2 de maio de 2013

Pastoral Catequética da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo


Aconteceu no dia 07 de abril o encontro de formação para catequistas da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Compareceram poucos catequistas devido à chuva, impossibilitando  alguns das comunidades rurais de participarem




.
Na pauta do dia estudamos o Porta Fidei nº 10 e o tema: O catequista e o ano da fé. Foi muito produtivo, e chegamos a conclusão de que devemos agir mais para vivermos intensamente nossa fé. Assumimos os gestos concretos de cada catequista, a adquirir o catecismo da igreja católica e programarmos o nosso retiro espiritual.
Ficou para definirmos em maio o local e a data do retiro. Encerramos o encontro participando do terço da divina misericórdia na igreja matriz por ser o dia da misericórdia e também estarmos comemorando em nossa paróquia a festa da misericórdia. Agradecemos ao coração misericordioso de Jesus por nos ter dado a graça da perseverança e de podermos transmitir sempre o seu amor aos nossos catequizandos. Louvado seja DEUS.
Equipe de coordenação.

Somos profetas no mundo das comunicações PRINCÍPIO BÁSICO: O discípulo de Cristo é aquele que primeiro escuta e depois faz e fala




A escuta, o testemunho e a palavra são as três pilastras do edifício espiritual, imprescindíveis na Catequese, na comunicação da Boa Nova.
A comunicação é um assunto antigo e novo. Tão antigo quanto a palavra, característica do ser humano, tão novo quanto os meios que nos surpreendem por sua incrível abrangência e rapidez.
Nosso mundo vive um sistema que desencadeou uma série de forças, sem saber ainda como domesticá-las. Hoje estamos presente em todos os acontecimentos do mundo sem sair de casa, a televisão e a internet nos prestam o favor de colocar tudo dentro de nossas casas sem o mínimo esforço. Quem não esteve recentemente em Roma na renúncia de Bento XVI e na eleição do papa Francisco? Eu estive lá, rezei, senti aquele frio, aquela chuva fina gelada e vibrei , emocionei quando vi aquela fumaça branca saindo daquela chaminé e em seguida apresentaram para mim e milhares de católicos ao meu redor o novo papa, Francisco é o nome dele. Vivi tudo isso na minha casa no computador e na televisão.
Em um mundo em que as notícias são praticamente instantâneas, chegam como enxurrada e envelhecem em 15 minutos. Como fazer para que nossos irmãos prestem atenção às mensagens impactantes e aos ensinamentos maravilhosos que desejamos ardentemente transmitir, segundo a ordem de Jesus: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 110,15)?
O profeta é aquele que anuncia e denuncia. Aquele que anuncia sente-se impuro como Isaías (Is 10,5) e incapaz como Jeremias (Jer 1,10) e deseja que o Senhor purifique seus lábios com brasas ardentes (Is 10,7) e coloque suas palavras em sua boca (Jer 1,9). A Graça de Deus age o tempo todo, no que semeia e no que acolhe.
Também é necessário ter a coragem de dizer NÃO à mentalidade do mundo. “Seja o seu sim, sim, seja o seu não, não” (Mt 5,37). É necessário desenvolver um sadio juízo crítico para discernir o joio do trigo nas informações que nos vêm pelos jornais, rádios, TV, internet, etc.
É preciso Superar o medo de não sermos aceitos se não seguirmos o estilo do mundo.
Como alertar para a Grande Novidade do Evangelho? Mais do que estudar é preciso pensar. Aprender a pensar é o princípio da moral. Aprender a pensar, discernir, prestar atenção e orar são requisitos permanentes para o progresso espiritual necessário aos discípulos de Cristo.
Destaco outro ponto importante para nós, catequistas: não esvaziemos o Mistério, o sagrado, o transcendente. Não banalizemos a Boa Nova. O Mistério não é uma muralha aonde nossa inteligência vai se esfacelar, mas um oceano em que ela vai mergulhar como uma gota d’água. Há algo que cause mais espanto, ternura e reverência do que o Mistério do Verbo Encarnado?
O catequista é aquele que prepara os corações e aponta para o Messias esperado, há tanto tempo desejado – Jesus, que é o centro de nossa catequese.
Conclusão: O catequista de hoje deve utilizar todos os recursos e meios de comunicação que estão a seu dispor. Nosso D.N.A. batismal exige que todo cristão seja também apóstolo.
Os meios de comunicação, os mais modernos e eficientes, podem e devem ser utilizados. Eles são de grande eficácia sempre que a tecnologia é colocada a serviço do Espírito Santo.
Só uma chama acende outra chama!

Madre Maria Helena Cavalcanti
Adaptado por: Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia

1 de maio de 2013

O Valor do Sacerdócio



        Se pelo caminho encontrar um anjo e um sacerdote, cumprimente primeiro o sacerdote. O anjo é apenas um servo de Deus; o sacerdote representa o próprio Deus.
        Quando se pensa... que Nosso Senhor Jesus Cristo, na última ceia, realizou um milagre maior que a criação do Universo, com todos os seus esplendores, ao transformar o pão e o vinho em seu Corpo e Sangue para alimentar o pecador e que este prodígio, diante do qual se ajoelham os anjos e os homens, e o sacerdote é capaz de repeti-lo todos os dias;
        Quando se pensa... no outro milagre que somente o sacerdote é capaz de realizar: perdoar pecados pois o que ele liga no fundo de seu humilde confessionário; Deus obrigado por sua própria palavra o liga no céu e o que ele desliga no mesmo instante o desliga Deus;
        Quando se pensa... que o mundo morreria da pior fome se chegasse a lhe faltar esse pouquinho de pão e esse pouquinho de vinho;
        Quando se pensa... que isso pode acontecer porque estão faltando vocações sacerdotais; e que quando isso acontecer se estremecerão os céus e se romperá a terra como se a mão de Deus tivesse deixado de sustentá-la; e as pessoas gritarão de fome e angústia e pedirão este pão e não haverá quem o dê; e lhes pedirão a absolvição de suas culpas e não haverá quem as absolva; e assim morrerão com os olhos abertos no maior dos espantos...
        Quando se pensa... que um sacerdote é mais necessário que um presidente, mais que um militar, mais que um banqueiro, mais do que um médico e mais que um professor, porque ele pode substituir a todos e ninguém pode substituí-lo...
        Quando se pensa... que um sacerdote, quando celebra no altar tem mais dignidade que um Rei; que ele não é apenas um símbolo, nem sequer um embaixador de Cristo, mas é o próprio Cristo quem está ali, repetindo o maior milagre de Deus...
        Quando se pensa nisso tudo, compreende-se, o quanto se deve amar os sacerdotes, respeitá-los, fomentar as vocações, custear os estudos dos seminaristas e manter os seminaristas e noviciados...
        Porque este homem, o sacerdote, durante a hora em que celebra diariamente, é muito mais importante que todas as celebridades da terra juntas e que todos os santos do céu, pois é Cristo mesmo, sacrificando seu corpo e seu sangue, para alimentar o mundo, as almas!

    Queridos neo-sacerdotes, nós os amamos!
Rezaremos sempre por vocês!
Sabemos que a nossa oração fará dos padres João Gomes, Amarildo, Mário, Jânio e Wanderley os santos que a igreja precisa!

Enviado por Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia-MG

Parabéns! Parabéns! Parabéns!


29 de abril de 2013

Vídeos do Encontro de Liturgia e Canto Pastoral - com Irmã Míria T. Kolling

Confira abaixo os vídeos do Encontro de Liturgia e Canto Pastoral - com Irmã Míria T. Kolling:
























28 de abril de 2013

Depoimentos sobre o Encontro de Liturgia com Ir.Miria T. Kolling



O que dizer?
Chegamos à sede de nossa Diocese de Guanhães, confiantes, alegres, esperançosos, tendo a certeza de que muito levaríamos para nossas comunidades. E estamos levando! Que momentos maravilhosos vivemos ao lado de nossos companheiros de busca e da nossa encantadora Irmã Míria, pessoa ungida, uma verdadeira servidora da Palavra de Deus, na missão da Igreja. Sentiremos saudades... Mas, como somos Igreja em marcha, Igreja peregrina, continuaremos nossa caminhada rumo à Terra prometida, nos comprometendo sempre mais para que a nossa Liturgia se aproxime cada vez mais da Liturgia do Céu. Que Jesus, a nossa grande fonte de inspiração nos dê sensibilidade necessária e muita humildade, para procurarmos mudar o que deve ser mudado.
                                            Dirlene do Porto Ribeiro Teixeira
                                    Coordenadora da catequese  - Dom Joaquim.

Nos dias  26,27 e 28 de abril, realizou-se um encontro de Liturgia e Canto Pastoral na Diocese de Guanhães, sob a coordenação  de Irmã Míria.  Foi ótimo! Bem participativo, divertido e entusiasmante. Ela nos contagiou com sua disposição e alegria, mostrando-nos que a cada momento há algo novo a se aprender e, o mais importante , nos ensinou que o Canto nos transmite grandes mensagens de Deus.
Mais uma vez percebemos que a união faz a força, quando nos unimos naquele bonito coral, onde as diferentes vozes se completam em louvor a um só Deus. Curtimos muito rever os nossos irmãos de fé em prol do crescimento cristão.
Agradecemos todos que se empenharam para o acontecimento deste encontro, e que nosso aprendizado nos leve sempre a sermos discípulos e servidores da Palavra de Deus, na missão da Igreja. Amém!

                                                                           Tatiane e Jussara
                                              Comunidade do Taquaral/ Paróquia Nossa Sra. Aparecida/Guanhães.

Alguns fieis da Diocese de Guanhães foram privilegiados com um encontro de Liturgia e Canto Pastoral presidido pela Irmã Míria,que irá servir como base preparatória para o Ano da fé e Jornada da juventude. Nós ficamos muito felizes com a grandeza desse encontro, pois ele nos proporcionará um crescimento na liturgia da Igreja.
                                                                        Geralda / Sabinópolis.

Encontro de Liturgia e Canto Pastoral. Momentos de louvação a Deus. Conhecer e experimentar um pouco do belo trabalho de Irmã Míria traz para nossa Diocese ainda mais ânimo e alegria no serviço da Igreja. Servir por amor e para o Amor, foi a mensagem deixada pela Irmã. Obrigada Senhor, pela oportunidade.

                                                                Vilma Mello
                                               Paróquia São Miguel- Guanhães.

"Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena." E como vale...
Esse final de semana foi de valer a pena: largar família, tv, novelas, para o grande encontro de Liturgia e   Canto Pastoral.
Obrigada Senhor por ter colocado irmã Míria em nosso caminho, nos ensinando o quão vale a pena servir ao irmão e  servir a nossa igreja.
                                              Jussara Coelho Ventura
                                Paróquia São Miguel- Guanhães.

      "Sempre é preciso dizer-lhe: Obrigado Senhor."
      Hoje estou dando graças a Deus por ter tido a oportunidade de participar deste Encontro tão maravilhoso proporcionado pela nossa Diocese de Guanhães, com a presença de uma pessoa tão maravilhosa e que já a admirava pelos CD's usados em nossa liturgia.
      Como foi gratificante conhecer de perto a famosa e sensível Irmã Míria!
      Obrigada, Deus por mais um desejo que o Senhor realizou em minha vida!

                                                 Aparecida Fernandes Abi-acl
                                                      (Dona Cica) Senhora do Porto.


!