11 de junho de 2018

UM ENSINAMENTO NOVO - Sequência dos resumos do Roteiro de Grupo de Reflexão


Janeiro de 2018 : Caminho de Iniciação à Vida Cristã – Equipe do Mobon: Denilson Mariano SDN

 O jeito de Jesus Evangelizar é um modelo para nossa catequese

 O jeito de Jesus Evangelizar é o modelo para nossa catequese. Ele ensinava na sinagoga do Templo, à beira do caminho, em casa, na beira do lago. Enfim evangelizava  a qualquer hora e em todo lugar. O jeito de Jesus evangelizar é pela presença, pelo testemunho, pela alegria de estar a serviço do reino do Pai. Jesus age de um jeito novo, diferente dos doutores que tinham muito conhecimento, mas não os colocavam em prática.



 Somente quem é livre pode assumir o seguimento a Jesus

 O Evangelho de Marcos Capítulo 1 Versículo 21 a 28 nos  conta que o homem estava na sinagoga, lugar de encontro da Comunidade. Lugar de estudar e celebrar a Palavra de Deus. No entanto, aquele homem estava possuído, não podia pensar  com a própria cabeça, nem decidir com a própria vontade. Estava escravizado, sua mente estava dominada. Jesus liberta esse homem para que ele possa agir por si mesmo. O primeiro milagre é fazer o homem voltar a consciência e recuperar a sua liberdade. Somente quem é livre pode assumir o seguimento a Jesus. Eis a novidade que Jesus apresenta: A Palavra de Deus é uma lei de Liberdade.



O ideal é que toda a Comunidade seja evangelizadora, responsável por iniciar outras pessoas no seguimento a Jesus Cristo

 Isto nos faz voltar a atenção para o processo de Iniciação à Vida Cristã. A comunidade toda é responsável pela evangelização e não apenas os seus ministros e dirigentes. Todo batizado deve assumir o seu compromisso de seguimento a Jesus Cristo. Faz parte deste compromisso despertar a fé em outras pessoas, motivar sempre a participação na vida da Comunidade, colaborar na catequese,participar dos grupos de reflexão, participar dos encontros de formação, envolver-se ativamente nas pastorais. O ideal é que toda a Comunidade seja evangelizadora, responsável por iniciar outras pessoas no seguimento a Jesus Cristo.
Na medida que todos se tornam corresponsáveis com ação evangelizadora, a comunidade cresce e se desenvolve

 A comunidade é como uma rede de pesca, coisa que todos conhecemos, os da roça e os da cidade. Na rede tudo está interligado. O puxão, em um lado, mexe com toda a rede. Na comunidade, se uma Pastoral ou um trabalho não vai bem, toda como toda a comunidade é prejudicada. Se a Catequese enfraquece a culpa não é só dos catequistas, mas de toda a Comunidade. Se as crianças ou os pais não se "comprometem" com a catequese dos filhos, todos somos responsáveis por ajudá-las n a caminhada da Catequese. E não apenas os catequistas. Na medida que todos se tornam corresponsáveis com ação evangelizadora, a comunidade cresce e se desenvolve .Eis o ensinamento novo que Jesus nos quer ensinar.



A reflexão da Palavra abre nossos olhos e nossa mente

 Formação constante é caminho de Iniciação à Vida Cristã ao  refletirmos a Palavra, em sintonia com o pensamento da Igreja e com a realidade da vida. A exemplo do que Jesus fez na sinagoga, as formações e os estudos  nos libertam para que possamos pensar e decidir com a nossa própria consciência e não simplesmente  pela cabeça dos outros. A reflexão da Palavra abre nossos olhos e nossa mente.



 Deus nos chama para o serviço de anúncio do evangelho e de defesa da vida.

 Que sejamos entusiasmados com nossa fé,com nossa igreja e tenhamos sempre a coragem de dizer Sim a Deus. 
Ele conta conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário