17 de fevereiro de 2013


Teografia: O lugar sagrado em minha própria história

No dia 14 de novembro de 2012 nossa Eliana publicou aqui nesse blog a sua Teografia.
Ela contou sua história e a revelação de Deus em sua vida. Confesso que fiquei surpreso com essa palavra que pra mim era nova, então resolvi pesquisar o que vinha a ser “Teografia”.
Esse termo, teografia, foi criado por um teólogo espanhol, e tem como objetivo ajudar as pessoas a perceberem as marcas de Deus na própria vida; [teo-grafia = escrita de Deus].
Para todo mundo, existem momentos particularmente importantes e marcantes na própria vida. Dizendo de outra forma, para todo mundo, existem eventos, tempos e locais sagrados que marcam a vida e dão novos significados.

O sagrado em nossa vida:
·         A experiência de sentir-se valorizado e acolhido naquilo que se é: família, amigos, amores, Deus, etc.
·         A experiência de sentir-se capaz de lutar e conquistar coisas importantes para si: êxitos e vitórias pessoais (estudo, esporte, arte, trabalho, etc.)
·         A experiência de perceber a importância e a sacralidade (inviolabilidade) do outro: filhos, cônjuges, amigos, familiares, etc.
Todas essas experiências nos constituem como somos, mesmo quando não temos muita consciência delas.
Essas são condições imprescindíveis para que o sujeito possa se formar dignamente. Elas seriam as pré-condições da Ética.

Repassar a própria história
Já se disse que um país sem memória da sua história está condenado a repetir os mesmos erros do passado; E uma pessoa que não sabe, que não valoriza e não revisita seus tempos e locais sagrados, ela estaria condenada a quê?
Possivelmente, a uma vida menos realizada do que a possível.
Repasse a sua própria história, revisite os momentos e locais em que a sua vida ganhou mais profundidade e mais sentido.
Escreva a sua história e escolha os momentos que lhe pareçam sagrados, que foram fundamentais para você ser o que é hoje em dia, descreva o que Deus escreveu na sua vida para que você se tornasse o que você é: catequista, evangelizador, ferramenta eficaz no serviço da Igreja.
Nosso Catecom está à espera da sua história, a sua teografia, a escrita de Deus na sua vida. Sabemos que muitas histórias bonitas, emocionantes, sofredoras e vitoriosas nossos catequistas têm a contar.

Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
OJoanésia-MG
Observação:

Escrevi a minha Teografia atendendo a sugestão de atividade do livro proposto pela Diocese, para a formação de catequistas de todas as paróquias. Tem-se notícias que algumas paróquias já estão quase no final do livro; se esse trabalho foi realizado (uma pena, se não foi) temos muitas teografias para postarmos no Catecom. A ideia é criarmos o espaço só das Teografias das catequistas da Diocese.Bacana, não é?

                                                                                                                               Eliana Alvarenga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário