20 de setembro de 2013

DORES DE GUANHÃES CELEBROU COM JÚBILO A FESTA DE SUA PADROEIRA

  


Dores de Guanhães mais uma vez se revestiu de azul e branco para as solenidades de sua Padroeira: “NOSSA SENHORA DAS DORES”.
Com muito brilhantismo, dedicação, amor e fé e num clima de união, desprendimento e criatividade, a comunidade se reuniu e demonstrou mais uma vez o seu grande amor a “MARIA”, Virgem Mãe das Dores. Como “ELA”, a Mãe, deve estar agradecida com os filhos que tem em nossa pequenina Dores de Guanhães, “A MENINA DOS NOSSOS OLHOS”.
Com o tema central “COM MARIA VIVEMOS O ANO DA FÉ”, iniciamos a novena dia 06/09/13 com a presença do nosso bispo D. Jeremias. A animação das comunidades de Macaquinho, Sucavão, Lagoa,  abrilhantaram a celebração, concelebrada com  Padre Osmar, já bastante amado e querido por todos nós dorenses.
 O movimento das barraquinhas de Nossa Senhora  e  os leilões, alegraram a praça da cidade durante toda a novena.
Com alegria, sabedoria e entusiasmo, marcaram presença e celebraram conosco: Padre Derci, Padre Adão, Padre João Evangelista, Padre Marinho, Padre Jânio, Padre José Martins e Padre Amarildo. As reflexões dos temas abordados inseridos nos Evangelhos dos dias foram partilhados com muita luz do Espírito Santo de Deus.~
Foram refletidos os seguintes temas:
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE DIRECIONA A NOVIDADE TRAZIDA POR JESUS”.”
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE LIBERTA E CONDUZ A VIDA”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE DESPERTA A AUTENTICIDADE NO SEGUIMENTO”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE DESCORTINA A PRÁTICA LEGALISTA”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ NA ORAÇÃO COTIDIANA”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ PAUTADA NAS BEM AVENTURANÇAS”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ ARRAIGADA NA PRÁTICA MISERICORDIOSA DO PAI”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE DISSIPA A CEGUEIRA”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE A PONTA PARA A CRUZ COMO INSTRUMENTO DE SALVAÇÃO”.
“COM MARIA VIVEMOS A FÉ QUE RESTABELECE A DIGNIDADE HUMANA”.
O entusiasmo e a fé fervorosa das comunidades de Areias, Belo Monte, Bocaina, Caraça, Babilônia, Córrego dos Ferros, Pião, Ressaca, Cabeceira da Vila, Vila Esperança e Sede também deram o colorido que faltava para completar e coroar o grande dia da festa.                                                                                                                                  
A cada dia, a casa da Mãe ganhava um toque diferente, especial, como também a presença marcante de dorenses ausentes e pessoas que vieram de todos os cantos, de todos os lugares, trazendo nos rostos e olhares o brilho, a alegria e a vontade de celebrar com grande fervor, as glórias de nossa Mãe, “MARIA”.
 As reflexões de cada fizeram com que a fé fosse restabelecida e fortalecida por cada participante, envolvendo crianças, jovens, adultos, deficientes, a melhor idade e....
a cada dia, aumentava mais e mais a expectativa para o tríduo em louvor ao aniversário da Mãe, 15 de setembro.
A cidade ganhava um novo visual com as faixas alusivas ao evento. A praça se alegrava com os baners e barraqueiros com suas novidades.
Celebrações animadíssimas e a casa da Mãe, já sem espaço para acolher tantos fiéis que chegavam para saudá-la.
A casa paroquial também ganhou um novo visual. Padre Derci disse: Parece até que é uma casa nova!
O sábado chegou e com ele, a procissão da bandeira de Nossa Sra. A celebração da Eucaristia, levantamento da bandeira, queima de fogos de artifício e banda de música.
Como o povo se divertiu na praça da cidade!
Tudo isto, coroado com o sorriso aberto no rosto de cada filho, de cada filha, emocionando a todos, inclusive o nosso Padre, causando choro; mas choro de alegria, emoção, pois o toque de Maria e o amor do nosso Deus foi marcante.
 No domingo,o grande e esperado dia 15 para celebrar o aniversário de nossa Mãe e Rainha. Alvorada, batizados, leilão de Bezerros, corrida rústica, culminando com a celebração da Santa Missa, Procissão da Imagem conduzida num lindo carro alegórico, decorado com a criatividade e amor dos filhos apaixonados pela Mãe.
Encerrando as festividades com uma coroação: “MARIA, MÃE DE TODOS OS HOMENS”. Nesta coroação envolvemos todos os filhos, sem nenhuma distinção. Representantes de todas as entidades, deficientes físicos, crianças de dois anos acima, adolescentes, jovens, adultos e a melhor idade.
Anjinhos vestidos de branco conduziram a coroa que passada para Padre Osmar  que coroou a Mãe com toda igreja cantando juntos. Um deficiente, em sua cama, cantou e ofertou o coração à Mãe. Um manto branco de Maria envolveu a todos que lotaram o salão naquela noite. Também participaram desta homenagem à Padroeira, o Prefeito da cidade e representantes dos vereadores.
Assim encerramos com chave de ouro a festa de nossa Padroeira em setembro/2013, quando também comemoramos as bodas de ouro de nossa “DORES DE GUANHÃES”.
Em pauta: Padre Osmar, com seu jeitinho amável, sua doçura e sabedoria, emocionado e emocionando a todos, conduziu sabiamente toda trajetória da festa.
Ele fez a diferença, porque se fez presente; acompanhando de perto, os passos das  pessoas envolvidas nos preparativos.
Sobe lidar com as diferenças. Com o querer deste e daquele. Com o jeito de ser de cada um.
Na organização da casa,  na decoração do espaço celebrativo, no leilão dos bezerros ele se fez presente.
E com o seu toque abençoado, tudo se realizou. E todos fizeram acontecer a grande festa.Uma grande homenagem à Mãe das Dores. 
Parabéns, Padre Osmar! O senhor fez a diferença.
Sendo um novo padre e a primeira festa que celebra, foi um sucesso!
Assim, ele disse-nos: Perdi noites de sono. Preocupado e questionando-me:
Como vai ser? Rezei ao Pai supremo e entreguei toda preocupação.
E assim, ouvi pessoas que chegavam falando-me: Calma padre, Vamos fazer acontecer a nossa festa. Vamos ajudar.  O senhor não está só. Conte conosco.
Agradecemos ao Pe. Osmar, à prefeitura municipal, à  equipe organizadora e aos policiais.
Trabalhar para o crescimento do reino, aqui, em nossa terra, na companhia e com o entusiasmo de padre Osmar é muito bom. É gratificante.
Parabéns, Padre! Você é 10!!!
Parabéns, a todo povo dorense!
Judith Anício Ferreira
Pela  Equipe Organizadora


Nenhum comentário:

Postar um comentário