6 de setembro de 2013

Iniciação Eucarística nas comunidades do Milô e Aod Pereira





Aconteceu dia 04 de setembro, a Iniciação Eucarística de 38 crianças e adolescentes das duas comunidades  Milô e Aod Pereira que foram catequizadas pelas catequistas:  Maria Inês, Marizilda, Nayara e Rosinália. Padre João Carlos presidiu a Celebração Eucarística que ficou simples e bonita.
Ao final, Pe.João homenageou as catequistas e parabenizou as crianças pela linda participação. Ele disse que era a primeira vez que ele presenciou crianças cantando (e bonito) durante a celebração.
Realmente, estava lindo! A  capela estava bonita, pois estava repleta de fiéis, que ali estavam celebrando um dia  tão importante na vida das crianças e familiares.
                                Parabéns a todos!

























2 de setembro de 2013

SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA



SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA
SUGESTÕES PARA A LEITURA ORANTE FEITA EM GRUPO

“JESUS apresentou-se no meio deles e disse: ‘A Paz esteja com vocês!’ Em seguida, abriu-lhes a mente pra que entendessem a Escritura.”  E disse ainda: “O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse.  Ele vos conduzirá aa verdade plena” Lc24,36.45; Jo14,26;16.13.

1.      Acolhida, oração


·        Acolhida e breve partilha das expectativas
·        Oração inicial, invocando a luz do Espírito Santo.
2.      Leitura do texto
·        Leitura lenta e atenta, seguida por um momento de silêncio.
·        Ficar calado, para que a Palavra possa calar em nós.
·        Repetir o texto em mutirão, tentando lembrar tudo que foi lido.

3.      O sentido do texto
·        Trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto.
·        Se necessário, ler novamente e esclarecer-se mutuamente.
·        Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi ouvido.
4.      O sentido para nós.
·          Ruminar o texto e descobrir o seu sentido atual.
·          Aplicar o sentido do texto à situação que vive.
·          Alargar o sentido, ligando-o com outros textos da Bíblia.
·          Situar o texto no Plano de DEUS que se realiza na história.
5.      Rezar o texto
·          Ler de novo o texto com toda a atenção
·          Momento de silêncio para preparar a resposta a DEUS.
·          Rezar o texto, partilhando as luzes e forças recebidas.
6.      Contemplar, comprometer-se
·     Expressar o compromisso a que a Leitura Orante nos levou.
·     Resumir tudo numa frase para levar consigo durante o dia.

Todos elevaram a voz a DEUS: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo que existe neles. Por meio do Espírito Santo disseste por meio do teu servo Davi, nosso pai: ‘Por que se amotinam as nações,  e os povos planejam em vão? Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’.  Agora, Senhor , olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra”. Quando terminaram a oração, estremeceu o lugar em que estavam reunidos.  Todos, então ficaram cheios do Espírito Santo e, com coragem, anunciavam a Palavra de DEUS. At4, 24-31

Roberto Magno

Joanésia-MG

1 de setembro de 2013

Iniciação Eucarística de crianças na Paróquia São Miguel


Aconteceu na Catedral, no  sábado 31 de agosto, a Iniciação Eucarística de 51 crianças e pré-adolescentes, turminha preparada pelo casal de catequistas Cássio e Simone. A celebração foi presidida  por Dom Jeremias . Antes da celebração, Pe Saint Clair dirigiu algumas palavras à assembleia , falando da alegria dessa festa e agradecendo e parabenizando ao Cássio, Simone e também ao filho do casal Cássio Filho, que também oferece a sua contribuição, auxiliando aos pais na missão de evangelizar. Em sua homilia, Dom Jeremias falou às crianças que o batismo delas foi um presente de seus pais para elas, quando foi plantada nelas a sementinha da fé. Ele falou aos pais sobre a responsabilidade deles em continuarem o que foi iniciado. 

 Ao final da Celebração, Dom Jeremias parabenizou  às crianças  e disse-lhes para continuarem participando das celebrações eucarísticas. Agradeceu  aos catequistas e  a todos os leigos (homens e mulheres) empenhados no projeto de evangelização da Diocese.