12 de março de 2016

II Encontro de formação da área 3:Joanésia e Braúnas

O II Encontro da área 3 composta pelas paróquias de Braúnas e Joanésia aconteceu hoje, 13 de março.
A área se reuniu em Braúnas sob a assessoria do Padre Osmar.
Em Braúnas o encontro foi muito proveitoso, segundo Dona Geralda da comunidade rural de Santa Rita o encontro hoje foi mais fácil de entender as propostas, o primeiro encontro foi difícil e pesado porque pra ela era tudo novo, mas hoje ela disse que se sentia mais animada com a nova proposta.
Finalizamos o encontro às 15 horas com um pequeno trabalho de grupo. A primeira pergunta para ser respondida no trabalho foi a seguinte: Qual o sentimento que fica à partir deste encontro de hoje?
Os grupos responderam que o sentimento que fica é de renovação, compromisso, doação, responsabilidade e parceria. Sentimento de satisfação em adquirir mais conhecimento e ao mesmo tempo a necessidade de buscar mais aprofundamentos.
grupo relatou que sentirá mais segurança no trabalho principalmente em saber que a Igreja o confia essa tarefa de catequizar.
A esperança é de melhorias em todos os seguimentos pastorais da nossa Igreja.

Agradecemos ao Padre Osmar pela formação, ao Padre Amarildo pela acolhida sempre alegre e carinhosa e a todos da paróquia de Braúnas que acolheram os catequistas de Joanésia de forma amiga, animada e alegre por estarmos juntos neste caminho da catequese. 














II Encontro de formação da área 1: Água Boa, Santa Maria do Suaçuí e São Sebastião do Maranhão

O II Encontro da área 1 composta pelas paróquias de Água Boa, Santa Maria do Suaçuí e São Sebastião do Maranhão aconteceu hoje, 13 de março.
A área se reuniu em Santa Maria do Suaçui sob a assessoria de André Lomba. Segundo Neide Fernandes da equipe de coordenação paroquial de Santa Maria, o encontro começou com um café da manhã e depois com a acolhida do padre Dilton.
O momento de oração foi do “Pai Misericordioso” e a dinâmica da água perfumada. Padre Dilton deu a bênção e André iniciou o trabalho que foi muito envolvente contando com a participação dos catequistas e enriquecido com as falas do pároco. Ao final teve os avisos do próximo encontro, do jubileu dos catequistas, das camisas e os avisos que o padre precisou fazer.
Na sua conclusão ela define como forte e sábio o encontro de hoje, a continuidade de uma caminhada longa e esperançosa de uma catequese acolhedora e totalmente renovada.
A participação no trabalho de grupo e suas exposições mostram a autenticidade no início da compreensão da catequese sob inspiração catecumenal. 






















II Encontro de formação de catequistas na Área 7: Sabinópolis, Materlândia e Rio Vermelho

Aconteceu, no sábado 12, o II Encontro de formação dos catequistas de Sabinópolis, Rio Vermelho e Materlândia. Um grupo muito bom! O encontro dessa vez, aconteceu em Sabinópolis e Pe Eduardo Dornelas foi o assessor. Pe Eduardo conduziu os trabalhos muito bem. Pe. Salomão também esteve presente e contribuiu bastante, com orientações e dicas.
Após acolhida, café e oração, Pe Eduardo fez uma revisão do primeiro encontro que aconteceu em fevereiro, no Rio Vermelho e em continuidade ele terminou a apostila do Pe. Vanildo e começou a segunda apostila,  "O catecumenato e seus ritos segundo o "Ritual da Iniciação Cristã de adultos de Pe Domingos Ormonde. Ele dividiu a turma em grupos. Após a apresentação dos grupos, encerrou-se com o almoço! brigada ao Pe Eduardo Dornelas e ao Pe Salomão! Parabéns coordenadores pela participação e organização e parabéns aos catequistas das três paróquias, pela participação.





































O