10 de setembro de 2012

Catequese: lugar da Palavra viva!


"Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará." Jo 15, 16
“Bíblia na mão, pé na missão” (Dom Orlando Brandes).




Setembro é um mês de festa na comunidade catequética. Onde tudo gira em torno de Cristo Palavra. Não podem faltar as comemorações, reflexões, celebrações e um lugar de destaque para esse alimento tão importante para o cristão. A Catequese que não é fundamentada na Palavra é uma provável candidata ao esfacelamento. 

A Bíblia sempre esteve presente no caminho do povo de Deus. E que após o Concílio Vaticano II, que foi um linear paradigmático da Igreja, a Bíblia novamente ganhou sua importância, se fundamentou e cresceu no meio da comunidade, tanto para sua vida, como para a missão. 

No Brasil é bonito de ver os Grupos de Família, Grupos de Rua, Grupos de Reflexão, Círculos Bíblicos, Catequese e demais pastorais e movimentos com a Bíblia na mão. Percebemos um desejo de conhecimento e vivência dessa Palavra de liberta e cura. 

Desde 1971, a Igreja do Brasil (que somos nós), a CNBB, criou o mês da Bíblia. Com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia, também foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus. E em todo mês da bíblia é proposto um livro (ou parte dele) para ser refletido, rezado, estudado. O mês da Bíblia tem contribuído com o crescimento da Animação Bíblica em toda pastoral. 

Em 2012 será estudado o livro do Evangelho de Marcos, por ser o primeiro a ser escrito, no ano de 70 dC. Em continuidade dessa nova dinâmica, a Comissão Bíblica da CNBB definiu que, no Mês da Bíblia dos próximos quatro anos serão estudados os Evangelhos: Marcos (2012), Lucas (2013) e Mateus (2014), conforme a sequência do Ano Litúrgico, completando com o estudo de João em 2015. Será uma riqueza para nós. Claro que para aprofundar temos que buscar os subsídios de estudo, e aí montar nossos grupos e organizar nossos encontros. No caso, a Catequese, pode se organizar nos seus encontros catequéticos. 

Cada evangelho será lido e relido na perspectiva da formação e do seguimento, destacando o que é específico de cada evangelista, bem como da comunidade que está por trás de cada Evangelho. O Evangelho desse ano, o de Marcos, será estudado a partir do tema “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e do Lema “Coragem! Levanta-te, ele te chama!” (Mc 10,49). 

Desejo a todas as comunidades catequéticas um ótimo encontro com Cristo Palavra. Sejam audaciosos. Avancem com profundidade nas Escrituras. Transformem a letra em Palavra viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes (Hb 4,12). A Catequese pode também fazer o seu encontro junto com os Grupos Bíblicos de Família, será uma riqueza incomensurável. 

Seminarista Alex Sandro Serafim. Do blog Amando a catequese.


9 de setembro de 2012

Conscientizando...



Catequista consciente vota consciente!