13 de julho de 2018

Deus se revela e nos desperta para vê-lo _ Resumo do Roteiro de Grupo de Reflexão

Sequência dos resumos do mês de março.

Um dia, uma linda e doce menina chamada Vânia contou-nos que quando criança, ganhou uma formosa boneca. Era a sua primeira boneca. Ficou muito feliz. Seus olhos brilhavam e o sorriso entornava pelo canto da boca. Disse que toda pessoa que chegava à sua casa, ela a tomava pela mão e a conduzir até seu quarto,  onde estava a boneca, para apresentar o presente.

 Quando experimentamos uma alegria muito grande,  temos  necessidade de compartilhá-la. Quando passamos por uma experiência profunda, encantadora, "forte demais"  logo ficamos fascinados, e queremos entender melhor o que está acontecendo. Necessitamos disso, pois nosso coração fica inquieto. É isso que aconteceu com a Samaritana, ao descobrir que presente lindo ela encontrou,  na beira do poço. 


Jesus se revelou a ela. (A revelação  é um passo importante para iniciação à vida cristã). 

 Através daquela palavra de Jesus ( João 4, 26) "Sou eu que estou falando contigo", percebemos que Ele se revela à Samaritana e também a cada um de nós, hoje. 

Quando Jesus se revela, Ele lança luzes sobre nós e também nos mostra quem somos. Isto aconteceu com a Samaritana e também acontece  com cada um de nós, que se aproxima de sua Luz.

Jesus se revela, se mostra para a mulher Samaritana, como sendo o Messias, isto é, o Cristo, o Deus que nos salva, a água viva que nos sacia,  para não termos mais sede . Deus se mostra a nós e, ao fazer isso, também mostra quem nós somos . Foi isto que aconteceu com a Samaritana.  Depois que Jesus se revelou, ela também foi revelada,  mostrada. Ela foi apresentada como uma mulher de" muitos maridos", ou seja a Samaritana , que representa todo o seu povo, estava sendo infiel ao único esposo,  que é Cristo. Dizer que tinha muitos maridos simboliza que estavam adorando outros deuses. 

Nosso  processo de iniciação à vida cristã é parecido com essa experiência do encontro,  que a Samaritana fez com Jesus . Ele nos mostra quem somos e quando estamos adorando a outros deuses, e não ao Pai, em espírito e verdade.

 A Samaritana descobriu que Jesus não a condenava. Ele abre nossos olhos para andarmos pelo caminho certo. Jesus a faz saber que ela pode ser incluída entre os adoradores, que o Pai procura . Deus Pai deseja encontrá-la. As duas frases pronunciadas por Jesus dizem tudo: " Sou eu que estou falando contigo". Esse versículo mostra o ápice do encontro da Samaritana com Jesus. Antes a Samaritana falava do Messias e agora ela descobre que fala diretamente com Ele, em pessoa. O que antes era esperança mal definida, agora é presença, é pessoa encontrada.

Depois que Jesus se revelou à Samaritana,  como o Messias,  a fonte de água viva, o Caminho a Verdade  e a Vida, e ela ficou tão encantada, por estar falando diretamente com o Filho de Deus, que foi correndo até a cidade da Samaria, contar aos outros habitantes. 
(O anúncio, outro passo importante no processo de iniciação à vida cristã)
Aqui acontece a experiência do anúncio.



É isso que o missionário faz! Conta a sua experiência de encontro com Jesus, para as pessoas da sua família e vizinhos.

" Venham e verão um homem que me disse tudo que eu fiz. 
Esse é o convite que o Missionário faz: 



Vinde ver! 
E, às vezes interroga, colocando o mistério que sentiu: Não será Ele o Cristo? Esta dúvida suscita nela a Esperança. 




O Diálogo que nos leva a conhecer Jesus - Resumo do Roteiro de Grupo de Reflexão

Sequência dos resumos . Roteiro do mês de março.

 Diálogo lembra palavra. E Palavra nos lembra a Bíblia e a Bíblia nos leva a conhecer Jesus e a amar o irmão e a irmã .

 O diálogo, com e sobre Jesus, muda nossas vida. Transforma-nos em pessoas generosas e comprometidas com a sua causa.

 Jesus quer se dar a conhecer. Ele se aproxima e  inicia o diálogo com a Samaritana. A Samaritana sabia que o Messias viria um dia,  mas não o conhecia. Sua compreensão sobre Jesus vai se dando aos poucos, de forma gradativa. A experiência de conhecer Jesus marcou e transformou sua vida. A água que Jesus dá é a sua própria Palavra, cheia de sabedoria divina. É, por meio da vida cristã,  que guardamos  esta preciosa Palavra que nos levará à vida eterna. 

"Nosso amado Papa Francisco tem-nos instigado a sermos uma igreja em saída. 



Porém, se nós não estamos conseguindo evangelizar os que vêm até nós, como podemos ser uma Igreja em saída? E aquelas pessoas que nos procuram na hora do Sacramento,  mas nunca  assumem a vida cristã? A criança participa da catequese de iniciação à Vida Eucarística e, depois, da catequese crismal; e muitos se afastam da Igreja. Depois, volta e participam da preparação para o matrimônio, se casam e novamente se afastam. Daí veem os filhos. Novamente, mais um "cursinho" para o Batismo! E ficamos na angústia de novamente, vermos aquela família afastada. 
Será que  a nossa ação pastoral e o nosso testemunho,  os encantam pela pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo?" 


Assumir a vida cristã é um processo.




 Não se torna Cristão de uma hora para outra. É necessário muito diálogo, para se chegar ao conhecimento da pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. O diálogo de Jesus com a Samaritana nos mostra isso. Ela se interessa na conversa, mas sua compreensão é gradativa. 

Sobre as coisas de Deus, nunca saberemos tudo. 
Somos eternos aprendizes na comunidade.




A experiência, que a Samaritana fez com Jesus, mudou a vida dela. Os maridos dela representam as idolatrias da religião, praticada em Samaria . Os samaritanos, sem se perceberem, se distanciaram do Deus verdadeiro. O fato deles cultuarem um deus, significa que procuraram saciar suas sedes.
 Mas, somente em Jesus,  encontraram esta vida nova.

   O verdadeiro Cristão é aquele que pratica as obras da Luz: em sua família, na comunidade e no mundo.