21 de setembro de 2013

2º dia da Novena do Padroeiro da Paróquia São Miguel- A Igreja, Povo de Deus caminhando na História, tem a missão de ser luz, sal e fermento na sociedade a exemplo de Jesus, que ao ser batizado, descobre-se filho muito amado e por isso compreende qual é sua missão.

Celebração Eucarística presidida por Padre Wanderlei Rodrigues da paróquia Nossa Senhora da Pena – Rio Vermelho , às 19 horas na Catedral.
 Tema central da Novena: Festejando São Miguel – Reedificando a nossa fé. 

Segundo  DiaA missão de Jesus Cristo e a nossa.

Reflexão do dia:
Quem é  Jesus Cristo?
       Jesus foi um homem como os outros: feito de carne e osso, sentimentos e ideias. Foi bebê, criança, adolescente, jovem... Como nós! Nasceu em Nazaré, terra linda nas montanhas, com muitas ervas  floridas...  As  famílias viviam em clãs , as casas eram de um cômodo escuro,  Ele sabia onde por o candeeiro, via a mãe por fermento na massa e crescer. Foi camponês e esperava patrão chamar, via patrão não perdoar dívida e acumular a seara, plantava, colhia, via o joio crescer, o trigo, as espigas de milho; via como os pastores cuidavam das ovelhas; plantava mostarda...
Nazaré ficava a poucos quilômetros de Séforis e Tiberíades, onde moravam ricos e pobres. Ele sofria junto a seu povo com a violência dos chefes políticos e religiosos. Jesus seguia a religião judaica e ele presenciou a peregrinação ao templo, oferendas, corrupção no templo, câmbio... Sabia apenas o aramaico e talvez entendesse um pouquinho do hebraico. Mas N’Ele habitava um incômodo interior e,  ao  ouvir falar de João Batista ele  vai até ele e é batizado. Ele descobre-se amado pelo Pai. “Este é o meu filho muito amado...”  Assim, ele deixa o movimento de João e volta a Cafarnaum e anuncia o Reino, virando a lógica do mundo de pernas para o ar, apontando injustiças, entrando na luta contra a opressão . Chamou companheiros, criou comunidade. Tinha opção pelos pobres e excluídos...

 Agora pensemos: E nós? Somos batizados. Anunciamos o Reino? Agimos como Jesus ao descobrir-se amado pelo pai? Temos consciência da nossa missão de cristãos batizados?

Oração final:
São Miguel Arcanjo ajude-me a cumprir bem a minha missão de batizado(a), a exemplo de Jesus . Amém, assim seja!























                                                           AMANHÃ:
3º Dia da Novena Dia 22 - domingo: Bíblia: Fonte de espiritualidade


20 de setembro de 2013

Primeiro Dia da Novena do Padroeiro na paróquia São Miguel. Quem como Deus? Que a Novena do padroeiro São Miguel nos ajude a “sair de nós mesmos” e criar laços, construir fraternidade, fortalecer a comunhão




Celebração Eucarística presidida por Padre Amarildo da paróquia de Nossa Senhora do Porto
 às 19 horas na Catedral.

Tema central da Novena: Festejando São Miguel – Reedificando a nossa fé.
Primeiro Dia: Quem como Deus?

O  Deus que devemos buscar em nossa vida deverá ser um Deus que humaniza o homem,que está do lado do homem, e não contra o homem  e a sua felicidade, como muitas vezes nos apresentaram.

Reflexão do dia:
Quem como Deus?  Mas, quem é Deus  para mim? Um  milagreiro? 
Mágico?     Aquele que me salva dos acidentes e dos problemas?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       O Deus “todo-poderoso” é o contrário do Deus Amor. Deus é Amor e só amor. Deus é vida compartilhada, diálogo, entrega mútua, abraço, comunhão de pessoas. E  aqui está a grandeza do ser humano, criado à imagem e semelhança do Deus:  amar a quem não lhe pode corresponder, saber doar sem esperar recompensa, ser capaz de compadecer-se dos mais pobres e excluídos,  entregar sua vida para construir um mundo mais amável e digno de Deus.  Amar com o amor de Deus é olhar o outro com olhos tão limpos, bondosos, desinteressados, tão profundos...  
   Mas, nem sempre correspondemos a esse amor e ao propósito pelo qual fomos criados; caímos na incapacidade de dar e receber amor, de compartilhar,de dialogar.Só escutamos  a nós mesmos, resistimos em relacionar-nos com os outros,  só buscamos nosso próprio interesse, desejamos  a competição e o triunfo, desejamos o poder só para nós, e até o “poder” de Deus , só para nós! Quantas vezes ouvimos “Deus me livrou daquele acidente...”
No entanto,   Deus é perdão! Ele nos dá a oportunidade da conversão!         









AMANHÃ
2º dia da Novena Dia 21 -sábado:  A Missão de Jesus Cristo e a nossa.
 A Igreja, Povo de Deus caminhando na História, tem a missão de ser luz, sal e fermento na sociedade a exemplo de Jesus, que ao ser batizado, descobre-se filho muito amado e por isso compreende qual é sua missão.
Celebrante: Padre Wanderlei Rodrigues, da paróquia Nossa Senhora da Pena – Rio Vermelho





DORES DE GUANHÃES CELEBROU COM JÚBILO A FESTA DE SUA PADROEIRA

  


Dores de Guanhães mais uma vez se revestiu de azul e branco para as solenidades de sua Padroeira: “NOSSA SENHORA DAS DORES”.
Com muito brilhantismo, dedicação, amor e fé e num clima de união, desprendimento e criatividade, a comunidade se reuniu e demonstrou mais uma vez o seu grande amor a “MARIA”, Virgem Mãe das Dores. Como “ELA”, a Mãe, deve estar agradecida com os filhos que tem em nossa pequenina Dores de Guanhães, “A MENINA DOS NOSSOS OLHOS”.
Com o tema central “COM MARIA VIVEMOS O ANO DA FÉ”, iniciamos a novena dia 06/09/13 com a presença do nosso bispo D. Jeremias. A animação das comunidades de Macaquinho, Sucavão, Lagoa,  abrilhantaram a celebração, concelebrada com  Padre Osmar, já bastante amado e querido por todos nós dorenses.
 O movimento das barraquinhas de Nossa Senhora  e  os leilões, alegraram a praça da cidade durante toda a novena.
Com alegria, sabedoria e entusiasmo, marcaram presença e celebraram conosco: Padre Derci, Padre Adão, Padre João Evangelista, Padre Marinho, Padre Jânio, Padre José Martins e Padre Amarildo. As reflexões dos temas abordados inseridos nos Evangelhos dos dias foram partilhados com muita luz do Espírito Santo de Deus.~
Foram refletidos os seguintes temas:
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE DIRECIONA A NOVIDADE TRAZIDA POR JESUS”.”
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE LIBERTA E CONDUZ A VIDA”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE DESPERTA A AUTENTICIDADE NO SEGUIMENTO”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE DESCORTINA A PRÁTICA LEGALISTA”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ NA ORAÇÃO COTIDIANA”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ PAUTADA NAS BEM AVENTURANÇAS”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ ARRAIGADA NA PRÁTICA MISERICORDIOSA DO PAI”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE DISSIPA A CEGUEIRA”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE A PONTA PARA A CRUZ COMO INSTRUMENTO DE SALVAÇÃO”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE RESTABELECE A DIGNIDADE HUMANA”.
O entusiasmo e a fé fervorosa das comunidades de Areias, Belo Monte, Bocaina, Caraça, Babilônia, Córrego dos Ferros, Pião, Ressaca, Cabeceira da Vila, Vila Esperança e Sede também deram o colorido que faltava para completar e coroar o grande dia da festa.                                                                                                                                  
A cada dia, a casa da Mãe ganhava um toque diferente, especial, como também a presença marcante de dorenses ausentes e pessoas que vieram de todos os cantos, de todos os lugares, trazendo nos rostos e olhares o brilho, a alegria e a vontade de celebrar com grande fervor, as glórias de nossa Mãe, “MARIA”.
 As reflexões de cada fizeram com que a fé fosse restabelecida e fortalecida por cada participante, envolvendo crianças, jovens, adultos, deficientes, a melhor idade e....
a cada dia, aumentava mais e mais a expectativa para o tríduo em louvor ao aniversário da Mãe, 15 de setembro.
A cidade ganhava um novo visual com as faixas alusivas ao evento. A praça se alegrava com os baners e barraqueiros com suas novidades.
Celebrações animadíssimas e a casa da Mãe, já sem espaço para acolher tantos fiéis que chegavam para saudá-la.
A casa paroquial também ganhou um novo visual. Padre Derci disse: Parece até que é uma casa nova!
O sábado chegou e com ele, a procissão da bandeira de Nossa Sra. A celebração da Eucaristia, levantamento da bandeira, queima de fogos de artifício e banda de música.
Como o povo se divertiu na praça da cidade!
Tudo isto, coroado com o sorriso aberto no rosto de cada filho, de cada filha, emocionando a todos, inclusive o nosso Padre, causando choro; mas choro de alegria, emoção, pois o toque de Maria e o amor do nosso Deus foi marcante.
 No domingo,o grande e esperado dia 15 para celebrar o aniversário de nossa Mãe e Rainha. Alvorada, batizados, leilão de Bezerros, corrida rústica, culminando com a celebração da Santa Missa, Procissão da Imagem conduzida num lindo carro alegórico, decorado com a criatividade e amor dos filhos apaixonados pela Mãe.
Encerrando as festividades com uma coroação: “MARIA, MÃE DE TODOS OS HOMENS”. Nesta coroação envolvemos todos os filhos, sem nenhuma distinção. Representantes de todas as entidades, deficientes físicos, crianças de dois anos acima, adolescentes, jovens, adultos e a melhor idade.
Anjinhos vestidos de branco conduziram a coroa que passada para Padre Osmar  que coroou a Mãe com toda igreja cantando juntos. Um deficiente, em sua cama, cantou e ofertou o coração à Mãe. Um manto branco de Maria envolveu a todos que lotaram o salão naquela noite. Também participaram desta homenagem à Padroeira, o Prefeito da cidade e representantes dos vereadores.
Assim encerramos com chave de ouro a festa de nossa Padroeira em setembro/2013, quando também comemoramos as bodas de ouro de nossa “DORES DE GUANHÃES”.
Em pauta: Padre Osmar, com seu jeitinho amável, sua doçura e sabedoria, emocionado e emocionando a todos, conduziu sabiamente toda trajetória da festa.
Ele fez a diferença, porque se fez presente; acompanhando de perto, os passos das  pessoas envolvidas nos preparativos.
Sobe lidar com as diferenças. Com o querer deste e daquele. Com o jeito de ser de cada um.
Na organização da casa,  na decoração do espaço celebrativo, no leilão dos bezerros ele se fez presente.
E com o seu toque abençoado, tudo se realizou. E todos fizeram acontecer a grande festa.Uma grande homenagem à Mãe das Dores. 
Parabéns, Padre Osmar! O senhor fez a diferença.
Sendo um novo padre e a primeira festa que celebra, foi um sucesso!
Assim, ele disse-nos: Perdi noites de sono. Preocupado e questionando-me:
Como vai ser? Rezei ao Pai supremo e entreguei toda preocupação.
E assim, ouvi pessoas que chegavam falando-me: Calma padre, Vamos fazer acontecer a nossa festa. Vamos ajudar.  O senhor não está só. Conte conosco.
Agradecemos ao Pe. Osmar, à prefeitura municipal, à  equipe organizadora e aos policiais.
Trabalhar para o crescimento do reino, aqui, em nossa terra, na companhia e com o entusiasmo de padre Osmar é muito bom. É gratificante.
Parabéns, Padre! Você é 10!!!
Parabéns, a todo povo dorense!
Judith Anício Ferreira
Pela  Equipe Organizadora


