerário da fé.

Peçamos à Maria Santíssima que nos ajude na missão. A missão que se impõe às comunidades paroquiais é rever o relacionamento humano que nelas se estabelece (Doc 100 CNBB nº 259). Que Maria nos ajude a viver na alegria, nos ensine o perdão, o amor mútuo, o diálogo e a correção fraterna para assim nos transformarmos em comunidades missionárias capazes de atrair aqueles que por sofrimentos deste mundo se desviaram do caminho de Deus. Comunidade missionária, portanto, é comunidade acolhedora.

A comunidade que vive o amor reflete a mensagem de São João 13,35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”. Esta mesma comunidade vai ouvir sempre pessoas admiradas dizendo: “Vede como eles se amam!”
 O amor fraterno, a amizade e a caridade com todos são aspectos irrenunciáveis de uma comunidade cristã. Testemunhando o amor fraterno a comunidade será missionária, será comunidade de comunhão. Vida em comum e em união.

Este é o nosso chão, nossa terra, nossa semente, nossa plantação, nosso fruto, nosso alimento, nosso sustento, nosso sofrimento, nosso alento, nosso caminho. Caminho que faz 30 anos e que não termina a caminhada. Muitas flores e frutos serão ainda plantados e colhidos por aqui.

Parabéns à nossa diocese! Parabéns a todos nós!
Roberto Magno
Equipe CATECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário