3 de junho de 2014

Retiro de Catequistas - Espiritualidade Cristã.

Atenção coordenador(a) de catequese,
 Segue, abaixo, sugestão de uma manhã de espiritualidade, que foi realizada com catequistas da paróquia Nossa Senhora Aparecida-Guanhães, pelo seminarista Bruno Costa Ribeiro.
Poderá ser utilizada em sua comunidade ou paróquia. É só fazer as adaptações necessárias de acordo com a realidade.

08:00h – chegada/recepção e café
08:15h – Oração Inicial (adoração)
08:45h – Primeira Palestra
Ø Tema: Espiritualidade Cristã
09:25h – reflexão em grupo
09:40h – plenário
10:50h – intervalo
11:05h – Retorno/Música/ Segunda Palestra
Ø Tema: Evangelii Gaudium: a alegria do Evangelho
11:45h – reflexão em grupo
12:00h – plenário
12:15hALMOÇO/ encerramento


HORA SANTA: DEUS, RICO EM MISERICÓRDIA.
Canto de exposição:

P – Deus é amor (1Jo 4,8). E seu amor quis manifestar-se concretamente, tornando-se Pessoa. No Coração de Jesus de Nazaré, Deus e homem, o amor criador do Pai torna-se amor redentor. Voltando-se sobretudo aos pequenos e pecadores, Jesus nos revela – com seus gestos e palavras – o coração de Deus, que nos amou primeiro (1Jo 4,19). Neste momento de adoração, louvemos a Deus-Pai, o Pastor de Israel, por sua fidelidade e misericórdia!

T – Sua misericórdia é sem limite, Seu amor-fiel é para sempre, aleluia!

L1 – Cantemos o salmo 135:

Em coro a deus louvemos: eternos é seu amor.pois Deus é admirável: eternos é seu amor. Por nós fez maravilhas, louvemos o senhor!
Fez águas, nuvens chuvas: eternos é seu amor.fez pedras, terras montes: eternos é seu amor. Por nós fez maravilhas, louvemos o senhor!
Distribuiu a vida: eternos é seu amor. Na planta, peixe e ave: eternos é seu amor. Por nós fez maravilhas, louvemos o senhor!
E fez à sua imagem: eternos é seu amor. O homem livre e forte: eternos é seu amor. Por nós fez maravilhas, louvemos o senhor!
Na história que fazemos: eternos é seu amor. Deus vai à nossa frente: eternos é seu amor. Por nós fez maravilhas, louvemos o senhor!
E quando nós pecamos: eternos é seu amor. Perdoa e fortalece: eternos é seu amor. Por nós fez maravilhas, louvemos o senhor!

T sua misericórdia é sem limite, Seu amor-fiel é para sempre, aleluia! 
(Adoração em silêncio)
P – Rezemos:
TIluminai-nos, ó Pai, com a luz de vossa Palavra, para que contemplando o Coração do vosso amor, anunciando a todos os homens a salvação que nos ofereceis. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

L2 – Ez 34,11-16 (proclamar da Bíblia)

P - Cantemos o salmo 22:
R.: Vós sois meu Pastor, ó Senhor, nada me faltará se me conduzis.
Em verdes pastagens feliz eu descansei, em vossas águas puras eu me desalterei. R.:
No vale das sombras, o mal é vão temer. Se vos tenho a meu lado, por que desfalecer? R.:
Pusestes minha mesa para o festim real. Ungistes-me a
 cabeça com óleo divinal. R.:
Transborda em minha taça um misterioso vinho, consolo e alimento ao longo do caminho. R.:
A luz e a graça vossa sem fim me seguirão. E o céu em recompensa, um dia me darão. R.:

PFaçamos um momento de silêncio para deixar que estas palavras do salmo entrem em nós. Depois quem quiser repetir uma frase ou uma palavra que mais ficou no coração, poderá fazê-lo. Em seguida, aclamemos o próprio Jesus que vai nos falar.
(Adoração em silêncio)

P – Cristo nos revela o Pai, rico em misericórdia (Ef 2,4). “Esta verdade, mais do que tema de ensino, é uma realidade que Cristo nos tornou presente. Tornar presente o Pai como amor e misericórdia, na consciência do próprio Cristo, é o ponto de aferimento fundamental da sua missão de Messias” (DM 16).
“Assim, baseando-se neste modo de manifestar a presença de Deus, que é Pai, amor e misericórdia, Jesus faz da mesma misericórdia um dos principais temas de sua pregação. Como de costume, também neste ponto ensina antes de mais nada através de parábolas” (DM 18)

L2 – Lc 15,3-7 (proclamar da Bíblia)

(Adoração em silêncio)

P – Neste momento, retomando os textos bíblicos acima, elevemos nossa voz em prece, louvor ou partilha. (tempo livre para partilha)

P – Na certeza de que Deus nos ouve e acolhe cada prece, louvemos juntos!
L1 – O Reino dos Céus é semelhante a um pastor que, notando a falta de uma ovelha, deixa as noventa e nove no aprisco e sai à procura da desgarrada. Ao encontrá-la, tomado de amor, sorri e canta de alegria! (Mt 18,12-14)
T – Nós vos louvamos, Pai querido, por vossa grande misericórdia!
L2 – Ele estava ainda longe; quando o pai o avistou, encheu-se de compaixão, correu e, abraçando-o, cobriu-o de beijos, porque seu filho, que estava morto, voltou à vida (Lc 15, 20-21.24)
T – Nós vos louvamos, Pai querido, por vossa grande misericórdia!
L1 – Jesus olhou para a pecadora e disse: Eu também não te condeno. Vai e não peques mais (Jo 8,11)
T – Nós vos louvamos, Pai querido, por vossa grande misericórdia!
L2 – Seus pecados lhe são perdoados, porque amou muito (Lc 7,47)
T – Nós vos louvamos, Pai querido, por vossa grande misericórdia!
L1 – Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso. Está escrito: Não são holocaustos o que quero, mas a misericordia (Lc 6,33; Mt 9,13).
T – Nós vos louvamos, Pai querido, por vossa grande misericórdia!
L2 – Jesus, vendo aquela gente, ficou tomado de compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor... (Mc 6, 34)
T – Nós vos louvamos, Pai querido, por vossa grande misericórdia!
(Adoração em silêncio)
PRECES:
P Irmãos, unidos a todos os que esperam com amor sua manifestação gloriosa, façamos chegar ao nosso Deus, os louvores e os clamores de toda parte, cantando:

TÓ Senhor, nesta noite santa/ Escutai nossa prece.

- Na hora da escuridão e da angústia, faze, ó Deus, brilhar sobre nós um raio da tua luz que nos oriente no teu caminho...

- Voltai, Senhor, o vosso olhar misericordioso para todos os nossos irmãos e irmãos que sofrem com a falta do pão de cada dia...

- Derrama Senhor vossa bênção sobre a vossa Igreja que se faz presente no mundo inteiro, de um modo particular sobre o nosso Papa Francisco, sobre o nosso bispo Dom Jeremias e presbíteros (em especial padre José de Pinho), afim de que eles possam conduzir com amor o vosso rebanho...

- Olhai para os nossos seminaristas, vocacionados e vocacionadas, dai-lhes perseverança para que não desanimem diante das dificuldades, nem se deixem seduzir pelas propostas do mundo, mas se mantenham fiel ao vosso chamado...

- Encorajai os nossos leigos e leigas para que sejam autênticas testemunhas do teu amor no mundo...

- Abençoai nossas famílias, para que sejam verdadeiros canais da tua bênção, testemunhando a cada dia o teu amor...
(Adoração em silêncio)
BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO

P Preparemo-nos para receber a bênção de Jesus Sacramentado, que está no meio de nós. Cantemos:

Tão sublime sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar. Venha a fé, por suplemento, os sentidos completar.
Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito exaltemos na Trindade eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém. Amém.
S - Do céu lhes destes o pão.
T - Que contém todo o sabor.
S - Deus, que neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão; concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do vosso Corpo e do vosso Sangue, que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
T - Amém.
Bendito seja Deus. Bendito seja o seu santo nome. Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro
 homem. Bendito seja o nome de Jesus. Bendito seja o seu sacratíssimo coração. Bendito seja o seu preciosíssimo sangue. Bendito seja Jesus no santíssimo sacramento do altar. Bendito seja o Espírito Santo paráclito. Bendita seja a grande mãe de Deus Maria santíssima. Bendita seja sua santa e imaculada conceição. Bendita seja sua gloriosa assunção. Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe. Bendito seja São José, seu castíssimo esposo. Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.
Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso santo padre, o papa, sobre o nosso bispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da Nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça.
Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este bispado, a paróquia em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém.
Pai nosso..., Ave, Maria..., Glória ao Pai...
ORAÇÃO VOCACIONAL:
Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os seminaristas, vocacionados e vocacionadas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder: “SIM!”. Amém.
P – Vamos em paz e saudemo-nos desejando a Paz.
(canto para abraço da paz)

CANTO : A TI MEU DEUS (SL. 25)
A Ti meu Deus, elevo meu coração,
Elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer meus passos E meu viver, meus caminhos, meus sofrer.
E a Tua bondade infinita me perdoar.
Vou ser o Teu seguidor, e Te dar o meu coração Eu quero sentir o calor de Tuas mãos.
Ao pobre, ao sofredor, vou servir e esperar.
Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão,
Cantando a nova canção de esperança e de paz.
Quero voltar aos lugares em que fiquei só.
Quero voltar lá contigo, vendo que estavas comigo.Quero sentir Teu amor a me embalar.
Cura Senhor onde eu não posso ir. (2x)
Sabes que a espada de dor entra em meu ser.
Tu me carrega nos braços, lava-me com teu abraço./ Sinto minha alma a chorar junto de Ti.
Deixam um vazio em minh’alma em meu viver.
Toma Senhor meu espaço, te entrego todo cansaço. / Quero acordar com tua paz a me aquecer.
decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás.
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.
a paz e a alegria bem perto de Ti (2x)
pois conheces a minha fraqueza e o meu coração.
Vem ensina-me a viver a vida na Tua presença,
no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.
todos querem Ti adorar, toma a tua direção.
Sim oh vem, oh Santo Espírito os espaços preencher, reverência a Tua voz vamos fazer.
Do amor de Cristo, quem nos separará?
Se Ele é por nós, quem será, quem será contra nós?Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será?
Precisa ser mudado, Senhor.
Porque tudo que há dentro do meu coração.
Precisa mais de Ti. (2x)
Onde há ofensa que dói, que eu leve o perdão, onde houver a discórdia que eu leve a união e tua paz.
Poder chegar e adentrar a tua casa
Sentar-me contigo e partilhar da mesma mesa
Te olhar, te tocar e te dizer, meu Deus, como és lindo
Te olhar, te tocar e te dizer, meu Deus, como és lindo
Sem merecer fizeste em mim tua morada
Mas ao receber-te perfeita comunhão se cria
Sou em ti, és em mim
Minh‘alma diz, meu Deus, como és lindo
Sou em ti, és em mim
Minh‘alma diz, meu Deus, como és lindo
Lauê, raraura uê rerauê, uêra uêra (como és lindo)
Larauá, Larauá... uuuuuh (como és lindo)
Te olhar nos olhos e deixar-me apaixonar
Diante de Ti pra me render ao Teu amor
Também estou aqui pra pedir perdão
Pelas almas que ainda não buscam Teu coração
Te adorar por quem não Te adora
Esperar por quem não espera em Ti
Pelos que não crêem
Presença real de Cristo Jesus
Cordeiro imolado, puro e sem mancha
O cordeiro é o filho de Deus criador
Eu Te espero, meu Senhor
O pão é o corpo de nosso Senhor
O vinho que salva e me dá coragem
O vinho é o sangue do meu redentor
Presença real de Cristo Jesus
Que sob o véu do sacramento
Contemplo a face, do meu Salvador.
O coração já bate forte ao te ver
A tua graça hoje quero receber
Sem a benção do Senhor não sei viver
Olhar o povo ao teu redor me faz lembrar
A multidão lá no caminho a te esperar
Vem, ó Santo de Israel
Passar também neste lugar
É feliz quem o adorar
É Jesus, o nosso mestre, e Rei
Bem aqui, tão perto se deixa encontrar
Diante do Rei dos reis todo joelho se dobrará