19 de setembro de 2013

Festa do Padroeiro- Paróquia São Miguel. Primeiro Dia da Novena (20/09): Reflexão Quem como Deus? O Deus “todo-poderoso” é o contrário do Deus Amor. Deus é Amor e só amor. Deus é vida compartilhada, diálogo, entrega mútua, abraço, comunhão de pessoas. Amanhã, 20/09. Participe! Divulgue!

Novena de São Miguel - De 20 a 29 de setembro- Paróquia São Miguel!

Dom Marcello encontra com o Santo Padre.







Mensagem de Dom Marcello:

"O encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco, hoje pela manhã, foi maravilhoso. Beijei o seu anel e pedi sua bênção para Araçuaí que completou Cem anos de caminhada. Disse-lhe o meu nome e ele me perguntou se eu era mineiro. Disse-lhe que sim, que sou mineiro, mas filho de napolitano. Ele riu e disse: "che mescolanza", isto é, "que mistura".
É um homem simples, cheio de ternura, se fez próximo de todos. Parecia já conhecer a cada um que o cumprimentava. Profundamente acolhedor. Suas palavras para nós, bispos, foi um reforço ao que já havia dito no Rio. É sempre bom escutá-lo. Fala com autoridade, assim como Jesus, porque fala aquilo que vive no dia a dia. Viva o Papa! Deus abençoe o Papa e o proteja!"

                                                                                     Amém! Viva o Papa! Viva Dom Marcello!

18 de setembro de 2013

Dom Marcello em Roma

Dom Marcello diante do túmulo do apóstolo Pedro, debaixo do altar onde o Papa celebra a Missa. 


 Amanhã cedo, 18/09, Dom Marcello  estará  com o Santo Padre, o papa Francisco, em Roma, às 11h30, para uma audiência, encerrando assim o encontro dos 102 bispos  em Roma. "Estão todos muito felizes com a experiência. O encontro foi cansativo, os assuntos pesados, mas vai nos ajudar muito neste início de ministério episcopal". Diz Dom Marcello.
    Dom Marcello, através de uma mensagem disse também que ao beijar o anel de Pescador(de Pedro,de Francisco) ele reafirmará ao Papa a sua fidelidade incondicional e a obediência filial de toda a diocese de Araçuaí. E também dizer-lhe que ele está em comunhão com o sucessor do apóstolo Pedro e pedir-lhe que que lhe confirme na fé e na missão.
             Amém! 
 Que com estas palavras de Dom Marcello, dando-nos exemplo de humildade, amor, obediência e fidelidade a nossa querida Igreja, nós também, possamos reacender  e confirmar a nossa fé e a nossa missão, cada vez mais.


CONVITE- CURSO DE FORMAÇÃO DA IAM





Guanhães, 18 de setembro 2013

  
Caros Padres e  Grupos paroquiais da Infância e Adolescência Missionária,


Com o objetivo de  Formar assessores e coordenadores da IAM ( Infância e Adolescência  Missionária),  estamos convocando de dois a três representantes de cada paróquia para um curso de formação no dia 28/09 ( sábado)  das  8:30hs ás 16hs no Salão da Catedral diocesana de Guanhães.
Pedimos o esforço da presença  de todas as paróquias, mesmo daquelas  que ainda não tenham  esse grupo organizado.

 Certo do apoio e atenção de todos,


                                                                  
                                                     Pe. Jânio Ribeiro de Souza
                                   Pela Coordenação Diocesana da IAM.


                                            Enviado por Simone Mendanha _Secretária da Cúria.


Missa das crianças em Braúnas


No dia 15 de setembro participei da missa das crianças na paróquia Nossa Senhora do Amparo em Braúnas.
Fiquei encantado com o trabalho da catequese com as crianças. Tudo começou com um teatro de fantoches falando da importância dos pais levarem as crianças para a Igreja.
Após a leitura do evangelho que no último domingo falou sobre o Filho Pródigo, novamente foi apresentado uma dramatização do evangelho trazendo aquela parábola para a realidade de hoje. Alerto à coordenação da catequese para aproveitarem o potencial daquelas crianças.
O encantamento continua. As crianças além do teatro, foram o coral e os leitores; com destaque para o canto do salmo responsorial com uma voz suave, infantil e bem ensaiada.
Depois do ofertório, mais uma cena me chamou a atenção, um menininho com um olhar doce após ter se posicionado diante da assembleia para apanhar as ofertas dos fiéis, estende as mãos para o altar para que o padre Mário rezasse a oração sobre as oferendas. A foto está abaixo e vai ilustrar o que acabo de dizer.
Parabéns a Cirley e a Liquinha pelo trabalho na catequese, que Deus aumente ainda mais a paixão de vocês.
Parabéns ao Padre Mário que com carinho, delicadeza, paciência e amor celebra com as suas crianças. Que Deus derrame muitas bênçãos na sua vocação.
Este é o Espírito de amor pela catequese. Rezemos para que este Espírito esteja sempre em nossos corações.

Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia
AMÉM! 
Parabéns  a você também ,Roberto, pelo envio do belo acontecimento da
 Catequese em Braúnas
para o Catecom.
Eliana Alvarenga













17 de setembro de 2013

VEM AÍ...EM OUTUBRO! CANTO PELA PAZ V- Promovendo a paz, concretamente!

                                 

                         A    Paróquia Nossa Senhora  Apresenta...


O canto V com o  Grupo Musical Relógio Biológico








                                               AGUARDE!


Encontro de Liturgia- casa de Retiro São José."A liturgia é a valsa da igreja ao redor de cristo ressuscitado "

A Sacrosanctum Concilium na Música e na Arte Litúrgica

Pe. Eduardo Ribeiro, Geraldo Júnior e Poliana , estiveram reunidos na Casa de Retiro São José em Belo Horizonte, para celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e da Constituição sobre a sagrada Liturgia, a Sacrosanctum Concilium. O Objetivo desse encontro foi retomar a caminhada litúrgica pós- Vaticano II, como um momento para  refletir a teologia litúrgica do Concílio e pensar as perspectivas e desafios  encontrados pelas Arquidioceses e Dioceses.
No  16 foi um momento de apresentações, espiritualidade, acolhida e apresentação dos assessores .


No dia 17 de setembro, iniciou-se com a Santa missa, presidida pelo Bispo de Uberlândia Dom Paulo Francisco. Após a santa missa iniciou-se  com a reflexão sobre o tema: A natureza, a teologia e ensinamentos da SC ministrado pelo padre Joaquim Cavalcante da Diocese de Itumbiara- GO. 

“A liturgia é a fonte que emana, não existe Igreja sem Liturgia e nem Liturgia sem Igreja, elas andam e caminham juntas. A natureza da liturgia é essencialmente trinitária sua finalidade suprema é glorificar a Deus e a santificar o Gênero Humano. A Liturgia abraça o céu e a terra fazendo de cada celebração um momento histórico da salvação. Sua compreensão litúrgica não se dá pela lógica da racionalidade e sim pela simplicidade da linguagem simbólica da ritualidade que suscita contemplação. Só a dimensão externa litúrgica não é suficiente para conhecer a sua essência. É preciso mergulhar no seu mistério como quem se lança num oceano sem limite. A ciência litúrgica é importante, mas não é suficiente para experimentar o que a liturgia é e comunica. É preciso sentir a fragrância do mistério que ela irradia, sem mergulhar no mistério, não pode saber o que a liturgia é realmente."


No dia 18 de setembro o encontro iniciou-se com a santa Missa presidida pelo Padre Guanair da Silva Santos da Diocese de Juiz de Fora- MG, Pe. Guanair é o Presidente do Instituto Mariama (IMA), associação que congrega bispos, padres e diáconos negros do Brasil. Para ele e para todos nós que estávamos reunidos, foi um dia especial, ele comemorou os seus 25 anos de sacerdócio, uma celebração belíssima. Após a Santa Missa deu-se início ao  encontro,  com o tema: Canto e Música na Constituição Sacrosanctum Concilium. Este encontro foi ministrado pelo Frei Joaquim Fonseca de Souza, OFM, da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG- Paróquia São Francisco das Chagas.
Falamos da experiência pastoral a partir do avanço no campo litúrgico depois, do Concilium Vaticano II e o que ainda deve ser melhorado. Conversamos sobre a importância da formação e conhecimento no espaço litúrgico. Falamos da música no papel principal nas celebrações, investir, em planos curto, médio e longo prazo. A música é a menina dos olhos da nossa pastoral litúrgica, cuidar da qualidade do repertório que queremos utilizar, canto e música parte integrante da ação litúrgica.

Os espaços celebrativos: : "...devem ordenar-se de tal modo, que de fato exprimam mais claramente as coisas santas que eles significam e o povo cristão possa compreendê-las facilmente, na medida do possível, e também plena e ativamente da celebração comunitária”(SC 2

Dia 19 de setembro, penúltimo dia do nosso encontro. Começamos pela manhã com a Santa Missa e logo após demos início a mais um dia de encontro. Tivemos a participação do Pe. Nédson - Arquidiocese de Mariana –MG e Júlio Quaresma,falando sobre: a Arte Litúrgica e o espaço Celebrativo. 

“A celebração litúrgica não é somente uma realidade espiritual, mas também material e corporal. É uma ação que envolve todo o ser humano, em toda sua realidade. Consiste de palavras recitadas, cantadas, proclamadas e pregadas; movimentos, procissões, gestos, posições e ações rituais. A ação básica na celebração é a de se reunir em um lugar específico onde se celebrará a Liturgia. Este lugar poderá ser qualquer lugar, diante de uma necessidade. Mas, em circunstâncias normais, a comunidade cristã prepara um edifício especificamente construído, segundo os requisitos celebrativos, dedicado unicamente para a celebração. As paredes e o teto marcam um espaço onde a assembléia se reúne e celebra os mistérios de sua redenção. Para entender e apreciar o espaço da celebração, temos que saber o propósito que este tem, no modo de pensar da Igreja. Sua razão de ser, primeiro em geral e depois em cada espaço particular.” 

“Celebramos em um espaço digno, mas o tornamos indigno”


Dia 20 de setembro, foi o ultimo dia do nosso encontro sobre Liturgia, começamos com avaliação desses 05 dias. Fomos divididos em grupos: Equipe de Liturgia e Celebração, Equipe de Canto Litúrgico, Espaço litúrgico e Ofício Divino, dentro desses grupos foi selecionado um nome que irá fazer uma ponte de ligação com o Regional Leste II. A intenção é que cada grupo colabore, para uma boa caminhada litúrgica e andemos em sintonia com outras Dioceses e Arquidioceses, sugestões para música litúrgica para cada tempo, como preparar o espaço celebrativo, etc... Após a avaliação encerramos o nosso encontro com a santa Missa celebrada pelo Bispo, Dom Paulo Francisco da Diocese de Uberlândia.



 É com alegria que eu e Pe. Eduardo Ribeiro,confirmamos o nosso II Encontro de Liturgia e Canto Pastoral com a Ir. MiriaTherezinha Kolling dias 28 a 30 de março de 2014....

                                                                              Poliana de Jesus
                      Secretária Auxliar da Cúria (Diocese de Guanhães )e membro da Equipe de Liturgia da Diocese