9 de janeiro de 2015

Curso do IRPAC - Especialização em Catequética reúne alunos de 28 dioceses, na Casa de Retiro São José, em BH.

"O IRPAC- Especialização em Catequética 2015 está sendo realizado em Belo Horizonte, na Casa de Retiros São José, de 04 a 16 de janeiro. O curso conta com 105 alunos, membros das equipes de coordenação de catequese de 28 dioceses do Regional Leste 2 (dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo).

Neste ano o curso funciona com 3 módulos. O curso é uma parceria da PUC-Minas com o Regional Leste 2 e destaca-se pelo acompanhamento pessoal do aluno, visando seu crescimento e maturidade na fé e na experiência catequética. Além disso, o curso tem uma ênfase no agir do catequista, por isso, oferece indicações concretações para o dia-a-dia do catequista.

Um dos maiores desafios da catequese hoje é a formação de formadores de catequistas, grande objetivo deste curso." http://cursodoirpac.blogspot.com.br/





Da nossa Diocese, temos dois participantes: o seminarista André Lomba que está participando do 2º Módulo e Genésia , 4º módulo.





8 de janeiro de 2015

Comunidade da Estiva em Peçanha.

O Natal de 2014 foi muito participativo na comunidade da Estiva em Peçanha. No final da Novena, todos os grupos se reuniram na capela e cada grupo rezou um mistério do terço. 
Foi uma benção de Deus.
 
Fábio Soares

Parabéns a todos da comunidade




!

7 de janeiro de 2015

A catequese na Comunidade do Cruzeiro do Aricanga da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guanhães.


Após muitos anos, essa comunidade conviveu com a triste realidade de não contar com nenhuma atividade pastoral. Foram várias tentativas para se implantar pelo menos a catequese do Batismo, Pré-Eucaristia e Crisma, mas foram tentativas frustradas.
Graças ao nosso bom Deus, finalmente, deu-se início aos trabalhos de preparação a pais e padrinhos para o Batismo e à organização para início ainda nesta semana, dos trabalhos da catequese pré-eucarística e crismal. Após  a atividade das futuras catequistas de levantamento de crianças, adolescentes e adultos que desejam ser iniciados à vida cristã, chegou-se ao número de 43 crianças de 7 a 13 anos de idade e 43 de 14 a 44 anos que não foram, alguns batizados, a maioria Eucaristia e Crisma.
As turmas  foram divididas, material entregue, as futuras catequistas receberam orientações para o início do trabalho e os encontros de formação de catequistas já com datas agendadas.
                                                          Deus seja louvado, hoje e sempre!
                                                             Eliana Alvarenga- 07/01/14.

5 de janeiro de 2015

Divulguem: ROMARIA DA DIOCESE DE GUANHÃES APARECIDA -SP: Dias 26, 27 E 28/06/15




A Diocese de Guanhães presente na celebração dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba em São Paulo.
Organize sua caravana e participe conosco!


26/6 (Sexta feira)
-  15h Consagração a Nossa Senhora na Basílica.

27/6 (Sábado) 
- 10h Participação no programa “Bem-vindo romeiro” na Sala dos milagres
- 18h Missa na Basílica e procissão no entorno do Santuário.      

28/6 (Domingo)


- 8h  Missa televisionada presidida por Dom Jeremias junto com os padres da Diocese na Basílica Nacional - Acolhida da Imagem Peregrina que virá para a Diocese.

- 9:30h  Encontro com nosso Bispo Diocesano no auditório Pe. Noé Sotilo




4 de janeiro de 2015

Na noite de Natal, junto do presépio celebramos a revelação do amor de Deus por nós. Hoje, na Solenidade da Epifania do Senhor,celebramos o amor que se abre à humanidade inteira e acolhe a todos os homens e mulheres. Vivendo nesse amor, tornamo-nos também responsáveis por ele, para que atinja cada coração e a humanidade inteira. Que esse amor revelado não perca jamais sua força em nossa existênciia.


MISSA COM CRIANÇAS_ PARÓQUIA SÃO MIGUEL E ALMAS- SOLENIDADE DA EPAFANIA DO SENHOR.
Texto da encenação (após o Evangelho)

Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Jesus
 teve visitas no Presépio, depois dos pastores da Judeia, ele recebeu   a visita dos Magos do Oriente: Belchior, Baltazar e Gaspar; eles eram homens habituados a contemplar os astros,  a procurar a marca, de Deus, na obra da criação.
- Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.
 No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

Dia de Reis é uma das festas tradicionais mais singelas celebradas em todo o mundo católico. No Brasil , em quase todas as regiões, neste dia se comemora a visita dos reis magos  vindos do Oriente, para adorar a Epifania do Senhor: o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade, através da Folia de reis.

Crianças entram cantando e dançando.



                     
                                                     Vídeo ( Clicar na seta)