13 de junho de 2014

Fieis da paróquia Nossa Senhora Aparecida(Pito), homenageiam Santo Antônio, na sexta,13 de junho.


O porquê da paróquia Nossa Senhora Aparecida festejar Santo Antônio:

Um dos pioneiros da região do Pito era muito devoto de Santo Antônio. Ele tinha um sonho de construir em seu terreno (quase toda a área da atual rua Bruno Glória) uma capela em homenagem ao Santo. Mas morreu repentinamente no ano de 1953. Sua viúva construiu a capelinha Santo Antônio, no alto de uma serra, realizando o sonho do falecido esposo. Lá, durante vários anos, foram realizadas a festa de Santa Cruz (em maio), a Trezena de Santo Antônio (em junho) e a celebração de missas mensalmente.
Quando a capela recebeu a doação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, passou a sediar também a festa de Nossa Senhora Aparecida. Como a participação da comunidade nos eventos aumentava significativamente, surgiu a urgente necessidade de um espaço maior para as celebrações. No entanto, por vários motivos, a ampliação da capela tornou-se difícil. Foi então que uma senhora da comunidade, cumprindo uma promessa doou um outro terreno para a construção da capela de Nossa Senhora Aparecida.
Ela convocou filhos, familiares e toda a comunidade para erguerem o novo templo.   Desde então, a comunidade passou a se chamar Comunidade Nossa Senhora Aparecida e mais tarde Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Santo Antônio não é oficialmente reconhecido como santo "co-padroeiro" desta paróquia, mas é reconhecido como tal, pelos fieis que aqui viviam quando subiam a serra para participarem das Trezenas de Santo Antônio e para as missas, que eram celebradas mensalmente.


Nos dais 10, 11 e 12 , aconteceu o Tríduo: 
Dia 10-06
 Neste primeiro dia refletiu-se sobre o tema: Santo Antônio e a Palavra de Deus. Santo Antônio foi um grande pregador. Anunciou com palavras e com obras o Evangelho do Senhor. Em todos os lugares por onde passava espalhava a semente da Palavra de Deus. Ao refletir sobre este tema somos chamados pelo Senhor a sermos também evangelizadores, Católicos que sejam capazes de anunciar o Reino dos Céus e as palavras de Cristo sem medo nem receio.

11-06
Neste segundo dia do Tríduo em honra a Santo Antônio refletiu-se sobre o tema: Santo Antônio e as famílias. A família é a principal instituição que existe, nada é maior e mais importante do que ela. É a base da sociedade. Jesus quis ter uma família para nos mostrar que é no seio familiar o lugar propício para criar um novo mundo.  A família hoje sofre. Nós como cristãos temos a obrigação de valorizar, reforçar, amparar, socorrer e rezar pelas famílias.

12-06
Neste dia foi refletido sobre o tema: Santo Antônio e a Eucaristia. A Eucaristia é a vida e o ápice da Igreja, nela está toda a razão de nossa Fé Católica. Eucaristia não é símbolo, Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo. Santo Antônio era sacerdote e, inúmeras vezes, deve ter consagrado o Corpo e o Sangue do Senhor. Ele amava imensamente a Eucaristia. Que este Santo nos ensine a cultivar tão grande fé e amor pelo Santíssimo Sacramento.

13-06
Celebração Eucarística com bênção e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e uma pequena procissão.

                                                   Eliana Alvarenga















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário