18 de junho de 2015

Laudato Si – “Louvado Seja” é a nova encíclica do Papa Francisco


O Papa Francisco lançou hoje, 18 de maio de 2015, sua nova encíclica chamada Laudato Si – “Louvado Seja”. A carta fala sobre o cuidado da casa comum, a terra. Ele começa citando o Cantico do Irmão Sol. Vejamos:
(Laudato si’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor), cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cantico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”.

Em seguida o Papa deixa claro que estamos causando mal à terra em relação ao meio ambiente.
Esta irmã clama contra o mal que lhe provo­camos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e domina­dores, autorizados a saqueá-la.


Mais adiante o Papa esclarece sobre o responsável pela inspiração para que escrevesse essa encíclica.
Não quero prosseguir esta encíclica sem invocar um modelo belo e motivador. Tomei o seu nome por guia e inspiração, no momento da minha eleição para Bispo de Roma. Acho que Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos.

A preocupação do Papa:
O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado.

Sobre a água, Francisco lembra que muitas vidas são perdidas todos os anos por conta da contaminação provocada principalmente por grandes indústrias, e afirma que o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto é condição para o exercício dos outros direitos humanos.

A encíclica Laudado Si – Louvado Seja, tem 6 capítulos e finaliza com duas orações: Oração pela nossa terra – para os que acreditam em Deus.

Oração cristã com a criação – para os que acreditam no Cristo e em Deus.
Clicando no link abaixo você acessa a Encíclica na íntegra em Portugês. Boa leitura!

Roberto Magno
Equipe CATECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário