6 de setembro de 2014

O que a Bíblia fala dela mesma

A Bíblia é o livro da catequese por excelência. CR26PG58Nº154


“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do corpo, e das juntas e medulas e discerne os sentimentos e pensamentos do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem haveremos de prestar conta” (Hb 4,12-13).

“A Escritura não pode ser desprezada”(Jo 10,34).

“Por isso também damos graças sem cessar a Deus porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes. Vós a recebestes não como palavra de homens, mas como realmente é: Palavra de Deus, que age eficazmente em vós que crestes”(1 Tess 2,13).

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado a minha vontade e cumprido a sua missão” (Is 55,10).

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça” (2Tm 3,16).

“Tudo o que se escreveu, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que pela paciência e consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rom 15,4).

“A consolação está nos livros santos, que estão em nossas mãos” (1Mac 12,9), e que encorajavam o povo “lendo a lei e os profetas”(2 Mac 15,9).

“Pois haveis renascidos, não duma semente corruptível, mas pela palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna”, (1 Pe 1,23) e, como disse o profeta Isaias: “a palavra do Senhor permanece eternamente”(Is 11,6-8).

“Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam” (Lc 8,21).

“Eis que vem os dias ... em que enviarei fome sobre a terra, não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas fome e sede de ouvir a palavra do Senhor” (Am 8,11).


Quando Jesus explicava as Escrituras para os discípulos de Emaús, eles sentiam “que se lhes abrasava os corações” (Lc 24,32).

São Jerônimo (séc IV) - “quem não conhece o Evangelho não conhece Jesus Cristo”.

É necessário que ajudemos o outro a seguir o caminho certo. Não podemos fingir que não estamos vendo o que está errado, precisamos corrigir com amor. E quem é corrigido precisa aceitar a correção também com amor e aprender com seu erro. E o mais importante não voltar a errar. 23º Domingo Comum.Missa com as crianças. Paróquia São Miguel.




Buá! Buá!
 Samuel, você está chorando?
 To sim, é que eu fiz uma coisa errada e mamãe me chamou a atenção.
Sabe amiguinho sua mãe te ama muito e por isso te corrigiu.
 Você fala isso, por que não foi você que levou um rala.
 Se sua mãe não te amasse, ela não te corrigia. Já pensou se você continua fazendo as coisas erradas?
 Vai chegar uma hora que o erro vai ser difícil de ser corrigido e pode te colocar numa grande enrascada
. : A correção é importante. Jesus também corrigia os seus amigos, pois a correção nos ensina o caminho certo a seguir.
 Nossa, Deus é mais que demais mesmo. Até com meu erro Ele me ensina. Como eu fico sabendo sobre as coisas de Deus?
 Indo a Missa, Indo a catequese!
 É, e na catequese e na missa,é só você escutar ou ler o que nos diz a Bílblia, sobre Deus e o seu reino.
 E, por falar nisto, estamos no mês da Bíblia. Ela  é a fonte da nossa evangelização. Viva a Palavra de Deus!
Agora, entoemos o Canto de Entrada.
 

Catequista:Boa tarde, dia crianças! Hoje quero ver quem prestou atenção direitinho nos ensinamentos de Jesus. Prestem atenção nessa cena.

Laiz: (entra com uma mochila e senta , fica lendo um livro e descuida da mochila)

Lu e Sol: (entram conversando)Lu disfarça e rouba um lanche na sacola e começa a comer oferecendo a Sol.
CONGELA A IMAGEM
Narrador:Pára tudo! Bom crianças agora eu quero ver. A Lalá tava quetinha lendo e aconteceu alguma coisa, o que foi? (ela foi roubada) e isso é certo ou errado? (errado) A Sol viu tudo e o que ela deve fazer? Vou dar três opções.

1- Como ela é amiga da Lu, ela deve ficar caladinha e não falar nada.

2- Ela grita com a amiga, toma o lanche dela e devolve para a Lalá.

3- Ela chama a amiga no canto e diz que o que ela fez não é correto. Que ela deveria se desculpar com a Lalá e devolver outro lanche a ela.
O que vocês acham? Se ela fica calada ela se torna favorável ao que é errado e isso pode acontecer? Não. Senão a Lu vai continuar errando não é verdade? Pois é em nossa casa a mamãe e o papai também ficam danados quando a gente faz coisa errada e precisam nos corrigir. Se o pai vê o filho fazer coisa errada e não corrige ele não esta agindo certo. Na comunidade também corrigimos o outro quando ele faz algo errado para que ele aprenda o que é certo. Mas eu devo gritar ou colocar num outdoor o que o outro fez de errado? Não né? Eu não preciso humilhar o outro. Mas eu devo corrigi-lo com amor. Vamos ver como essa história pode terminar? Vou descongelar a imagem.

Sol: Lu você é minha amiga né?
Lu: claro que sim
Sol: então senta aqui comigo. Pegar o lanche da Lala não foi legal. Já pensou se ela não tem mais nada pra comer? E se fosse o seu lanche, que sua mãe preparou com carinho e alguém pegasse?
Lu: nossa, não pensei nisso. Estou tão envergonhada.
Sol: vamos arrumar outro lanche e ai a gente conta pra ela e você pede perdão. Ai nós três podemos ate ir brincar juntas. O que acha?
Lu: boa idéia.

As duas vão até a Lalá , pedem desculpas e saem juntas para brincar.

Catequista: Estão vendo crianças, é necessário que ajudemos o outro a seguir o caminho certo. Não podemos fingir que não estamos vendo o que está errado, precisamos corrigir com amor. E quem é corrigido precisa aceitar a correção também com amor e aprender com seu erro. E o mais importante não voltar a errar.