27 de setembro de 2014

Nono Dia da Novena de São Miguel: Mesmo pecadores e lentos para reconhecermos a grandeza de Deus, Ele nos ama em seu Filho Jesus Cristo.

Comentário: Boa- noite! Iniciemos a Santa Missa e o 9º Dia da Novena de São Miguel , transmitindo um trecho da Exortação papal A Alegria do Evangelho:  Isto é, definitivamente, a missão. Consequentemente, um evangelizador não deveria ter constantemente uma cara de funeral. Recuperemos e aumentemos o fervor de espírito, «a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas! (...) E que o mundo do nosso tempo, que procura ora na angústia ora com esperança, possa receber a Boa Nova dos lábios, não de evangelizadores tristes e descoroçoados, impacientes ou ansiosos, mas sim de ministros do Evangelho cuja vida irradie fervor.
Tema de hoje: 
Cantemos com muita alegria e fervor.
                     
                                       Reflexão:
                       Diálogo com participação da assembléia
Pessoa 1: Uma das chaves da sabedoria cristã é reconhecer a grandeza e a imensidade do amor de Deus e, ao mesmo tempo admitir a nossa pequenez e a vileza do nosso pecado. Somos tão lentos para entender isso!
Pessoa 2: No dia que descobrirmos que temos o amor de Deus bem ao nosso alcance, diremos como Santo Agostinho, com lágrimas de Amor: «Tarde te amei, meu Deus!». Esse dia pode ser hoje.
Pessoa 1: Vamos encerrar a nossa Novena do padroeiro São Miguel, refletindo sobre o que nos diz o papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, desejando que   saiamos do nosso estado de lentidão para entendermos os desígnios de Deus , e nos colocarmos em estado de missão .
Pessoa 2: O papa Francisco convida a todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar.
Assembleia: Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído».
Pessoa 1: Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada.
Assembleia: Este é o momento para dizer a Jesus Cristo: «Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco. Preciso de Vós. Resgatai-me de novo, Senhor; aceitai-me mais uma vez nos vossos braços redentores».
Pessoa 2: Como nos faz bem voltar para Ele, quando nos perdemos! Insisto uma vez mais: Deus nunca se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia. Aquele que nos convidou a perdoar «setenta vezes sete» (Mt 18, 22) dá-nos o exemplo: Ele perdoa setenta vezes sete. Volta uma vez e outra a carregar-nos aos seus ombros.
Pessoa 1: Ninguém nos pode tirar a dignidade que este amor infinito e inabalável nos confere. Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria. Não fujamos da ressurreição de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder. Que nada possa mais do que a sua vida que nos impele para diante!
Assembleia: Pequenos, mas fortes no amor de Deus,  todos nós, cristãos, somos chamados a cuidar da fragilidade do povo e do mundo em que vivemos.
Que São Miguel, nos fortaleça em nossa missão de evangelizar!
                        Ladainha de São Miguel e orações finais
                    Oração Final (Para todos os dias)
LADAINHA DE SÃO MIGUEL
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, redentor do mundo, que sois Deus.
Espírito Santo, que sois Deus. 
Santíssima Trindade, que sois um só Deus.
Santa Maria, rainha dos anjos, rogai por nós.
São Miguel Arcanjo, 
São Miguel, cheio da graça de Deus, 
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino
São Miguel, coroado de honra e de glória,
São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor,
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade,
São Miguel, guardião do Paraíso, 
São Miguel, guia e consolador do povo israelita,
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante,
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, 
São Miguel, luz dos anjos, 
São Miguel, baluarte da verdadeira fé.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da cruz, 
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida,
São Miguel, socorro muito certo,
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades,
São Miguel, arauto da sentença eterna,
São Miguel, consolador das almas do purgatório, vós a quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte,
São Miguel, nosso príncipe,
São Miguel, nosso advogado,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós Senhor. 
Jesus Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, atendei-nos

Rogai por nós, glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Jesus Cristo, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém.

Oração: Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, a sabedoria que nos ensine a buscar as riquezas no céu e a trocar os bens do tempo presente pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.

Deus, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo  Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém

São Miguel Arcanjo, rogai por nós! (3x)

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.





































































































































 


Nenhum comentário:

Postar um comentário