25 de julho de 2015

Encontro Regional de Catequese - 4º dia

Neste sábado, 25 de julho, continuando o encontro regional de catequese, Edward Guimarães falou sobre As novas diretrizes e a catequese – DGAE – 2015-2019.
A metodologia consagrada na caminhada da Igreja na América Latina é a de organizar as idéias e planejar as ações a partir de três eixos: VER-JULGAR-AGIR. Mas, desde as últimas diretrizes, nossos bispos optaram por certa inovação no método:
1.       Partir da explicitação da centralidade de Jesus Cristo.
2.       Buscar as marcas do nosso tempo.
3.       Discernir urgências para a ação evangelizadora.
4.       Indicar perspectivas de ação e de operacionalização.
As diretrizes reforçam a importância da igreja-catequese em toda a ação evangelizadora da igreja, favorecer o encontro com a pessoa de Jesus Cristo e de buscar conhecer e discernir para concretizar o diálogo com os contextos onde acontecem as ações evangelizadoras.
As 5 urgências – ser uma Igreja em:
1.       Estado permanente de missão.
2.       Casa da iniciação à vida cristã.
3.       Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.
4.       Comunidade de comunidades.
5.       A serviço da vida plena para todos.
A segunda parte do encontro, Marlene da equipe do regional, falou sobre O itinerário catequético que tem por objetivo favorecer e despertar a conversão, promover e fortalecer as atitudes de fé, fazer conhecer introdutoriamente a mensagem cristã, educar ao agir cristão.
Em síntese: quer suscitar a busca pela fé adulta, por meio da conscientização nos adultos, nos adolescentes/jovens e nas crianças.
No período da tarde, Lucimara Trevizan apresentou a análise dos relatórios das dioceses e definição de prioridades para os próximos quatro anos da caminhada catequética do regional.
Apresentado também uma síntese dos relatórios dos últimos 10 anos - 2005 a 2015.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário