14 de janeiro de 2017

Catequese com jovens e adultos marca conclusão da Especialização no IRPAC



Nos últimos dias da Especialização em Catequética, que se encerrou no sábado, dia 14 de janeiro, no Instituto Regional de Pastoral Catequética – IRPAC, o IV módulo refletiu sobre Catequese com jovens e adultos, sob orientação das professoras Marlene e Suzane. Através de um apanhado histórico, antropológico e eclesial, buscou-se compreender a realidade do jovem e do adulto que se sente chamado a uma experiência nova com Jesus através da vivência cristã na comunidade. Por meio da catequese renovada com inspiração catecumenal, a Igreja deve acolher, acompanhar e ajudar esses irmãos e irmãs no processo de amadurecimento na fé, configurando suas vidas à vida de Jesus, nosso mestre e nosso irmão.  Tal catequese não deve ser sacramentalista-doutrinal, mas deve priorizar pela vivência, dinâmica e criatividade, para que os catequizandos sintam-se como parte do processo catequético e se apaixonem pela vida comunitária da fé, à luz da Palavra e da Eucaristia. Além das aulas, a conclusão dos trabalhos no IRPAC foi marcada pela Celebração Eucarística, na qual, os estudantes do IV módulo renderam graças a Deus pela conclusão do curso. O seminarista André Lomba, representante da diocese de Guanhães, foi um dos concluintes da Especialização em Catequética. 
Seminarista André Lomba

 Segundo o seminarista, participar do IRPAC é uma excelente oportunidade de amadurecimento na fé, à luz da Palavra de Deus, da pessoa de Jesus e do pensar teológico da Igreja; é uma experiência vivencial, interativa e criativa que humaniza os catequistas na dinâmica da catequese renovada com inspiração catecumenal.








        

13 de janeiro de 2017

Disciplina: Fé e seguimento - II Módulo - IRPAC - Especialização em Catequética

            Professor: Edward Neves M. B. Guimarães    
          O desafio deste conteúdo é fazer com que a catequese compreenda o sentido da fé cristã (fé de Jesus de Nazaré e fé em Jesus Cristo) e do seguimento do Profeta da Galileia. E a missão da catequese é confiar na presença atuante do Espírito Santo. Evangelizar, seduzir e encantar pela alegria do testemunho coerente do que é anunciado; provocar pela beleza do anúncio do Evangelho e do entusiasmo no catequizando.  A fé trata-se basicamente do ato de confiar e entregar-se, concretizado por quem tem radical ( de raiz) abertura para a transcendência ( capacidade de ir além da pura materialidade da vida e do tempo presente) e é portador de "dimensão espiritual", realidade que nos faz sedentos de infinito amor.  O seguimento trata-se em sentido estrito, da opção ou escolha de organizar a própria vida a partir de uma tomada de decisão livre e consciente: "algo"(uma ideia) ou alguém (uma pessoa) por meio de um caminho e com o objetivo de chegar em determinado lugar.            Narrar o fato cristão na catequese não é tarefa fácil, mas é necessário ir desconstruindo as imagens equivocadas de Jesus para encontrar-se com o mistério amoroso de Deus. Urge buscar compreender, de modo novo, a relação entre a humanidade e a divindade em Jesus; não há abismo intransponível, mas relação de amor. Jesus não morreu fracassado e nem abandonado por Deus. A ressurreição, experiência de fé surpreendente e transformadora, lançou luz sobre a identidade última de Jesus. Trata-se, então, de oportunizar ou promover o encontro de fé ( pessoal e comunitário)  com Deus Emanuel.                 É preciso alimentar o desejo de discenir e fazer a vontade de Deus, comprometer-se com o serviço do reino. Recuperar o sentido libertador da Eucaristia e da centralidade da Palavra: investir na alfabetização da linguagem religiosa, cultivar a intimidade com os textos narrativos sagrados e discenir, iluminado pelo espírito, os sinais dos tempos e a vontade de Deus para a nossa vida.                                   A humanidade de Jesus é caminho para Deus e deve ser a busca e meta diária de cada cristão. Ser como Ele, é o desafio de cada cristão.
                                                         Vera Pimenta







12 de janeiro de 2017

Catequese e Pessoas com Deficiência - IV Módulo - IRPAC - Especialização em Catequética



Na tarde desta quinta feira, dia 12 de janeiro, foram concluídas as aulas de Catequese e Pessoas com Deficiência, trabalhadas pela professora Célia Ricardino M. Pereira, no Instituto Regional de Pastoral Catequética. Essa disciplina visa trazer para o centro da reflexão teológica e catequética os irmãos e irmãs “que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. As diversas barreiras da sociedade ao interagirem com estas pessoas podem obstruir sua participação social plena e efetiva, em igualdade de condições com as demais pessoas”, pontuou Célia. As comunidades devem assumir atitudes de acolhida e inclusão dos deficientes, quer nos espaços físicos (salões paroquiais, igrejas, etc.), quer nas celebrações e reflexões, com uma linguagem que proporcione o protagonismo dessas pessoas que muitas vezes são vitimas de exclusão e preconceitos. “Acolhendo as pessoas com deficiência nos meios eclesiais, suscitar-se-ia o florescer dos debates teológicos sobre a questão da inclusão, oferecendo meios para as pessoas com deficiência ou não, serem mais humanas. Ser uma Igreja inclusiva não é uma opção que escolhemos, mas é uma característica essencial para a Igreja que segue o modelo de Jesus.”   
                                         Seminarista André Lomba  






11 de janeiro de 2017

Catequese Narrativa - II Módulo - IRPAC - Especialização em Cateqúética

                    Professora: Zuleica Aparecida Silvano
     Este conteúdo teve como objetivo apresentar a fé cristã que nasce de uma experiência de Deus no encontro com o Senhor Ressuscitado e procurar inspiração para a catequese narrativa na estrutura narrativa dos evangelhos, sobretudo do Evangelho segundo Marcos. O curso se desenvolveu em torno dos seguintes polos: a análise narrativa de textos bíblicos, o que é evangelizar segundo o Novo Testamento, o caráter narrativo da evangelização e o que é experiência de Deus no encontro com Jesus Cristo Crucificado e Senhor Ressuscitado, tendo como centralidade, portanto o Mistério Pascal. Neste sentido, foi abordado, também, a linguagem teológica e a experiência de Deus na catequese, a revelação da figura histórica de Jesus e a fé na presença do Senhor ressuscitado nos evangelhos, priorizando o Evangelho segundo Marcos. Foi proposto também algumas atividades de como trabalhar a narração na catequese e a prática do Bibliodrama. Abriu-nos os horizontes para que pudéssemos ler as entrelinhas, como também identificar os elementos da narrativa no texto bíblico.
                                                                                                             Vera Pimenta

























9 de janeiro de 2017

Moral Social e Ecológica - IV Módulo - segunda dia 09 de janeiro



Encerraram-se, hoje, as aulas de Moral Social e Ecológica, lecionadas pelo professor Pe. Dejair Rossi, para a turma do IV módulo, no Instituto Regional de Pastoral Catequética – IRPAC. As reflexões resultam do esforço da Igreja em apresentar propostas de ações voltadas para o bem comum e para a dignidade humana, não se reduzindo as ideologias dos sistemas econômicos como o capitalismo e o socialismo, mas fundamentando na verdade do Evangelho de Jesus. Chama-se Doutrina Social da Igreja o conjunto de reflexões em encíclicas elaboradas por Papas desde 1891, quando foi publicada a Rerum Novarum, do Papa Leão XIII. Porém, hoje prefere-se o uso do termo Moral Social e Ecológica, pois facilita o diálogo com pessoas e instituições que não seguem propriamente a doutrina católica. A preocupação com o social, com o bem comum, com a vida do planeta, não se limita aos cristãos católicos, mas é um tema debatido por todos os homens e mulheres de boa vontade. A Igreja, sobretudo, no século XX, em um contexto histórico-político marcado por duas grandes guerras e pela Guerra Fria, se preocupou em chamar a sociedade para a formação da consciência diante das situações de exploração e desumanização em vista dos interesses ideológicos do capitalismo ou do socialismo. É urgente, pois, uma consciência livre e madura, capaz de priorizar sempre o cuidado com a vida e com a dignidade de toda a obra criada. 
                                                                     Seminarista André Luís 
                                                                                         


   S

Catequese e Liturgia - Pe Vanildo - Módulo II - Segunda-09 de janeiro

                    Hoje, concluímos o estudo do conteúdo Catequese e Liturgia, duas faces do mesmo mistério. A catequese e a liturgia são conteúdos desvinculados na prática catequética. Conseguir interação entre elas, é um desafio. Faz-se necessário olhar o mistério pascal celebrado, olhar a liturgia como transmissão da fé. Juntar catequese e liturgia em um único processo de vivência do Mistério Pascal de Jesus Cristo, fazendo arder o nosso coração. A catequese e a liturgia estão a serviço do amadurecimento de nossa fé e do sustento à nossa caminhada. Uma e outra, bem articuladas, concorrem para uma inserção do Cristo peregrino no Centro do Mistério que impulsiona para a missão. Segundo  Pe Vanildo é preciso  questionarmos: por onde começar a tarefa de ressignificação de nossas experiências nos campos catequéticos e litúrgicos? É possível dar um novo sentido ao nosso trabalho, percebendo a profundidade do ministério que o Senhor confiou a nós?    É preciso formação de nossos catequistas e agentes de pastoral e que todos se conscientizem disto. Buscar uma nova postura pessoal, uma mudança comunitária, um jeito cm novo de entender e celebrar a fé com verdadeira adesão a Jesus Cristo e apresentá-Lo aos catequizandos com leveza, delicadeza, com encontros lúdicos e celebrativos de forma a promover  o processo iniciático.         
  Para que pudéssemos vivenciar tudo que estudamos ,pela manhã tivemos um momento maravilhoso de oração, um verdadeiro encontro com o ressuscitado.  "Ninguém ama aquilo que não conhece".                  
        No domingo assistimos a dois filmes: A festa de Babette e O Jarro com um olhar voltado para o conteúdo estudado e logo após foi feito um plenário. À noite para relaxar, descontrair e repor as energias para dar continuidade à semana, participamos de uma aula de biodança.

                                                          Vera Pimenta







             

8 de janeiro de 2017

Os festejos dos 30 anos do IRPAC -

              É costume iniciarmos o dia com a Celebração Eucarística e logo após oração em cada módulo. Como neste dia comemorou-se os 30 anos do IRPAC, nos reunimos com todos os módulos na Capela e Pe Vanildo conduziu este momento marcante e profundo, fazendo memória da caminhada. À noite, festejando os 30 anos de IRPAC, tivemos a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo assessor D. Emanuel e concelebrada pelos padres presentese o seminarista de nossa Diocese André Lomba servindo o altar. Fomos agraciados com a presença de nossas coordenadoras diocesanas _ Edelveis e Eliana _ as catequistas _ Madalena e Genésia e do Pe João Gomes. A coordenadora Lucimara mostrou-nos o vídeo sobre a trajetória deste processo de formação para catequistas e os vários desafios enfrentados para que se chegasse à Especiliaçao Catequética. Agradecemos a todos que se empenharam para que nós, desta diocese, fizéssemos parte desta história.

                                                      Vera Pimenta