13 de dezembro de 2014

Crianças e adolescentes acolhem Pe. Jacy, durante a Celebração Eucarística com as crianças, no 3º Domingo do Advento.

Acolhida e comentário inicial.
Sara – começa cantando: A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...boa -tarde, vocês podem cantar comigo: a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus.
Com – Já estamos na terceira semana do advento, que bom! Nessa semana celebramos a alegria da espera do Senhor, e também a chegada de novos padres  à nossa paróquia: pe. Jacy e pe. Walter.
Sara_ Legal! Nos despedimos do nosso amigo pe . João Evangelista, mas  temos mais dois novos padres, entre nós! Isto fará com que aumentemos o nosso grupo de amizade. Teremos mais dois padres para conhecê-los,amá-los e respeitá-los!
Com – É Sara, é isto mesmo! Nós estamos nos preparando para a chegada de Jesus. Já tem duas semanas, hoje a gente acende a terceira velinha...
Sara: E o meu coração já está quase limpinho e pronto para receber Jesus.
Com- O que está faltando ainda?
Sara– Eu vou me confessar essa semana no mutirão de confissões. É que eu briguei com meu irmãozinho, agora preciso pedir perdão.
Com – Ah, muito bem, o Natal já se aproxima e nós não podemos perder tempo, temos que arrumar toda a casa do nosso coração. E é assim, que a alegria do nascimento de Jesus vai invadi-lo.
Sara – Nessa alegria vamos desejar as boas-vindas ao Pe.   Jacy e a todos aqui presentes. Canto de boas-vindas.
Sara_ Ah!  Agora, meus amigos, vamos nos conter um pouco e  vamos nos silenciar ... ....Eu aprendi com o nosso bispo Dom Jeremias em suas orientações litúrgicas para o tempo do Advento : criar um ambiente de silêncio e contemplação... Vamos entoar um mantra, mas com suavidade, vamos lá...(Cantar um mantra)
.Fiquemos de pé para recebermos o  Padre.... com os ministros, coroinhas e as crianças. Cantemos...



























Teatrinho após o Evangelho:

Linda: Hojé é o domingo da alegria. Somos convidados a alegrar o nosso coração. Quando iniciamos o advento fomos convidados a esperar aquele que haveria de vir. Hoje o evangelho já narra a presença de Jesus vivo no meio de nós, curando os cegos, multiplicando os pães, acalmando as tempestades. Somos convidados a nos alegrar por isso.

Talita: Mas e João Batista? Ah ele veio primeiro para preparar o caminho e anunciar que Jesus viria. Assim como João somos chamados a anunciar o amor e a nova vinda do Cristo. Os missionários, o padre, o papa, cada um de nós temos a missão de fazer o que Jesus nos ensinou, amando cada dia mais o próximo. Por falar em cada um de nós onde está o Samuel?
Samuel: Venham, venham, venham, venham, venham todos...
Linda: Que isso Samuel? Que você está fazendo com essa roupa de padre?
Samuel: Ah! Vocês não sabem? Descobri o que eu quero ser quando crescer. Eu vou é ser padre. A minha vó todo dia no almoço, depois que já estou cheinho fala assim: Eta menino você comeu igual a um padre.
José: É !  De vez em quando, o Samuel e eu ficamos vigiando a casa dos padres e nós vemos alguém da comunidade levar um agradinho pra eles. E ele fala:  “Esse negócio é bom mesmo!”
Linda: Ai Samuel, você não aprende mesmo. Pra gente ser padre, em primeiro lugar você tem que ter vocação.
Samuel: Já me vem você complicando as coisas, eu gostei da roupa, eu fiquei bonito, eu gosto de estar na igreja, venho sempre a missa, bom nem sempre,
José: Isto também é verdade! E quando ele está aqui, ele escuta Deus falar com ele. E eu também!
Samuel: Mas como é que vou saber que isso é vocação?
Linda: o tempo vai lhe mostrar se você tem ou não vocação pra ser padre. Bom, suponha que tenha vocação, o segundo passo é amar o próximo, respeitar as pessoas e cuidar de todos como se fossem seus filhos.
José: Minha mãe me disse que um padre passa a vida cuidando dos outros!
Linda: Sim, como um pastor que cuida de suas ovelhas.
Samuel: Estou gostando disso, eu gosto mesmo de ficar me metendo na vida dos outros, outro dia até falei que Mariinha era muito brava, que ela devia dar uma surra no filho dela....
Linda: Para Samuel, não é fazer fofoca, é cuidar, dar a vida pelo outro. Garantir que o outro e seus medos, e problemas não lhe impeçam de viver bem. E também é preciso estudar muito.
José: Ih, Samuel será que você vai conseguir? Você não é muito de gostar de estudar...
Samuel: Será que eu consigo? Quanto tempo tem que estudar?
Linda: Sempre! Um bom pastor lê muito, pois todos os anos, a nossa Igreja traz novos documentos, livros que nos ensinam a sermos melhores, tem que aprender a vida dos santos, tem que conhecer a doutrina da igreja e também não podemos esquecer que você deve sempre estar em oração. O padre não falta a missa faça chuva ou faça sol, está sempre a nosso serviço. Ele nos escuta, nos aconselha. Ele até deixa sua casa e sua família para cuidar de cada um de nós.
José: o padre merece mesmo nosso respeito, nossa dedicação e nossa oração.
Linda: Viu Samuel, o sacerdócio é difícil, exige renúncia e dedicação, mas é um chamado muito importante de Deus. O nosso padre representa Jesus vivo no meio de nós. A cada santa missa ele celebra a aliança eterna de Jesus conosco. Quando a gente vem pra igreja nós devemos trazer nosso coração cheio de alegria e amor. Devemos ser gratos a Deus pela vida dos padres, dos bispos, do papa e de todos nós.
José: Sabe quando crescer quero ser igual aos padres.
Samuel: Ô padre  Jacy o Senhor vai rezando por nós, e nós vamos  rezando aqui para o  Senhor te abençoar, porque sua tarefa é difícil.Quero aproveitar pra falar para o senhor pe. Jacy : Seja bem-vindo em nossa paróquia , nós o acolhemos com muito carinho!
Linda: Todos nós queremos dizer que celebrar a Eucaristia ao seu lado é participar de uma grande festa.  Que Deus o abençoe sempre e abençoe o nosso bispo e todo o Clero de nossa Diocese.