23 de agosto de 2014

Celebração para o Dia do catequista, durante a Missa com crianças -paróquia São Miguel.

Conforme sugestão da  Comissão para Animação Bíblico Catequética Nacional, realizou-se hoje, 23/08, durante a Missa com as crianças, a celebração para o Dia do catequista. Foi realizada a celebração proposta pela Comissão. Foi uma bonita Celebração. As crianças leram, proclamaram Salmo e apresentaram o teatro:            
Catequista(criança): Crianças , o Evangelho do 21º Domingo do tempo Comum, quem  ouviu  o padre ler o Evangelho de Mt 16,13-20?
Então aqui estamos nós diante da Ordenação do primeiro Papa, Pedro, e a criação da nossa igreja.” Quem aqui está lembrando do que o padre disse?
  Criança: Eu lembro que  Jesus perguntou a Pedro "Quem dizeis que sou eu?"
Criança: É mesmo e Pedro respondeu"Tu és o Messias, o filho do Deus vivo...
Catequista:"Diante dessa profissão de fé de Pedro, o primeiro a anunciar Jesus como Messias, Jesus confirma a Santidade de Deus, na fé de Pedro, escolhido para ser o chefe da igreja Católica.
Criança: Como é  importante a nossa igreja Católica, ela é uma comunidade de pessoas que acreditam e amam a Deus e não apenas uma construção que se chama igreja, até porque a construção vazia nada mais é que só um lugar.
Criança:  Se a comunidade que somos Nós, somos a igreja e  a responsabilidade de sermos uma boa igreja depende de sermos uma boa comunidade.
Catequista: Verdade!  Cada um tem seu papel, desde os padres e religiosos que entregam suas vidas ao trabalho religioso...
Criança: E também as famílias que rezam e vão juntas a missa?
Catequista : Sim...
Criança: Também  as pessoas que participam das pastorais e projetos da igreja, como você, catequista e todos os catequistas...
Catequista: Sim e todas as pessoas que são educadoras da fé: como líderes da pastoral do Batismo, pastoral Familiar, da Juventude...Enfim todas as pessoas que atenderam ao chamado de Deus e vivem a colaborar com Ele na construção do Reino.
Criança: Viva os catequistas!
Criança: Viva todas as pessoas que ajudam a construir o Reino de Deus, nosso pai.
Catequista: Sim, isto mesmo!  Vocês crianças que abrem seus coraçõezinhos  para guardar o que aprendem de Jesus na catequese, vocês também são igreja quando demonstram sua fé como fez Pedro no texto. Viva vocês também!
Todos: Viva!
  Catequista: Então sejamos firmes  e que nós , tenhamos uma fé pura e viva!