27 de setembro de 2014

A catequese na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Guanhães- Formação de catequistas em Farias e no Taquaral.

                     

                                                        A Catequese
                Os trabalhos da Catequese estão assim organizados: aos sete anos de idade, as crianças iniciam o processo da preparação para a Eucaristia, é a 1ª Etapa; 2ª etapa, com oito anos e a 3ª etapa acontece normalmente durante um ano e meio, quando as crianças do grupo, que ainda não são batizadas, recebem o Batismo e depois a turma é iniciada no sacramento da Eucaristia.
                Nesse período, de aproximadamente três anos e meio, também é realizada a catequese com os pais e “padrinhos” das crianças. Há uma catequista que faz o trabalho paralelo ao que é realizado com estas.
                Após a Eucaristia, as crianças são convidadas a participarem das “Celebrações Eucarísticas com crianças” e de outras atividades paroquiais.
                Aos quatorze anos, os adolescentes participam da caminhada em preparação ao sacramento da Crisma. E, tanto a catequese Pré-eucarística quanto a catequese Crismal são realizadas com inspiração catecumenal.
              São sete catequistas e uma coordenadora paroquial. Estes participam de um grupo de estudo, valendo-se do material proposto pela Diocese de Guanhães para sua formação, às sextas-feiras, quinzenalmente.
            Nas comunidades rurais, a catequese pré-eucarística não acontece como na comunidade matriz. As crianças ingressam na catequese a partir de oito anos, inclusive as não batizadas. Percebendo a maturidade do grupo, a catequista agenda com o padre o dia para a Iniciação Eucarística. O mesmo acontece com o sacramento da Crisma para adultos e adolescentes a partir de quatorze anos.
           Os catequistas das comunidades rurais participam da formação coordenados por uma  catequista de Guanhães:
Área de Farias: Farias, Biguá e Santo Antônio, quatro catequistas; Maias, duas.
Área do Taquaral: Taquaral, duas; Carranca, quatro e Pinheiros, uma.
Área da Barreira: Barreira de Baixo, duas; Barreira de Cima, quatro; Bertos, dois e Mata do Garajau, duas.
                Na comunidade do Cruzeiro do Aricanga ainda não há atividade catequética.
                É importante ressaltar que as pessoas envolvidas na Pastoral Catequética, em nossa comunidade paroquial, são voluntárias, pois são conscientes da missão de batizadas, devendo anunciar com alegria o reino de Deus.

             No sábado, 27 aconteceu o encontro de formação em Farias (pela manhã) e no Taquaral, na parte da tarde.










Nenhum comentário:

Postar um comentário