13 de abril de 2013

Recadinho para coordenadoras de Braúnas!




        Carmem Lucia Andrade deixou um  comentário sobre a sua postagem "Catequese em Braúnas!": 

"Parabéns as coordenadoras da catequese Cirley , Tatiane e Liquinha pela dedicação da catequese de Braúnas!"


                                Que bacana! Parabéns a você também, Carmem Lucia Andrade, pelo seu comentário em reconhecimento ao trabalho das nossas três coordenadoras!
                                             

A catequese em Joanésia!


Juliana Valadares postou na linha do tempo de Catecom:
"Aconteceu na paróquia São Sebastião, em Joanésia , no dia 13 de abril de 2013 mais um encontro de catequistas, onde estiveram presentes as catequistas das comunidades rurais e urbanas. Nossa proposta como catequistas é estar levando o catecumenato e a palavra de Deus sempre adiante, pois nos serve de inspiração, para continuarmos lutando juntos e buscar aqueles que estão se afastando de Deus e da igreja.
A catequese tende a se tornar mais benéfica e proveitosa, com a participação do catequista juntamente com o catequizando, mas para isso temos que buscar sempre ser alegres na fé e unidos ao testemunho, pois levaremos o exemplo e a palavra tanto quanto na igreja como na vida social. Nós catequistas estaremos sempre dispostos e de braços abertos para acolher nossos catequiz
andos na fé viva que permanece em nós, e até quando tivermos forças e vida estaremos de pé no ''Reino de Deus'' ..."



                                   Parabéns a  vocês!
                                                                 Eliana Alvarenga



A catequese em Água Boa!

Estivemos presentes no encontro de formação de catequistas na paróquia de Água Boa. O encontro iniciou-se com  leitura e reflexão bíblica, por Olita, de lá da Paróquia, que foi convidada pelas coordenadoras paroquiais, para esse momento.
A Edelveis concluiu dizendo que ao lermos um texto bíblico, não devemos ficar  preocupados com detalhes de como tal fato aconteceu, mas sim com o que a mensagem diz para nós hoje.
Estiverem presentes catequistas das comunidades: Água Preta, Sto. Antônio, Pegos, Ribeirão Vermelho, Lajedo, Água Fria, Sagrado Coração de Jesus, Caetana, Família de Nazaré e da comunidade matriz. Faltaram muitas comunidades, provavelmente por causa da chuva.
Infelizmente não foi possível a realização de um estudo mais sistematizado sobre o assunto proposto, uma vez que imaginávamos que o grupo já estivesse caminhando dentro da proposta da Diocese: formação com inspiração catecumenal para catequistas e coordenadores. Esse trabalho de formação ainda não está acontecendo.
Acredito que o grupo ( que por sinal demonstrou muita boa vontade para exercer a missão) foi provocado a valorizar e a participar com bastante compromisso dos encontros de formação para  entender bem o que é catecumenato, passando primeiramente,  pelo processo. A Edelveis falou um pouco sobre o que é o catecumenato, apresentou o material adotado em nossa diocese e reestruturou a equipe de coordenação.
 Acreditamos que o trabalho da catequese continuará sendo realizado e cada vez melhor, porque as catequistas e coordenadoras que encontramos lá, são pessoas que realmente  amam o que fazem.

                                                                   Deus seja louvado hoje e sempre!
                                                Eliana Maria de Alvarenga


























Equipe de coordenação reestruturada:



                                               Liana de Jesus Silva dos Santos-
                                                   Comunidade Água Fria
                                                          Celular : 99248816

                                             Maria de Fátima Macedo Caldeira-Comunidade Matriz
                                                        Celular: 88299254
                                             Mariza Alves de Macedo- Comunidade Matriz
                                                          Celular:  88061664


Marta Aparecida Gomes da Silva
Comunidade sagrado Coração de Jesus
Celular: 99180881
Leidiane Cordeiro dos Santos- Comunidade Caetana
celular:91638473

Maria Auxiliadora Alves Pereira- Comunidade Matriz
Celular: 88448441.



8 de abril de 2013

A Catequese em Paulistas!


Cristo Ressuscitou! Aleluia!
Aconteceu na paróquia São José, em Paulistas, no dia 31 de Março de 2013, um mutirão Catequético: “Catequese em ação”, onde estiveram presentes os catequistas das comunidades rurais e da cidade, juntamente com as crianças da sede. O mutirão teve início às 8:00h com a Santa Missa presidida pelo pároco Frei Geraldo; logo após a missa, crianças e catequistas se dirigiram ao salão da igreja para um café partilhado (alimentos trazidos pelas crianças e catequistas). Antes do café o Frei fez uma bonita oração de agradecimento com os catequistas e crianças baseada em situações reais, próprias do mundo de cada um.  Em seguida, seguimos em direção ao salão paroquial, onde continuamos os nossos trabalhos: Acolhida alegre com cantos animados, mensagens de boas-vindas, exercícios de respiração com o salmo do dia para entramos em clima de oração. Logo após a oração meditamos sobre a Campanha da Fraternidade, através da leitura das imagens do cartaz feitas pelas próprias crianças com a ajuda da catequista. Falamos também sobre a Páscoa: Cristo vive Aleluia!- Celebração central do Ano Litúrgico, para a qual nos preparamos durante a Quaresma, celebração também, na qual se baseia a nossa fé católica. A morte já não tem a última palavra. A vida venceu e a escuridão do pecado foi iluminada pela luz de Cristo. Aí está a razão da nossa fé e a certeza de nossa ressurreição. Logo depois foi feita a dinâmica: “Siga o Mestre”, em seguida partimos para o trabalho em grupo. Os grupos foram divididos por faixa etária, tínhamos noção do número de crianças que iriam participar deste encontro, pois as mesmas fizeram uma inscrição um domingo antes, portanto foi possível organizar melhor a divisão de grupos através de papéis de cores diferentes de acordo com a idade e com catequistas responsáveis por cada grupo. Nos grupos as crianças puderam ouvir histórias contadas pelas catequistas, cantar e estudar mais sobre a Campanha da Fraternidade. Terminado o trabalho em grupo, retornamos ao salão para um momento musical preparado pelas catequistas da Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Em seguida tivemos uma pequena encenação da historinha: “Chico Bento e seu primo Zé Lelé” (CF 2013 Enc. Cateq. Para crianças e adolescentes) com reflexão no final. Foram divididos novamente grupos por faixa etária para dinâmicas e brincadeiras. Cada grupo com catequistas responsáveis. Encerramos o encontro agradecendo a Deus por ter nos proporcionado este dia maravilhoso para realização deste mutirão. Cada criança e catequista falou uma palavra ou frase que ouviram durante todo o encontro e concluímos com o Amém.
Que o Cristo ressuscitado ressuscite em nós catequistas a alegria de servir sempre mais, não deixando o medo nos paralisar; Aconteça o que acontecer, “Ele está no meio de nós”. Catequista-  missão sublime que foi confiado a nós por Cristo Jesus.
Paulistas, 31 de Março/ 2013






Parabéns coordenadores, catequistas, Frei Geraldo, crianças e pais!
Deus seja louvado hoje e sempre!