4 de junho de 2018

CAMINHO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ - RESUMO dos Roteiros para os Grupos de Reflexão


Janeiro de 2018 : Caminho de Iniciação à Vida Cristã – Equipe do Mobon: Denilson Mariano SDN

IR AO ENCONTRO DO SENHOR
Cada uma das atitudes dos Magos nos diz muito, sobre o caminho de Iniciação à Vida Cristã. Sobre o caminho de seguimento a Jesus Cristo...

...Cada Evangelho, com um jeito próprio, quer nos ajudar a acolher melhor, o Senhor, em nossa vida e em nossa existência. O Evangelho de Mateus já inicia apontando a necessidade de buscar o Senhor, de estar em saída para o encontro  com o Senhor. O conhecimento da Palavra de Deus é o caminho necessário para uma verdadeira Iniciação à Vida Cristã, para um verdadeiro seguimento a Jesus.  Em Mateus 2, 1-12, vale destacar a atitude ativa dos Magos. Eles veem o sinal e se põem a caminho. Desinstalam-se. Saem à procura do Senhor. Buscam informações sobre o paradeiro do menino. E não descansam até encontrá-lo. Quando o encontram, oferecem a Ele o melhor de si mesmos. Por fim, descobrem um outro caminho de volta para proteger a vida do Menino. Cada uma das atitudes dos Magos nos diz muito, sobre o caminho de Iniciação à Vida Cristã. Sobre o caminho de seguimento a Jesus Cristo...



Com o Batismo, acontece um novo nascimento , o nascimento para a vida cristã, para o seguimento a Jesus Cristo.
... A exemplo dos magos, todos precisamos aprender a oferecer o que temos de melhor, no seguimento a Jesus Cristo. Com o Batismo, acontece um novo nascimento , o nascimento para a vida cristã, para o seguimento a Jesus Cristo. Mas todos sabemos que o nascimento de uma criança é cheio de preparativos. Há um longo período de gestação:  nove meses, o feto se desenvolve dentro do ventre da mãe. E, por fora, a mãe, o pai, a família, os vizinhos, todos vão tomando os cuidados necessários, tomando as providências para acolher aquele  que está iniciando a sua caminhada na vida. E ainda vai gastar um longo tempo, para que esta criança aprenda a andar, a falar, a comer com as próprias mãos, a se vestir, a se defender, a se decidir com a própria cabeça e com o próprio coração. Ou seja, ainda será um longo caminho até que ela seja ela mesma.

Infelizmente, na Igreja, muitos pensam que o mais importante é receber o Sacramento. Depois se afastam da Igreja, não frequentam mais a Comunidade.

                             

Infelizmente, na Igreja, muitos pensam que o mais importante é receber o Sacramento. Depois se afastam da Igreja, não frequentam mais a Comunidade. Imaginem, se logo depois do parto, nós abandonássemos a criança deixando-a sozinha. O Batismo é o nascimento para a vida cristã, mas a exemplo de uma criança que nasce, há ainda um longo caminho para se atingir o estatuto do ser cristão. Ou seja, há um longo caminho para que o Leigo e Leiga se tornem conscientes de sua missão, como filho ou filha de Deus, na Igreja e no mundo, assim como a criança se desenvolve no seio de uma família, cercada de cuidados e carinho, para o seu pleno desenvolvimento. A comunidade é o seio no qual se desenvolve o cristão. Sem perseverança na vida de Comunidade, não atingimos a maturidade da vida cristã. Não desenvolvemos o verdadeiro seguimento a Jesus Cristo. 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário