25 de agosto de 2012

Ser Catequista é uma conquista!


SER CATEQUISTA É UMA CONQUISTA.”

É ser escolhido(a) por Deus, entre muitos batizados, a fazer acontecer o seu Reino, aqui e agora.
“O catequista nasce da exuberância da felicidade. E por isso mesmo, quando perguntados sobre o que fazem numa comunidade, os catequistas deveriam ter a coragem para dar a absurda resposta: “Sou um pastor da alegria...” e um pedagogo de Deus.
Parabéns, catequista, pela sua nobre missão!

Equipe de Coordenação Diocesana de catequese. 

22 de agosto de 2012

Parabéns Catequista!


Ser Catequista!


Educar é mandato sublime, seja em qual for a área do conhecimento humano. Já instruir na fé é ministério sagrado, reservado a seres especiais. Assim se constitui a missão do(a) catequista. Voz da Igreja que parte, amplia e reparte o alcance do anúncio libertador. Pessoa de abdicação, inserida no seu tempo, atualizada. Estrategista que encontra tempo e disposição de se colocar a serviço. Malabarista equilibrador de trabalho, família e Igreja. Acrobata que se sustenta nas finas cordas das labutas diárias, amparado por uma força maior, causando suspiros nervosos e aplausos no final. Agricultor cujo cultivo são as amizades, cuidadas com fineza nos gestos e regadas pela delicadeza materna no trato, anunciadores e reveladores do amor Criador. Matemático prático que se divide e multiplica, dando conta de reuniões, encontros, planejamentos, estudos e infindáveis documentos eclesiais. Artista talentoso interpretador de vários papéis, sendo pai, mãe, médico, escritor, cantor, animador, palhaço, terapeuta, diretor espiritual e tantos quantos forem necessários.

De forma bem resumida, o catequista é isso! Mas ser catequista é muito mais! É apresentar a boa nova a mentes e corações sedentos do Eterno. Apaixonar-se pela vida e pelo seu ministério, saboreando o banquete da partilha e temperando com generosas pitadas do Sagrado a vida de sua gente. Fazer com que nos reconheçamos filhos amados, descortinando um horizonte no qual nos percebemos participantes de uma mesma e grande família. Despertar a co-responsabilidade, sentimento e atitude impulsionadora ao cuidado com o próximo, o planeta. Polir o espelho de nossa existência, embaçado pela modernidade egoísta, deixando-nos enxergar nossa imagem no outro, semelhante que nos instiga a ser melhores. Fazer experienciar que o Sublime se “gentificou”, dignificando nossa espécie, na certeza da possibilidade de santificarmos a humanidade, eternizando o oculto numa aparência passageira. É ser profeta, enxergar além, garimpar a presença de Deus nas labutas humanas, apontar com segurança, criatividade e ousadia o Caminho que nos leva ao Pai.

Enfim, ser catequista é, acima de tudo, ser “ser-humano” obediente ao projeto do Pai, ser cristão consciente de sua missão de espalhar a Boa Nova do Reino a todas as criaturas.

Pe. Marlone Pedrosa
Comissão Bíblico-Catequética da Diocese de Caratinga-MG
Da Revista Online Catequese Hoje

21 de agosto de 2012

Homenagem aos Catequistas da Diocese de Guanhães



Agradecemos a colaboração do Roberto Magno de Joanésia pelo envio da mensagem aos catequistas da Diocese de Guanhães e convidamos você para nos enviar materiais sobre a catequese (artigos, notícias, mensagens, eventos, fotos, etc.) através do e-mail catequesediocesedeguanhaes@gmail.com



Paz e bem!

19 de agosto de 2012

Quantas emoções!!! Posse de Dom Jeremias!



Mensagem da Edelveis, a Dom Jeremias, em nome dos leigos da Diocese.

"Bom dia a todos!

Autoridades presentes, civis, religiosas,seminaristas, leigos consagrados, irmãs e irmãos leigos, Dom Jeremias!

Nossa diocese, embora tão nova, já passou por altos e baixos, momentos de tristeza e grandes alegrias. Para se tornar diocese em 1986, a caminhada não foi fácil, não houve um preparo inicial e não tínhamos experiência. Quando um bispo também recém-sagrado chegou, nem residência episcopal havia para ele, que foi abrigado na casa paroquial. Mas Guanhães é uma Diocese abençoada. Tivemos o privilégio de ter como primeiro bispo Dom Antônio Felippe da Cunha, que com simplicidade e com a “Presteza de Maria”, como um índio corredor (Guanhanhã), chegou e foi plantando as sementes, organizando as pastorais, anunciando, denunciando e incentivando a luta pela causa do Reino e a evangélica opção preferencial pelos excluídos. Após sua saída, seu falecimento, pudemos constatar que “por aqui realmente passou um homem de Deus”.

Pois aqui floresceram as flores da esperança e nossa fé se fortaleceu. Era o ano de 1995, e nós uma diocese ainda criança estávamos sem Bispo. Mais uma vez, pela providência divina, recebemos a ajuda de Dom José Heleno e padre Saint Clair, então administrador diocesano. Assim, continuamos caminhando e sonhando com a chegada de um novo pastor. Então recebemos ”Deus conosco Emanuel,” que a serviço da misericórdia continuou os trabalhos iniciados com dedicação e amor. Dom Emanuel foi um pai, amigo e irmão, sempre sensível às lutas e dificuldades deste povo. Profundamente fiel ao projeto do Reino, ele fez com que nos tornássemos mais conscientes e por que não dizer, ousados.

Ficamos novamente órfãos, porém com mais maturidade. Construímos juntos o plano pastoral para ação evangelizadora, graças ao empenho de monsenhor Marcello, juntamente com os agentes de pastoral e a equipe de animação da ação evangelizadora, enfim todos conseguimos fazer uma parte sua parte e assim, os trabalhos foram acontecendo. Desta vez não demorou tanto... e Deus novamente nos privilegia enviando-nos Dom Jeremias Antônio de Jesus, vindo da terra da mãe Aparecida , com o anseio de que a vontade do Pai seja feita em sua vida e em seu pastoreio.

Dom Jeremias, é com imensa felicidade e muita esperança, que nós leigos, juntamente com o clero seminaristas e religiosas o acolhemos com todo carinho. Em sua primeira entrevista à Rádio Vida Nova FM, o senhor disse que sua sagração tinha sido um presente de aniversário que o santo Padre lhe dera. E no dia quatro, o senhor reafirmou que Guanhães é um presente de Deus. Pois digo-lhe que presenteada foi nossa Diocese. Mais uma vez recebemos um grande presente de Deus. Sua chegada aqui nos faz cantar.

Sabemos que há muito trabalho e muitos desafios em nossa cidade e em nossa Diocese. Já sabemos também de seu desejo em exercer com alegria e solicitude o pastoreio, aqui, onde Deus o está plantando. Preciso dizer-lhe que queremos caminhar junto com o Senhor, somar como cristãos participativos e atuantes. Conte conosco e saiba, que o senhor já mora em nosso coração e desde que seu nome foi anunciado, o senhor não deixou e não mais deixará de contar jamais com nossas orações.

Sabemos enfim que, "pode a tristeza durar até o anoitecer, mas a alegria sempre vem ao amanhecer." Assim, se hoje a alegria inunda nossos corações é por que sabemos que na alegria ou na tristeza, sempre seremos uma Diocese bem pastoreada e cheia da graça de Deus.

Seja muito bem vindo, Dom Jeremias!"