21 de maio de 2016

IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS NAS ÁREAS: EM DORES, DIVINOLÂNDIA E MORRO DO PILAR

No sábado, 21 de de maio, aconteceu nas áreas: 4, 5 e  6 o IV Encontro de Formação de catequistas. Os catequistas da área 4 composta pelas paróquias de Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar e Santo Antônio do Rio Abaixo estiveram reunidos em Morro do Pilar e Pe Valter foi o assessor. Os catequistas da área 5 composta por Dom Joaquim, (breve fará parte da área 4), Carmésia, Dores, Senhora do Porto e Ferros estiveram reunidos  em Dores e Pe. Mário (Marinho) foi o assessor. Os catequistas da área 6 composta por Guanhães (São Miguel e Senhora Aparecida); Divinolândia e Virginópolis estiveram reunidos em Divinolândia e Pe José Martins assessorou.
O tema trabalhado foi ainda " Catequese sob inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à vida cristã.
"É urgente que nossos catequistas não façam dos sacramentos ponto de chegada dos itinerários catequéticos. Isso reduz imensamente o papel e o valor dos sacramentos, bem como empobrece a própria caminhada de iniciação. Ninguém deveria tornar-se cristão “por causa” dos sacramentos, mas por conta de uma vivência de encontro com a pessoa de Jesus, o que dá sentido à vida humana, experiência essa alimentada e sustentada pela graça sacramental. Durante muito tempo nossa catequese fixou-se demais na finalidade sacramental, tornando-se sacramentalizadora, sem todos os desdobramentos práticos e éticos que a vida sacramental exige".

                                                                  Dores
                            \Divinolândia

                                                                Dores
















                                     
























                                                              Em Divinolândia




A catequese em Senhora do Porto: Presença das famílias dos catequizandos

Aconteceu neste sábado, 21/05/16 um encontro de catequese em Senhora do Porto com os pais dos catequizandos. No encontro falamos sobre a importância da Bíblia e o  significado da Cruz, falamos também sobre a importância na escolha de padrinhos e o acompanhamento dos filhos nas celebrações dominicais e na Catequese. Foi feita a  Leitura do Evangelho seguida de uma reflexão. A participação dos pais, catequistas e catequizandos foi muito boa, com a Graça de Deus.

Maria Amélia