11 de maio de 2013

A catequese em Coluna!

Dando continuidade à nossa proposta de visita às paróquias, em 11/5, participei do encontro de formação de catequistas da paróquia de Coluna. Estiveram presentes 45 catequistas:
Comunidades  de Frei Lago Negro:  Jambeiro, Grota Dantas,Barra do Frei, Nossa Senhora das Graças, São Joaquim, Santo Antônio, Varjão, Comunidade das Flores e sede. Faltou representante da Comunidade das Folhas.
De Coluna: São Pedro do Itimirim, Furtuoso, Juquiza, Piaus, Matinada de Cima, Córrego Vermelho, Santa Maria da Matinada, Jácome, Borges, Barro Branco, São Mateus, Bonfim e apenas 3 catequistas da sede.
 O trabalho de formação baseado no livro  proposto pela equipe de coordenação diocesana já foi iniciado  e eles  darão continuidade nos próximos encontros.
Uma das coordenadoras, a Anália(Naná) fez entrega do material (sugerido) pela equipe diocesana, sendo um kit(livro do catequista, catequizando e da família) para cada comunidade.
O Pe. Pedro, o atual administrador paroquial, "deu uma passadinha" , para fazer algumas alterações na agenda paroquial, uma vez que ele irá atender às paróquias de São Pedro , Coluna e também Frei Lago Negro.
                                 Desejamos que o trabalho naquela paróquia continue cada vez melhor e que Deus continue abençoando cada catequista e cada coordenador, para que sejam sempre firmes na fé e perseverantes na missão.
                               Deus seja louvado, hoje e sempre!











 A Equipe de coordenação paroquial

                                               Irmã Maria Aparecida Chaves
                                                    033 88428819 /  34339047
                                             Está à frente dos trabalhos de catequese no Frei Lago Negro



     
                                        Maria de Lourdes Santos Silva
                                            03388298701 /  34351273


Anália Romeiro de Paula
(33)34351337/ 88671472

A você, mãe

                                               Evandro Alvarenga

9 de maio de 2013

A criação de Deus




No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite ha seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse:
Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto senhor?
E o Senhor Deus respondeu-lhe:
Você já leu as especificações desta encomenda?
Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico.
Deve ter 180 partes moveis e substituíveis, funcionar a base de café‚ e sobras de comida.
Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças.
Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.
O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:
Seis pares de mãos Senhor? Parece impossível?
Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?
O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:
E tem isso no modelo padrão?
O Senhor Deus assentiu:
Um par de olhos para ver através de portas fechadas para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: Eu te compreendo e te amo! sem dizer uma palavra.
E o anjo mais uma vez comenta:
Senhor... Já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.
Mas o Senhor Deus explicou-lhe:
Não posso, já esta quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...
O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:
É muito delicada, Senhor!...
Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:
Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!
O anjo, analisando melhor a criação, observa:
Há um vazamento ali Senhor...
Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.
Vós sois um gênio, Senhor! Disse o anjo entusiasmado com a criação.

Enviado por Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia-MG

Tornar-se cristão

 


"Como alguém se torna cristão? Uma pergunta importante para as comunidades em qualquer parte do Brasil e do mundo. Quando a gente conversa sobre iniciação cristã a gente tenta responder exatamente a essa pergunta feita desde o começo da igreja. Por isso o tema certamente é de interesse para as comunidades, embora a expressão “iniciação cristã” seja ainda pouco usada na pastoral.
Vários trechos do Novo Testamento mesmo sem usar a expressão falam desse processo.
Podemos começar pelo mandato do Senhor Jesus antes de subir ao céu: “... vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,19-20).
Assim vem acontecendo. Desde pentecostes muitos ouvem o anúncio do mistério da vida-morte-ressurreição de Jesus, têm o coração aberto por Deus (cf. At 16,14) e perguntam: “Irmãos, o que devemos fazer? (At 2,37). A resposta vem do mesmo mandato do Senhor: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois vocês receberão do Pai o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é em favor de vocês e de seus filhos, e para todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar” (At 2, 37-39). "

5 de maio de 2013

A catequese da Diocese de Guanhães "criando laços" com a Diocese de Araçuaí!


Atendendo ao convite do Pe. Éderson, administrador paroquial da paróquia de Turmalina  e de nosso querido Dom Marcello, a Edelveis e eu estivemos em Araçuaí, para o encontro diocesano de catequese. Foi pedido a nós, que levássemos um pouco da nossa experiência no que se refere a catequese sob inspiração catecumenal.  Nós gostamos muito da experiência:  conhecemos novas pessoas, novos costumes, catequistas comprometidos, padre assessor muito bacana e pudemos matar a saudade de Dom Marcello.
Apesar do curto período que passamos por lá, eu pude desfazer uma imagem que eu tinha do Vale do Jequitinhona: vale da seca, da pobreza... Dom Marcello levou-nos para conhecermos o mercado. Uma maravilha!  Produtos da terra, artesanato,uma riqueza! Que bênção! Ficamos encantadas!
Obrigada, Dom Marcello, Pe. Édersom, Vítor Hugo, aos catequistas presentes e a todos pela acolhida  e carinho! 

Confira vídeo, de um momento de descanso e algumas fotos!


























































                                                                Deus seja louvado,hoje e sempre!
                                      Eliana  Maria de Alvarenga Guimarães