8 de agosto de 2013

Ser Catequista - Uma Vocação


Um dia quis saber mais da vida de Jesus e por isso li, estudei e gostei, mas só isso não me chegava.
Eu não podia apenas receber esses conhecimentos, exemplos de caridade, amor, perdão e de entrega, porque eu não estava satisfeito com o que recebia. O que recebia era bom mas, faltava-me alguma coisa mais, a vivência, a partilha, o DAR...
Percebi então que tinha que dar o que recebia, para assim conseguir aprofundar mais o que sabia e sentia de modo mais verdadeiro, mais puro. Uma das maneiras que encontrei para dar o que recebia, foi a catequese.
A missão que me foi confiada, não é fácil e a responsabilidade é muita. Mas ao ver a alegria de uma criança na descoberta de Jesus Cristo, do amor que Ele tem por todos nós e que deu a sua vida por tanto nos amar, vale a pena a entrega que se tem que fazer para se ser catequista. Ser catequista não é chegar à sala de catequese e "despejar" a sessão. É vivê-la em conjunto com as crianças, tendo em atenção a realidade desse grupo. É saber ser criança e explicar o que elas não sabem, é matar a sua sede de aprender, de saber mais. É mostrar o rosto amigo que eu descobri e que elas estão a começar a descobrir, a conhecer. É ser exemplo, é ser fiel sem se destacar, é ser verdadeiro e amar.
Nem sempre é fácil deixar ouvir a voz do nosso coração, a voz tenta falar dentro de nós, que nos pede para fazermos algo que envolve sacrifício entrega, dedicação. Mas quando fazemos o que escutamos ao nosso coração, sentimos uma enorme alegria, alívio e uma satisfação imensa. É algo que sinto, mas que não consigo explicar por palavras, mas que é muito bom. É talvez uma sensação de plenitude...
Muitas vezes ir dar catequese implica deixar de fazer uma coisa mais cômoda, ter que antecipadamente preparar o que se diz, o que se faz, de que maneira se vai fazer e falar, implica tempo, dedicação e gosto, sobretudo muito gosto e vontade de dar o que aprendi e recebi.
Ser catequista é uma missão que me foi confiada e que eu aceitei, mas sei que tenho essa missão a cumprir porque fiz silêncio e deixei que alguém me falasse ao mais profundo do meu ser. Muitas vezes me pergunto "Será que é isto que Deus quer de mim? Ou será que quer muito mais e eu não sou capaz de dar? Será esta a tarefa que Deus me confiou? Esta missão não me abandonará e quando eu não souber o que vou fazer, Deus estará junto de mim para me iluminar no modo de agir.
Sei que não me abandonará e por isso continuo esta missão. Até porque ser catequista não é apenas uma ou duas horas por semana. É uma vida inteira dedicada a viver a mensagem do amor de Cristo nos vários locais, nos vários momentos da minha vida, do meu dia. No trabalho, na escola, em família, há que ser catequista, e sobretudo é preciso ser humilde porque não sei tudo e tenho que aprender mais para crescer, na fé, no amor e na capacidade de dar. Sempre mais eu quero dar e vou dar com a minha vivência, o que recebo do Pai.

Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré

Joanésia-MG

4 de agosto de 2013

Que este dia em sua homenagem seja um dia de festa, agradecimento e reconhecimento sincero, pois ter um padre em nossa comunidade é benção de Deus e sinal de sua presença viva entre nós. Nossa homenagem a Dom Jeremias e a todos os padres de nossa Diocese!

"Ser padre é aceitar e entregar-se a Jesus e a um grande desafio de ser seu representante perante os homens. Somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar seus filhos como somente um pai pode fazer.

Não é missão fácil, pois o padre acima de tudo é ser humano, sujeito a tentações, fraquezas e que também erra.

Saibamos reconhecer sua importância e humanidade e ajudá-lo, deixando diferenças pessoais de lado, pois sem a ajuda de todos seu trabalho é, se não em vão, muito mais árduo."



 Nossa homenagem a Dom Jeremias e a todos os padres de nossa Diocese!

Motivo de esperança para a Paróquia São Miguel!

  Na Paróquia São Miguel, em Guanhães no domingo 04/08 às 10 e às 15h 30 , 230 jovens e adultos  foram crismados . Foi uma celebração muito bonita, presidida por nosso bispo Dom Jeremias.
Antes da celebração,  Taisson Bicalho, um dos jovens de Guanhães que participou da JMJ Rio fez um breve relato  sobre o que viu e ouviu durante a jornada e fez um convite especial aos jovens  para que participem dos encontros de jovens.

A todos os jovens crismados, o CATECOM deseja:

 "A maior riqueza que temos é sermos amados pelo Pai. Por isso Ele nos enviou seu Santo Espírito para que eternamente sintamos sua ternura por nós. Que o Espirito Santo cumule-a todos os dias de sua vida com seus Dons: FORTALEZA - para que saiba que em todos os momentos Deus está em tua frente para lhe conduzir. PIEDADE - para que você reconheça no irmão um semelhante seu. CIÊNCIA - para que sempre você possa discernir o bem e o mal. SABEDORIA - para que quando você estiver nas encruzilhadas da vida possa SER SÁBIO(A) nas decisões. INTELIGÊNCIA - para que  você faça sempre uso da capacidade concedida por Ele. CONSELHO - para que você  nunca esqueça que na vida é muito importante saber ouvir para então sabiamente tomar a melhor decisão.TEMOR DE DEUS - para que  você sempre saiba que Ele é um Deus justo".

Que pais e padrinhos os ajudem a assumirem os compromissos assumidos.

Nossas homenagens e preces aos catequistas que com esforço e dedicação prepararam estes jovens.