15 de março de 2014

Coordenadores do Grupo Musical Relógio Biológico, realizam encontro com os pais das crianças e adolescentes

Emileny e Marcelo, coordenadores do Grupo Musical Relógio Biológico, da Paróquia N. Sra Aparecida (do Pito-em Guanhães) realizam encontro com os pais das crianças e adolescentes dos componentes do Grupo musical Relógio Biológico.
Pauta:
1               1) Canto de acolhida: Família...Que bom que você veio...
2)      ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
Oremos:
Deus, que instruístes o coração dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos  retamente  todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso.
Amém.

3)    Oração
Nós te bendizemos, Senhor Jesus, porque nos chamaste e nos reuniste aqui, para crescer e amadurecer na Fé.
Nós te damos graças pelo trabalho voluntário de ......, que se coloca a teu serviço orientando-nos no caminho que leva ao encontro com Deus.
Nós te pedimos que abra nosso coração, nossa mente, nossos olhos e nossos ouvidos, para que possamos fazer uma verdadeira experiência do amor e da bondade de Deus, nosso Pai.
E que, ao final deste nosso encontro, possamos voltar para nossa casa confiantes e determinados a cumprirmos ainda mais, como fizeram todos os apóstolos, buscando sempre ser testemunhas da Boa Nova, anunciadores do teu Evangelho. Amém.

4)    Cada um de nós, pais e catequistas, lideranças... temos uma importante tarefa a cumprir para ajudar  as crianças e adolescentes na missão da Igreja.
5)      Motivação:
Vamos então raciocinar um pouco e depois responder:
• Antes de plantar, o que se faz no terreno?
Prepara-se a terra, para que a semente brote e dê bons frutos, boa colheita.
• No caso desse trabalho, com a turminha do  Grupo musical, qual é o “terreno” que vamos preparar? 

6) É preciso, portanto, que os pais estejam instruídos para auxiliar seus filhos a ouvirem, refletirem e entenderem o que ensina o Evangelho, fazendo o que Jesus deseja.
Desta forma, pais, amigos e membros da comunidade, todos poderão ajudar os pré-adolescentes, para que possam viver com alegria sua verdadeira vida de cristãos.
7)Espiritualidade
Leitura sugerida: Mt 13,1-9 - Parábola do Semeador
8) Refletindo:
Qual o papel da família na preparação deste "terreno"?
A Palavra de Deus que acabamos de ouvir fala dos diferentes tipos de terreno que uma semente pode cair.
O terreno é nossa vida, nosso coração.
Para acolher a semente, o terreno precisa ser bem preparado.
 As famílias têm que ser o "terreno fértil" para influenciar seus filhos e facilitar a colheita.
Nós , coordenadores do Grupo e vocês, pais,  devemos ajudar nossos pré- adolescentes  para que possam viver com alegria sua vida de cristãos.

9)  E qual seria, de fato, a tarefa dos pais?
• Participar da Missa com os filhos;
• Ensinar orações aos filhos
(Pai-Nosso, Ave-Maria, Santo Anjo e outras orações são obrigações dos pais);
• Lembrá-los da hora marcada para os encontros,para os ensaios, não permitindo que se atrasem;
• Dar bons exemplos, ajudando os filhos a viverem como cristãos;
• Participar das reuniões;
• Auxiliar e apoiar os coordenadores;
• Não criticar, nem destruir os trabalhos da comunidade;
• Ter paciência com os filhos;
• Conversar com os filhos, especialmente quando chegarem das participações na missa, procurando saber o que eles aprenderam no encontro;
• Fazer juntos a leitura da bíblia.
10) Dinâmica do pirulito.
11) Canto Eu preciso de você...
12) Agradecimento a todos pela presença
















.                                                          Eliana Alvarenga (da Equipe de Comunicação de catequese)

Homenagem do CATECOM a Eliana Alvarenga

Eliana,
Nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, quereremos lhe dizer que temos muito orgulho em compartilhar da sua amizade.
Hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens.
Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Queremos também te agradecer, por tudo o que tem feito para que a nossa caminhada catequética produza frutos de amor e alegria no encontro com Jesus .

Parabéns! Feliz Aniversário!


11 de março de 2014

Encontro de formação de catequistas em Santa Maria do Suaçuí

Encontro de formação em Santa Maria do Suaçuí

Foi realizado no dia 24 de fevereiro o 1° Encontro de Formação Catequética com os catequistas da Sede e no dia 8 de março com os catequistas das comunidades rurais de Santa Maria do Suaçuí para repassar toda a formação que recebemos no Encontro Diocesano de Catequese em Guanhães. Iniciamos com oração e acolhida com canto. Fizemos dinâmica para entrosamento e reflexão. Depois a leitura do evangelho e meditação sobre o mesmo. Levamos todas as informações da Catequese Renovada, passamos material para os primeiros encontros da Quaresma e da Campanha da Fraternidade trabalhando bem o tema. O ambiente foi bem preparado para a acolhida dos catequistas incentivando-os a prepararem também o ambiente dos seus encontros com os catequizandos. Foi muito enriquecedor para todos e muito mais animador para nós coordenadores que vimos e sentimos o entusiasmo e segurança dos catequistas para realizar os seus encontros com as crianças e adolescentes. Um novo momento se faz com a formação dessa nova catequese. Estamos juntos nesta caminhada para Cristo e com Cristo.


Neide Fernandes

Que bom ver o momento de oração que vivemos no encontro diocesano sendo reproduzindo aí com os catequistas. Tudo organizado, com zelo, carinho e amor. Maravilha! Parabéns!

Roberto Magno 
























10 de março de 2014

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (de Guanhães) em foco!

      No sábado,dia 07, as crianças da catequese , pela manhã, estiveram presentes para o encontrão, no pátio da Igreja matriz, para serem recebidas pelas catequistas e pelo administrador paroquial Pe. José Aparecido de Pinho. Depois foram informadas sobre a Celebração de Envio delas , durante a missa de sábado que vem e o horário dos encontros de catequese.


  Encontrão no pátio:

















 À tarde, as crianças e adolescentes do Grupo Musical Relógio Biológico, sob a responsabilidade de Emileny, Alessandro , Marcelo e apoio de alguns pais e colaboradores, foram à Paróquia Santa Maria Eterna, na cidade de Santa Maria do Suaçuí, para visitarem o ex-administrador paroquial, Pe. Derci, transferido para essa comunidade paroquial, e também participarem da Celebração Eucarística das 17h, inaugurando nessa comunidade paroquial ,um novo horário de Missa, que também será com a participação das crianças de lá. A turma do Relógio Biológico cantou, tocou, leu e animou ...Até a Lilica e o  Bolotinha se fizeram presentes... A Igreja ficou ainda mais bonita, com a quantidade de crianças, adolescentes e adultos que estavam presentes. Ao final, padre Derci agradeceu aos pais, responsáveis, e aos componentes do Grupo Musical e convocou a criançada de Santa Maria, para também fazerem o mesmo trabalho que é realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

                      





















                                             Pe. José Aparecido abençoando a todos.
 Na casa paroquial de santa Santa Maria









                                                         na Igreja














































































































   No domingo, dia 08, durante a missa com as crianças, no horário das 9 h, mesmo cansadas, por chegarem tarde no sábado a noite, de Santa Maria, a turminha do Relógio Biológico, animou como sempre, a celebração Eucarística.Ao final da celebração, pe. José Aparecido, realizou a oração do Envio dos catequistas, para os trabalhos.
                                   Deus seja louvado, sempre!