5 de abril de 2013

Teografia – Nair Azevedo da Silva



No dia 19 de março de 2013, a pedido de um coordenador da catequese, resolvi contar um pouco da presença de Deus na minha vida.
Tive uma infância muito vazia e sem sentido, meus pais se diziam católicos, mas não participavam de nada na Igreja, minha mãe às vezes mandava que eu fosse à missa, cresci assim. Casei muito nova, aos 17 anos, sem experiência nenhuma, sofri muito, vieram os cinco filhos. Eu pensava que só falar que era católica e que acreditava em Deus isto bastava. Só quando as Irmãs Salvatorianas chegaram à minha cidade é que elas começaram a me envolver na comunidade.
Era ano político, a irmã Rosalina me levava para os encontros dos líderes de comunidades e os grupos de reflexão e passaram a me ensinar os valores do ser humano diante de Deus e da sociedade. Elas viram que eu era muito espontânea, falava muito, queria saber das coisas e me convidaram para participar da equipe de liturgia e de preparação para o batismo. Ah!... Como a minha vida mudou!...
Depois que elas foram embora, veio o padre Tarcísio Mourão em 1993 e eu fui ficando mais firme no serviço à Igreja e neste mesmo ano tive câncer na mama e tive que retirar um lado da mama por completo. Em seguida, em 1995, meu marido falece com um câncer no fígado. Como sofri... mas nunca deixei de sentir a presença de Deus na minha vida. Pouco tempo depois veio o padre Marcelo e em seguida, o padre Marcílio. Eles foram muito importantes para mim. O padre Marcelo, na época, me convidou a ser catequista. Foi uma experiência maravilhosa, catequizei várias crianças e adolescentes. Hoje sou catequista, faço parte da equipe de liturgia e do coral e espero que eu seja sempre útil nesses trabalhos.
Se o objetivo de escrever essa teografia é perceber a presença de Deus na vida, eu a tenho percebido, pois tenho passado por momentos difíceis e sempre nesses momentos eu sinto a presença de Deus junto de mim. Não sei se estou me expressando bem, mas acho que isto é o sagrado em minha vida. A experiência de sentir capaz de lutar por dias melhores para mim e para os outros.
Continuo pedindo a Deus que eu seja sempre firme na minha fé, iluminada pelo Espírito Santo para que eu seja uma boa catequista. Esse é o desejo do fundo meu coração: ser uma boa catequista.
Nair Azevedo da Silva
Paróquia São Sebastião
Joanésia-MG

4 de abril de 2013

Iniciação Eucarística em Senhora do Porto


 
                                                              Parabéns a todos!



Catequese em Braúnas!


Catecumenato : Batizado e 1° Eucaristia de Adultos na Vigília Pascal na Paróquia Nossa Senhora do Amparo
Seguir Jesus...
Seguir Jesus é permanecer unido a Ele. É conviver com o mestre, partilhar a vida, e conhecer mais a fundo sua missão.
Foi com este pensamento que resolvemos desenvolver na Paróquia Nossa Senhora do Amparo em Braúnas, um trabalho de catequese com adultos.
O primeiro encontro aconteceu em Agosto de 2012, tendo como guia a Palavra de Deus Lc 24,13-35.
Assim como os Discípulos de Emaús, que depois de se encontrarem com Cristo, voltam correndo para Jerusalém, é impossível ficarmos parados depois que tomamos consciência de sua presença em nossa vida.
Foram vários encontros que serviram de alicerce da fé para o grupo de jovens provenientes de várias localidades do Município.
No terceiro Domingo de Dezembro de 2012 esses jovens fizeram a introdução na vida Cristã sendo apresentados a toda Comunidade, nesse dia receberam a Palavra de fé.
A maneira de conduzir os encontros e animar o grupo foi muito importante, pois esse grupo de jovens,
juntamente com a benção do “Fogo Novo” receberam seus primeiros sacramentos, Batismo e Eucaristia.

Braúnas, 30 de Março de 2013
Maria do Socorro Macieira (Liquinha), Coordenadora Paroquial da Catequese












Parabéns a todos!











1 de abril de 2013

Comunidades rurais de São Sebastião do Maranhão em foco!

ACONTECEU NO DIA 9/03/2013 NA ESCOLA ESTADUAL DR CRISTIANO MACHADO EM MÃE DOS HOMENS, O 1º ENCONTRO DA CATEQUESE  COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, PADRINHOS E INTRODUTORES,  SOMANDO 54 PESSOAS DAS COMUNIDADES DE : MÃE DOS HOMENS, SÍTIO DA LUZ, EMILIANO,SÃO DOMINGOS, SANTA CLARA,  RIBEIRÃO E AÇUDE, QUE JUNTAS ABRIRAM A BOCA E O CORAÇÃO PARA PROFESSAREM A FÉ.
COM A GRAÇA DE DEUS E A INTERSEÇÃO DE MARIA,  FOI MUITO PROVEITOSO O ENCONTRO, POIS ESTUDAMOS A  PORTA FIDEI Nº 10. COM ESSE ESTUDO, NÓS ENTENDEMOS QUE QUANDO REZAMOS O CREIO É PORQUE ACREDITAMOS NA DOUTRINA DE NOSSA IGREJA E TEMOS FÉ NO  QUE CREMOS.   O APÓSTOLO PAULO  NOS LEVA A ENTENDER QUE TEMOS DE PROFESSAR A NOSSA FÉ E  DARMOS TESTEMUNHO DO QUE ACREDITAMOS, POIS A FÉ É QUE NOS MODIFICA E TRANSFORMA A NOSSA VIDA, NOS MOSTRANDO O CAMINHO CERTO A SEGUIR.



















                                                                                      Maria Célia Oliveira Fróis 

Parabéns, Célia e Creusa, demais coordenadores e a todos das comunidades: Mãe dos Homens, Sítio da Luz, Emiliano, São Domingos, Santa Clara, Ribeirão e Açude!
Que Deus abençoe a todos!

Obs.: As datas das fotos não coincidem com a data do encontro. Esqueceram de atualizar a data na máquina.

                                      Mais fotos:  Celebração de Entrega das Orações:



































Deus seja louvado, hoje e sempre!