11 de agosto de 2012

Recompensas


“Recompensas” ou  bem aventuranças:                            

1ª) "Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Quem são os pobres de espírito?Os que colocam Deus em primeiro lugar. Acima das questões materiais.

3ª) "Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.
Chorar? A amiga que chora vendo novela e até os telejornais... Chorar os pecados próprios e dos outros. Quando deixo a ira me dominar, quando agrido, quando me deixo levar pela ambição. Quando me deixo levar pelo “sim eu posso”, sem me atentar com o que preciso fazer para chegar ao objeto do desejo

2ª) "Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Segundo Tomás de Aquino, Esta é a bem aventurança  dos que vencem o irascível.
Pois a virtude da mansidão exige que o homem controle o seu irascível de acordo com a razão, sem se exceder na ira, e sem faltar com a ira quando a injustiça exige reação.
Mansos não são aqueles que não reagem, que não tem fibra, e que tudo agüentam passivamente. Mansos são aqueles que controlam a ira, cumprindo o que disse São Paulo: "Irritai-vos, mas não pequeis". Não se ponha o sol sobre vossa ira...
A mansidão não é uma passividade alienada. A mansidão é uma virtude, e como tal, exige um esforço da vontade correspondendo à graça de Deus. Pela virtude da mansidão o homem domina o seu irascível que tenta levá-lo a impor sempre a sua própria vontade, ainda que de modo irracional. O iracundo quer impor-se e dominar a todos, (yes i can) e, exatamente por isso, acaba por não se impondo, mas produzindo revolta contra a sua tirania,
Provérbio chinês -  "espada aguçada demais, perde o fio facilmente". Temperamento de Crianças – buscar pela força – a aceitação das diferenças – da vontade e do direito do outro.
O homem que possui a virtude da mansidão tem controle completo de suas reações, ele é senhor de si mesmo.
O que se promete para os mansos?  Herdarão o que?
A palavra terra designa o homem, que foi feito de terra. (Somos pó e ao pó tornaremos) Então o que Cristo promete nesta segunda bem aventurança, é que possuirá a terra, ou seja: os mansos serão senhores de si próprios. Dominarão a sua própria natureza, a sua alma e o seu corpo. Deste modo, são os mansos aqueles que cumprem com o mandato divino a Adão: "Dominai a terra" (Gen. I, 28).
Se consigo dominar meu corpo, evitando excessos de todas as espécies, ele estará mais propício à saúde. Meu corpo estará em paz. Se consigo dominar mina natureza pecadora, estarei na direção de Deus. Minha alma terá paz!
Os iracundos -- que tem o vício oposto à virtude da mansidão -- buscam impor-se a todos e ao mundo todo. Querem dominar o mundo. Porém, como não dominam sequer a sua própria ira, como não dominam a sua própria natureza, mas a paixão da ira os escraviza, eles nada serão capazes de dominar nada.
 Pelo contrário, são os mansos que não querem se impor a ninguém por seu capricho, e não querem nada disputar com ninguém, por interesse próprio, são eles que terão a maior autoridade e que dominarão a terra e os homens.
E o dom do Espírito Santo que os ajuda a vencer-se e a dominar a terra é o dom da Piedade, que faz interessar-se pelo respeito dos direitos dos outros, especialmente quando os outros não tem como defender aquilo a que tem direito.
José Datrino – o Gentileza – Estudantes retirando o cinza dos muros, descobrindo desenhos e mensagens escritas: Gentileza gera gentiliza.   Só o amor constrói, o capitalismo destrói...
A história de José Datrino – o manso, o pobre de espírito, o que chora!

Quantos jardins podemos plantar em nossa cidade, nos canteiros da nossa dor?
Quantas flores estamos dispostos a oferecer para aqueles que não as vêm como o obra de Deus?
Quantos quadros negros poderemos encher com os ensinamentos da esperança?
Quantos buracos das ruas estamos dispostos a cobrir com a massa do compromisso pelo respeito às pessoas que nos cercam?
Que Deus nos conceda disposição e sabedoria para indicar, com atitudes,“o caminho que se deve seguir” às crianças, jovens...               
    Evandro A.

2 comentários:

  1. Eu estava mesmo precisando mesmo refletir sobre isso, que já nem me lembrava que escrevi. Quantas flores estamos dispostos a oferecer àqueles que não as vêm como obra de Deus?
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir