6 de junho de 2018

ACREDITAR NA BOA NOVA - Resumo - Roteiro do Grupo de Reflexão

Janeiro de 2018 : Caminho de Iniciação à Vida Cristã – Equipe do Mobon: Denilson Mariano SDN


Não basta descobrir os sinais de Deus, é preciso tomar atitudes, é preciso colocar a vida a serviço do Reino de Deus...

Jesus lê os acontecimentos da história. Ele percebe a vontade do Pai, através dos acontecimentos. Mas não basta descobrir os sinais de Deus, é preciso tomar atitudes, é preciso colocar a vida a serviço do Reino de Deus.Conversão é ser capaz de mudar os rumos da própria vida é ser capaz de mudar as escolhas que fazemos. Conversão é também buscar meios e alternativas para mudar os rumos da história. O convite ao seguimento de Jesus nos leva a um compromisso com a Sua pessoa.



Ser cristão não é apenas entender algumas partes da escritura e começar a pregar para os outros. Ser Cristão é fazer nossas as atitudes de Jesus na igreja e na sociedade.

 Através do texto bíblico Marcos 1, 14 a 20, nós podemos constatar que com a morte de João Batista, Jesus percebe que é chegada a hora de sair do anonimato e assumir a vida pública. Ele começa a percorrer os povoados, anunciando a chegada do Reino e conclamando a todos para a conversão. Para essa missão, Jesus escolhe um grupo de doze discípulos, que serão os seus continuadores. Aqueles que serão enviados aos locais aonde o próprio Jesus devia ir. Ser cristão não é apenas participar de celebrações litúrgicas, ser cristão não é apenas receber os Sacramentos da igreja. Ser cristão não é apenas entender algumas partes da escritura e começar a pregar para os outros. Ser Cristão é fazer nossas as atitudes de Jesus, na igreja e na sociedade.



 A catequese é uma importante luz de Deus, em nossas em nossas comunidades

 Quando usamos uma lanterna nós aprontamos o seu foco, a sua luz, para aquilo que queremos ver. Ninguém vira o foco de uma lanterna para os próprios olhos, pois aí é que os olhos não darão conta de enxergar. A catequese é uma importante luz de Deus, em nossas comunidades. Ela é como uma lanterna, que tem a missão de ajudar a pessoa a clarear o caminho de seguimento a Jesus Cristo. 


É grande o número dos que receberam os Sacramentos e se afastaram da vida de fé

No entanto, há uma dificuldade muito comum em nossa catequese. O foco da catequese, o seu raio de luz, tem ficado preso aos Sacramentos. |O catequista fica mais preocupado/a em preparar seus catequizandos para a Primeira Eucaristia e para Crisma.  Ele não concentra a luz da Catequese no seguimento a Jesus Cristo. Daí que muitos abandonam a comunidade depois de receber o Sacramento.Quando a catequese se orienta mais para o Sacramento do que para o seguimento a Jesus, muitas pessoas abandonam a comunidade depois de receber os Sacramentos. É grande o número dos que receberam os Sacramentos e se afastaram da vida de fé. Muitas vezes a Comunidade prepara os pais para batizarem os filhos, mas não os prepara para perseverar na comunidade. Assim, muitos recebem o Batismo, mas não caminham com a Comunidade. Se continuar assim, a Igreja terá dificuldade ainda maior para continuar a missão que Jesus lhe confiou. 

A Comunidade é a fonte, o lugar e a meta da catequese

O foco da Catequese tem de ser sempre a vida da Comunidade. A Comunidade é a fonte, o lugar e a meta da catequese. Sem comunidade não há como viver a experiência Cristã. Sem comunidade não há como perseverar no seguimento a Jesus Cristo. Por isso é urgente redirecionar o foco da Catequese. A Catequese não pode pensar apenas em preparar as pessoas para o Sacramento. A sua tarefa é preparar a pessoa para o seguimento a Jesus através da vida de comunidade.





[

4 de junho de 2018

VIVER COM JESUS - RESUMO dos Roteiros para os Grupos de Reflexão



Janeiro de 2018 : Caminho de Iniciação à Vida Cristã – Equipe do Mobon: Denilson Mariano SDN

O seguimento a Jesus não nasce apenas de um conhecimento, de uma doutrina. O seguimento a Jesus nasce de um encontro, nasce de uma convivência com o Senhor.

Para  se tocar um instrumento, há um tempo inicial para conformar o corpo com o próprio instrumento. Só se consegue tocar um instrumento de sopro, depois de criar uma embocadura, ou seja, depois da boca   conformar-se com o bocal do instrumento. Só se consegue tirar som de um violão, depois de um mínimo de calo nos dedos. Mas isso significa ainda o começo de um longo caminho a ser feito. O seguimento a Jesus não nasce apenas de um conhecimento, de uma doutrina. O seguimento a Jesus nasce de um encontro, nasce de uma convivência com o Senhor. E convivência não é outra coisa senão o viver-com, participar de Sua vida.

...é preciso buscar, desalojar-se, sair do próprio comodismo  e ir ao encontro do Senhor. 
Na dinâmica do texto bíblico João 1, 35-42,três verbos importantes marcam esse acontecimento. Vir, ver, permanecer. Eles indicam três atitudes fundamentais   para o seguimento de Jesus. No primeiro momento, os discípulos vão à procura do Senhor. Ou seja, é preciso buscar, desalojar-se, sair do próprio comodismo  e ir ao encontro do Senhor. “Eles seguiram a Jesus”. Diante da proposta de Jesus: vinde e vede! “ eles foram e viram”. Ver é o primeiro passo, é o contemplar, o admirar-se, é a possibilidade de encantar-se. Mas os discípulos dão um passo adiante, eles permaneceram com Jesus:” Começaram a viver com Ele naquele mesmo dia” Só se torna verdadeiro discípulo, quem se dispõe a conviver mais de perto    com Jesus. E isso se dá pela comunidade.

Há pessoas que se preparam para receber o Sacramento, mas não se preparam para seguir a Jesus Cristo
Se para se tocar um instrumento precisa de embocadura e de um longo período de aprendizado, para o seguimento de Jesus precisamos de proximidade com Ele, ter gosto de conviver com Ele, ter gosto de conviver com Ele, através da vida de Comunidade e pela participação nos Sacramentos. Precisamos também de um longo período de aprendizado, de crescimento no conhecimento e na vivência da Palavra. É por isso que a Igreja vem insistindo no processo de Iniciação à Vida Cristã. Há pessoas que se preparam para receber o Sacramento, mas não se preparam para seguir a Jesus Cristo. Aprendem algumas orações   e decoram alguns pontos de doutrina, mas não se despertam para seguir Jesus. Como vimos no Evangelho é preciso ir ao encontro do Senhor, reconhecê-Lo com os próprios olhos e querer morar com Ele. É na comunidade que nós convivemos com Jesus.

A IVC é o caminho pelo qual a pessoa é introduzida no mistério de Cristo e na vida da Igreja
A IVC é o caminho pelo qual a pessoa é introduzida no mistério de Cristo e na vida da Igreja. Ou seja, é o caminho que a pessoa deve fazer para chegar a conviver com Jesus e tornar-se um discípulo missionário. Este caminho se faz, através da participação na vida de Comunidade, pela Catequese, pela participação nas missas e cultos, pela participação nas pastorais, etc. É o caminho que nos vai conduzindo a mudar de atitudes,  a ir conformando a nossa vida com a vida de Jesus. Assim como os instrumentos  devem ser afinados com o diapasão do cristão.Não basta ler, não basta pregar, é preciso viver a Palavra e anunciá-la com a vida. Quanto mais uma pessoa se dedica, melhor ela executa o instrumento. Quanto  mais conhecemos e vivemos a Palavra, melhor é o nosso testemunho no mundo.


Cada encontro de formação é um encontro com Deus ...
A formação também é um caminho de IVC, pois nos coloca em sintonia com a Palavra de Deus e em sintonia com a caminhada da Igreja. A formação continuada, e a vivência da  Palavra, vão comunicando a nós o Espírito de Deus, abre nossos olhos e nosso coração. Cada encontro de formação é um encontro com Deus que nos fala ao coração, vai gestando em nós uma nova identidade, vai nos transformando em continuadores da missão de Jesus, na Igreja e no mundo.




CAMINHO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ - RESUMO dos Roteiros para os Grupos de Reflexão


Janeiro de 2018 : Caminho de Iniciação à Vida Cristã – Equipe do Mobon: Denilson Mariano SDN

IR AO ENCONTRO DO SENHOR
Cada uma das atitudes dos Magos nos diz muito, sobre o caminho de Iniciação à Vida Cristã. Sobre o caminho de seguimento a Jesus Cristo...

...Cada Evangelho, com um jeito próprio, quer nos ajudar a acolher melhor, o Senhor, em nossa vida e em nossa existência. O Evangelho de Mateus já inicia apontando a necessidade de buscar o Senhor, de estar em saída para o encontro  com o Senhor. O conhecimento da Palavra de Deus é o caminho necessário para uma verdadeira Iniciação à Vida Cristã, para um verdadeiro seguimento a Jesus.  Em Mateus 2, 1-12, vale destacar a atitude ativa dos Magos. Eles veem o sinal e se põem a caminho. Desinstalam-se. Saem à procura do Senhor. Buscam informações sobre o paradeiro do menino. E não descansam até encontrá-lo. Quando o encontram, oferecem a Ele o melhor de si mesmos. Por fim, descobrem um outro caminho de volta para proteger a vida do Menino. Cada uma das atitudes dos Magos nos diz muito, sobre o caminho de Iniciação à Vida Cristã. Sobre o caminho de seguimento a Jesus Cristo...



Com o Batismo, acontece um novo nascimento , o nascimento para a vida cristã, para o seguimento a Jesus Cristo.
... A exemplo dos magos, todos precisamos aprender a oferecer o que temos de melhor, no seguimento a Jesus Cristo. Com o Batismo, acontece um novo nascimento , o nascimento para a vida cristã, para o seguimento a Jesus Cristo. Mas todos sabemos que o nascimento de uma criança é cheio de preparativos. Há um longo período de gestação:  nove meses, o feto se desenvolve dentro do ventre da mãe. E, por fora, a mãe, o pai, a família, os vizinhos, todos vão tomando os cuidados necessários, tomando as providências para acolher aquele  que está iniciando a sua caminhada na vida. E ainda vai gastar um longo tempo, para que esta criança aprenda a andar, a falar, a comer com as próprias mãos, a se vestir, a se defender, a se decidir com a própria cabeça e com o próprio coração. Ou seja, ainda será um longo caminho até que ela seja ela mesma.

Infelizmente, na Igreja, muitos pensam que o mais importante é receber o Sacramento. Depois se afastam da Igreja, não frequentam mais a Comunidade.

                             

Infelizmente, na Igreja, muitos pensam que o mais importante é receber o Sacramento. Depois se afastam da Igreja, não frequentam mais a Comunidade. Imaginem, se logo depois do parto, nós abandonássemos a criança deixando-a sozinha. O Batismo é o nascimento para a vida cristã, mas a exemplo de uma criança que nasce, há ainda um longo caminho para se atingir o estatuto do ser cristão. Ou seja, há um longo caminho para que o Leigo e Leiga se tornem conscientes de sua missão, como filho ou filha de Deus, na Igreja e no mundo, assim como a criança se desenvolve no seio de uma família, cercada de cuidados e carinho, para o seu pleno desenvolvimento. A comunidade é o seio no qual se desenvolve o cristão. Sem perseverança na vida de Comunidade, não atingimos a maturidade da vida cristã. Não desenvolvemos o verdadeiro seguimento a Jesus Cristo.