25 de outubro de 2013

Formação de catequistas em São João Evangelista.

Tivemos um encontro de formação, no dia 19/10/2013, com o tema " A Missão Profética do Catequista". Estiveram presentes catequistas da Zona Rural e Urbana. Foi muito bacana, por isso, gostaria de compartilhar com todos os coordenadores de catequese da nossa Diocese.  Foi um encontro muito bacana! Contamos com a presença do Pe. Hermes e do Alyson do ABC Consultoria.
Iniciamos nosso dia de espiritualidade às 9:00 h com a presença do Pe Hermes, que esteve conosco até as 11:00 h. Pe Hermes nos proporcionou momentos de muito diálogo e reflexão sobre a nossa caminhada como catequistas. Foi realmente uma manhã de reflexão e muito diálogo quando partilhamos juntos nosso olhar  e o nosso ser catequista.
À tarde esteve presente conosco o pedagogo Alyson,que nos levou a maneira lúdica de vivermos na catequese com nossos catequizandos, foi uma tarde muito descontraída e enriquecida com brincadeiras que nos levaram à reflexão.
                                                                                      Luciene  Silva










Perfil do Coordenador da catequese

Perfil do Coordenador da catequese

O Ministério da Coordenação é o serviço que suscita e integra através de ações concretas as forças vivas da catequese: pároco, catequistas, pais, catequizandos e as outras pastorais.
Este ministério deve ser exercido com alegria, como uma fonte de espiritualidade, como um serviço em prol do Reino: animando os catequistas, abrindo novos horizontes, atualizando-se continuamente, estando em sintonia com as orientações diocesanas, criando um clima de acolhida, partilha e confiança. Desse modo, a catequese surge como luz na comunidade.
Existem diversas maneiras de exercer o ministério da coordenação. Dentre elas destacamos as seguintes:
· Coordenação centralizadora – sobressai a função. Não divide tarefas. Não confia totalmente no grupo. Normalmente uma coordenação centralizada é autoritária, por vezes distante da caminhada da catequese e dos reais problemas dos catequistas, dos catequizandos, dos pais e da comunidade cristã. Numa coordenação centralizada, com facilidade surgem os descontentamentos, as divisões, os subgrupos, o desânimo e as desistências.
· Coordenação fraterna, democrática – caracteriza-se pelo serviço pela animação, pela distribuição das tarefas, pela confiança nos catequistas, pelo amor aos pais dos catequizandos, pela vivência comunitária, pela preocupação com a formação dos catequistas, pelo relacionamento humano, afetivo, carinhoso, alegre, mesmo nos erros e nas tensões. Acolhe as sugestões, aceita com humildade as críticas, aponta sempre uma luz nas horas de tensões. Acima de tudo, elabora um projeto catequético participativo capaz de gerar um processo de educação da fé na comunidade.

Atenção coordenadores e coordenadoras! Palavras do nosso padre João Gomes: “Para o Ano que vem teremos propostas novas de trabalho e ação. O Espírito é que nos move”.

Rezemos para que nossa catequese seja sempre mais um lugar de amor e espelho de Jesus Cristo.
Roberto Magno
robertomagnum@yahoo.com.br


21 de outubro de 2013

Os jovens e a Pastoral Familiar em Peçanha.

72 jovens participaram de um encontro promovido pela pastoral familiar de Peçanha, neste domingo, 20 de outubro. A avaliação dos participantes foi positiva e com "sabor de quero mais".
Já é o segundo evento neste semestre realizado pela pastoral familiar. O primeiro foi a Semana Nacional da Família.
Parabéns aos membros envolvidos e preocupados com a FAMÍLIA.

                                                        Padre José Aparecido dos Santos