19 de janeiro de 2015

Temos a mesma disponibilidade de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta"? Temos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram? Cristo conta conosco! Missa com crianças. 2º Domingo do tempo Comum. Paróquia São Miguel.

                        
































  Missa do 2º Domingo Comum  -   Sábado  -  17/01.

Teatrinho apresentado:
(Criança que será a catequista) Oi, turma, tudo bem com vocês?
( A turma responde)   Entrem , encontre seus lugares e vamos dar início ao nosso encontro de catequese. No encontro passado, eu pedi  que vocês lessem em casa, alguns textos bíblicos que serão apresentados na missa  com as crianças, no sábado e conversassem com alguém sobre eles. Pois bem, vamos  ver:
(Criança1): Minha mãe  é catequista  e ela me explicou que após as festas natalinas, nós iniciamos os domingos do Tempo Comum, apresentando nas leituras do Evangelho, o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos. E as leituras falam do chamado de Deus.
(Criança 2 )Meu tio que é seminarista disse que na 1ª leitura,  SAMUEL, no silêncio da noite, se ENCONTRA com Deus, que o "chama".
(Criança catequista: ):Verdade! -A Vocação é sempre  uma iniciativa misteriosa  e gratuita de Deus. O Profeta torna-se profeta porque um dia escutou Deus a chamá-lo pelo NOME e a confiar-lhe uma missão.  A Voz de Deus se faz ouvir no silêncio da noite. Longe das preocupações do dia a dia, o ambiente é mais favorável para ESCUTAR os apelos e os desafios de Deus.
(Criança 2): Meu tio falou também que  Samuel não reconhece logo a voz de Deus. Só consegue após quatro vezes e com a ajuda do sacerdote Eli. Deus não desiste diante de nossa surdez... Samuel responde: "Fala, Senhor, o teu servo escuta". É a expressão de uma total disponibilidade, abertura e entrega diante dos desafios e dos apelos de Deus.
(Criança catequista):  A Vocação de Samuel  ilustra a vocação de todos nós.
(Criança 3) :Na 2ª Leitura, eu entendi que  Paulo afirma que, pelo Batismo, o cristão se ENCONTROU com Cristo e se tornou templo do Espírito Santo.
(Criança catequista): No Evangelho, temos o ENCONTRO dos PRIMEIROS DISCÍPULOS com Jesus. (Jo 1,35-42) O Texto faz parte da semana inaugural no Evangelho de João e apresenta um modelo de chamado e de seguimento de Jesus. O chamado nasce do testemunho de João Batista, a partir do qual formou-se uma corrente. Ninguém chega a Jesus sozinho...
(Criança 4 : É! Eu li e entendi que João Batista reconhece o Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus…"- Os Dois Discípulos seguem o Cristo de longe, timidamente.
(Criança catequista): Cristo vai ao encontro deles e começa o Diálogo.
O Cristão é, antes de tudo, aquele que acolhe o chamado de Deus para seguir Jesus Cristo. Esse seguimento tem um caminho a percorrer...- "O que estais procurando?" São as primeiras palavras de Jesus no evangelho de João. Nós também estamos à PROCURA de algo e de alguém...  Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus... O que estais buscando na vida?- "Mestre, onde moras?" A resposta dos discípulos é movida pelo desejo de comunhão. Os discípulos não estão interessados em teorias sobre Jesus. Querem criar laços de intimidade com ele. "Onde moras?"
(Criança 5): Minha avó me disse que Discípulo de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível  para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com ele, que é capaz de testemunhar Jesus  e de anunciá-lo aos outros irmãos.
-(Criança      ):Ah, entendi: Samuel  reconheceu a voz de Deus e acolheu prontamente... João Batista: reconheceu a presença de Cristo no meio da multidão e o indicou  como Salvador.  Os Discípulos também reconheceram a presença de Cristo, com alegria o anunciaram a seus amigos e o seguiram prontamente…Deus também nos chama e convida para fazer parte da Comunidade de Jesus...
(Criança catequista): Temos a mesma disponibilidade  de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta"? Temos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram?                                         Cristo conta conosco! Muito bem! Parabéns! Vocês fizeram um ótimo trabalho! Gostei muito! Agradeçam às mães, avó, tio pela colaboração deles, em nosso trabalho. Juntos, somos mais!
(Todos despedem e saem).


Nenhum comentário:

Postar um comentário