A missão catequética tem um
caminho longo a percorrer e a sintonia com o Espírito de Deus é essencial, sem
ela não temos força para agir e ver as diversas manifestações que ele revela
diariamente em nossa caminhada. São os acontecimentos, as lutas, as
preocupações, as alegrias e as esperanças.
Para essas manifestações existem vários métodos, isto é, caminhos de
aprendizagem. Vejamos:
Método dedutivo - parte do
geral para o caso concreto (dedução)
Este método exige uma instrução prévia. É preciso conhecer as leis
gerais, descobertas pela experiência de outros, para aplicá-la no concreto. Jesus usava este método quando lembrava a lei
central do povo de Deus: amor a Deus e ao próximo, e contava parábolas que
ilustravam esse amor para que o povo compreendesse.
Método Indutivo - parte do
conhecimento concreto para concluir leis gerais (indução)
A sabedoria popular é indutiva, isto é, construída pela observação dos
fatos concretos do dia-a-dia. Ex: depois de observar muitas crianças, se
descobrem pontos comuns nelas (nascem dependentes, tem idade certa para falar,
andar). Jesus ajudava o povo a tirar conclusões sobre seus próprios problemas.
Ele mesmo não dava respostas, só dava pistas.
Método Comparativo -
compara duas realidades ou fatos e descobre as semelhanças e as diferenças.
Os métodos dedutivo e indutivo se complementam com o método
comparativo. Este método tem um grande limite: esquece a originalidade das
pessoas e situações, mas pode-se comparar a situação do povo de Deus, num
determinado momento histórico com a situação hoje, sem esquecer os detalhes
próprios daquela época. Metodologia de
Jesus - O Evangelho revela o método que Jesus usou para anunciar a Boa
Nova. Jesus para revelar o Pai e anunciar o Reino de Deus, encarnou-se na vida
dos homens. Sua pedagogia foi sempre a partir das pessoas, na sua realidade e
originalidade.
A "escuta'' da realidade de cada pessoa, e o
''questionamento" que levam à reflexão e à formação da consciência
crítica, apresentam Jesus como um grande pedagogo.
Na sua vida pública Jesus:
• Educa a todos de maneira pessoal;
• Transmite uma experiência de comunidade com o relacionamento
particular com os 12 apóstolos;
• Educa para a oração a partir de sua própria experiência de oração,
motivando os apóstolos à vida de oração simples e verdadeira;
• Apela à conversão, questionando e interpelando as pessoas, porém
respeitando a liberdade de cada uma.
Escolha do método - Para
escolher o método adequado é necessário: definir claramente o objetivo
desejado; conhecer o chão, a realidade das pessoas; desenvolver o processo de
comunicação que deve ajudar a conhecer a realidade das pessoas ou grupos.
Muitas vezes a metodologia é entendida como a própria mensagem; é
perigoso o método tomar o lugar da própria evangelização. Ex: muitas vezes
ficamos buscando dinâmicas, material audio-visual, e a pastoral fica reduzida a
esses instrumentos que, passado o tempo, não conduz à meta desejada. O método
não é fim em si mesmo. Deve ser instrumento para atingir o objetivo desejado e
deve ser bem planejado.
Além do objetivo geral devemos definir em cada encontro o objetivo
específico do tema que desejamos alcançar. A educação da fé pode seguir
diversos métodos que são escolhidos à medida que a comunidade caminha, que
reavalia as reflexões e conclusões, para dar outro passo à frente, contanto
que: seja assimilada a pedagogia de Deus com o seu povo e a metodologia de
Jesus nos leve, concretamente, ao "princípio de interação": fé-vida.
Roberto Magno
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