26 de setembro de 2012

Encontro de Catequese

Crianças e jovens da Paróquia São Miguel e Almas participam ou refletem no dia do encontro,sobre o santo padroeiro da paróquia. Na segunda-feira, a catequista com uma turminha de adolescentes participaram da Celebração Eucarística e do  3º dia da novena. No 4º Dia da Novena, uma turma da Crisma e a catequista saíram do encontro e foram  participar da Missa e da Novena.
As catequistas da 2ª etapa realizaram com  a turminha, o encontro proposto para reflexão  sobre a história do santo padroeiro.
Deus seja louvado! É a catequese saindo do padrão "sala de aula" ou que educa na base da "decoreba".

25 de setembro de 2012

Lendo e refletindo...


Que garoto mais lindo!


O texto abaixo é muito bom para trabalhar na catequese sobre os diversos preconceitos que existem em nosso país principalmente o de raça.

O VENDEDOR DE BALÕES
Era uma vez um velho homem que vendia balões numa quermesse.
Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de crianças compradoras de balões.
Havia ali um menino negro.
Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões.
Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco.
Todos foram subindo até sumirem de vista.
O menino, de olhar atento, seguia a cada um.
Ficava imaginando mil coisas...
Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto. Então ele aproximou-se do vendedor e lhe perguntou:
___Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?
O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse:
___Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir.

Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia-MG


24 de setembro de 2012

"Ó que coisa bonita!"



No domingo, 23 de setembro, às 9 horas da manhã, foi presidida por Pe. Derci, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, celebração em Ação de Graças pelos 20 anos de existência da Pastoral da Criança na paróquia. Ao final da celebração 13 crianças receberam o diplominha de conclusão dos trabalhos da pastoral.

À noite, do mesmo dia aconteceu também na paróquia N. Sra. Aparecida a Celebração de Entrega das orações do cristão (Pai-nosso, Credo e a oração do mandamento do amor), para a turma do catecumenato Crismal.



Paz e bem!

Postando comentários.


   Obrigada! Senhor por ter nos escolhido para sermos mensageiros de tua palavra. Somos muito felizes por estar nos capacitando.
 Simone e Cássio.

Mensagem a duas catequistas.

Parabéns às catequistas Antônia e Etiane, que Deus continue dando-as perseverança e sabedoria para continuar esta caminhada evangelizadora.
                                                           Simone Medina

Atitude muito boa: Guardar os "santinhos"!


7 DE OUTUBRO: ELEITORES E ELEIÇÃO
“Cada árvore se conhece pelos seus frutos.” Lucas 6, 44

“Ai daqueles que fazem decretos iníquos e daqueles que escrevem apressadamente sentenças de opressão, para negar a justiça ao fraco e fraudar o direito dos pobres do meu povo, para fazer das viúvas a sua presa e despojar o órfão.” (Isaías 10,1-2)
Todo início de campanha política ouço minha mãe dizer a seguinte frase: CHEGOU A HORA DOS LOBOS SE VESTIREM DE CORDEIRO.
Palavras duras, com certeza.
Mas tenho uma vizinha que guarda todos os “santinhos” de todas as campanhas políticas. É até divertido rever aqueles papéis que ela cuidadosamente guarda em seu armário. Na verdade o que ela tem é uma grande arma contra os “lobos”. Porque relendo as propostas que eles fizeram a 4, 8, 12 anos atrás a gente percebe que agiram totalmente contrário ao que prometeram.
Com essa ideia da minha vizinha, nesta campanha agora estou guardando todos os “santinhos” que os candidatos me entregam. Como diz o outro: Santinhos agora e capetinhas depois.
E é importante que saibam que você vai guardar esses panfletos porque daqui a 4 anos eles irão retornar a sua casa e aí você poderá recebê-los de acordo com a conduta deles na vida política. Não paus e pedras na mão, somos cristãos e devemos recebê-los como Jesus exige de nós, mas Jesus disse: “Cada árvore se conhece pelos seus frutos.” Lucas 6, 44A
Então é só retirar do seu armário aquele panfleto da campanha anterior e fazer um bom bate papo com o candidato.
Acho que não preciso dizer mais nada.
Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia-MG
                                                                   Cuidado com eles!

23 de setembro de 2012

Vem aí...


     CANTO PELA PAZ IV!!!


É na Paróquia N.Sra. Aparecida, no dia 11 de outubro às 21 h, no pátio da Igreja Matriz.(No Pito, em Guanhães).

 O Canto pela paz é um evento que utiliza a arte e a música como ferramentas para incentivar o contato com uma nova consciência  que contemple os valores humanitários, o respeito e a boa convivência com a natureza, para que de forma harmoniosa toda a vida possa ser considerada e assim expressar a paz. O evento é de cunho eclesial e  como o nome indica, é um encontro musical que reúne artistas, músicos e público comprometidos com o ideal e o cultivo da cultura de Paz. 
A música é uma linguagem universal e, considerada neste evento, o símbolo e o elemento comuns a todos, independente de raça, cor, religião, regime político. 
É uma grande festa musical em que se celebra este ideal, e se pode cantar, todos juntos, e usufruir de momentos de união e alegria com a família e amigos, contribuindo ao mesmo tempo para várias iniciativas e projetos a favor da Paz. 

Neste ano, o tema será: "Senhor fazei-me instrumento de vossa paz", porque será inspirado na história de São Francisco de Assis, um homem que há 8 séculos, deu um grito de paz que ecoa ainda hoje. Sua mensagem continua sendo urgente, necessária .

                  Participe!

Que alegria!

Mais uma turminha recebeu Jesus Eucarístico pela primeira vez.
Foi a vez das crianças da Comunidade do Alvorada, da Paróquia São Miguel. Uma turminha encantadora!
Parabéns crianças!  Parabéns aos pais, avós ou responsáveis. Agora a missão continua nas "mãos" de vocês, pois elas  necessitarão do apoio, incentivo e principalmente do testemunho  de vocês para que perseverem. Que Deus os abençoe sempre!
O nosso carinho e agradecimento especial às catequistas Antônia e Etiane. Parabéns pelo trabalho realizado! Que Deus lhes recompensem!








Catecumenato Crismal

Aos  23 de setembro, às 8h da manhã, na catedral ,durante a Celebração Eucarística a   paróquia São Miguel e Almas acolheu 270 jovens. Aconteceu a Celebração de Entrada no Catecumenato Crismal.
 Os  jovens receberam os símbolos:  A Bíblia e a Cruz para que a Palavra de Deus seja luz para guiar sempre os seus passos.
  Padre Saint Clair presidiu a celebração. 
Parabéns aos catequistas, pais, padrinhos e à comunidade! Esse foi o primeiro passo e durante essa caminhada, esses  jovens precisam contar com o apoio, incentivo, entusiasmo e testemunho de todos vocês!
                                                    Deus seja louvado hoje e sempre!