9 de maio de 2013

Tornar-se cristão

 


"Como alguém se torna cristão? Uma pergunta importante para as comunidades em qualquer parte do Brasil e do mundo. Quando a gente conversa sobre iniciação cristã a gente tenta responder exatamente a essa pergunta feita desde o começo da igreja. Por isso o tema certamente é de interesse para as comunidades, embora a expressão “iniciação cristã” seja ainda pouco usada na pastoral.
Vários trechos do Novo Testamento mesmo sem usar a expressão falam desse processo.
Podemos começar pelo mandato do Senhor Jesus antes de subir ao céu: “... vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,19-20).
Assim vem acontecendo. Desde pentecostes muitos ouvem o anúncio do mistério da vida-morte-ressurreição de Jesus, têm o coração aberto por Deus (cf. At 16,14) e perguntam: “Irmãos, o que devemos fazer? (At 2,37). A resposta vem do mesmo mandato do Senhor: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois vocês receberão do Pai o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é em favor de vocês e de seus filhos, e para todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar” (At 2, 37-39). "

Nenhum comentário:

Postar um comentário