A Tua ternura Senhor, vem me abraçar.
A Ti, meu Deus, que és bom e que tens amor,
02
CANTO : CURA SENHOR
Vamos Jesus passear na minha vida.
 Cura Senhor onde dói. Cura Senhor bem aqui.
Quando a lembrança me faz adormecer.
 Tantas lembranças eu quero esquecer.
03
CANTO : TE AMAREI
Me chamaste para caminhar na vida contigo,
Te amarei, Senhor (bis),  eu só encontro 
Eu pensei muitas vezes parar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti, mas Tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido. É difícil agora viver sem saudades de Ti.
Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário,
04
CANTO :  PODES REINAR
Senhor eu sei que é Teu este lugar, 
Podes reinar, Senhor Jesus oh sim. O Teu poder teu povo sentirá.
Que bom Senhor saber que estás presente aqui, reina Senhor neste lugar. 
Visita cada irmão oh meu Senhor,
dá-lhe paz interior e razões prá Ti louvar.
Desfaz todas tristezas, incertezas, desamor,
glorifica o Teu nome oh meu Senhor.
07
/:Bendito, louvado seja:/
/:O Santíssimo Sacramento.:/
/:Os anjos adorem todos:/
/:Os santos adorem todos:/
/:Os povos adorem todos:/
/:Os astros adorem todos:/
/:Os mares adorem todos:/
/:As terras adorem todas:/
/:Os homens adorem todos:/
/:Mulheres adorem todas:/
08
/:Bendito, louvado seja:/ * /:o Santíssimo Sacramento.:/
/:Os anjos, todos os anjos:/ * /:Louvem a Deus para sempre. Amém.:/
/:Os santos, todos os santos:/ * /:Louvem ...
/:Os homens, todos os homens:/ * /:Louvem ...
/:Os astros, todos os astros:/ * /:Louvem ...
09
Vamos todos louvar juntos * o mistério do amor, * pois o preço deste mundo * foi o sangue redentor, * recebido de Maria, * que nos deu o Salvador.
Veio ao mundo por Maria, * foi por nós que ele nasceu. * Ensinou sua doutrina, * com os homens conviveu. * No final de sua vida, * um presente ele nos deu.
A Palavra do Deus vivo * transformou o vinho e o pão * no seu sangue e no seu corpo, * para a nossa salvação. * O milagre nós não vemos, * basta a fé no coração.
Tão sublime sacramento * adoremos neste altar, * pois o Antigo Testamento * deu ao Novo seu lugar. * Venha a fé por suplemento * os sentidos completar.
Ao Eterno Pai cantemos * e a Jesus, o Salvador. * Ao Espírito exaltemos, * na Trindade eterno amor. * Ao Deus uno e trino demos * a alegria do louvor. * Amém.
10
Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor, o Senhor. * Jesus Cristo é o Senhor, * glória a ti, Senhor!
Da minha vida ele é o Senhor. (3x) * Glória a ti, Senhor!
Do meu passado ele é o Senhor. (3x) * Glória a Ti, Senhor!
Do meu futuro ele é o Senhor. (3x) * Glória a Ti, Senhor!
11
GLÓRIA A JESUS na Hóstia santa, que se consagra sobre o altar. / E aos nossos olhos se levanta, para o Brasil abençoar.
Ref.: Que o santo sacramento, que é o próprio Cristo Jesus, / seja adorado e seja amado, nesta terra de Santa Cruz. (bis)
2. Glória a Jesus prisioneiro, do nosso amor a esperar / lá no sacrário o dia inteiro. Que O vamos todos procurar.
3. Glória a Jesus, Deus escondido, que vindo a nós na Comunhão. / Purificado, enriquecido deixa-nos sempre o coração.
4. Glória a Jesus na Eucaristia, cantemos todos sem cessar! Certos também que de Maria, bênçãos a Pátria há de ganhar!
12
Quem nos separará? Quem vai nos separar?
a) Nem a angústia, nem a fome, nem os erros do meu irmão; Perigo ou espada, nem toda tribulação!
b) Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, dominações,  presente ou futuro, nem  toda perseguição!
c) Nem as forças das alturas, nem as forças das profundezas; Nenhuma das criaturas, nem toda a natureza.
13
Tenho esperado este momento, tenho esperado que viesses a mim./ Tenho esperado que me fales, tenho esperado que estivesses assim./ Eu sei bem o que tens vivido, sei também que tens chorado./ Eu sei que tens sofrido, pois permaneço ao teu lado.
Ref.: Ninguém te ama como eu , ninguém te ama como eu./ Olha pra cruz esta é a minha grande prova./ Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu./ Olhe pra cruz, foi por ti, porque te amo, ninguém te ama como eu.
2. Eu sei bem o que me dizes ainda que nunca me fales./ Eu sei bem o que tens sentido ainda que nunca me reveles./ Tenho andado a teu lado, junto a ti permanecido./ Eu te levo em meus braços, pois sou teu melhor amigo
14
Renova-me, Senhor Jesus, já não quero ser igual. Renova-me, Senhor Jesus, põe em mim Teu coração. Porque tudo que há dentro de mim
15
Eu vim para que todos tenham vida que todos tenham vida plenamente!
1. Reconstrói a tua vida em comunhão, com teu Senhor reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão. Onde está o teu irmão eu estou presente nele.
2.  Quem comer o pão da vida viverá eternamente. Tenho pena deste povo que não tem o que comer, onde está um irmão com fome eu estou com fome nele.
3. Entreguei a minha vida pela salvação de todos. Reconstroi protege a vida de indefesos e inocentes. Onde morre teu irmão eu estou morrendo nele.
516 (Salmo 22/23)
Pelos prados e campinas verdejantes eu vou! * É o Senhor que me leva a descansar. * Junto às fontes de águas puras, repousantes, eu vou! * Minhas forças o Senhor vai animar!
/:Tu és, Senhor, o meu Pastor! * Por isso nada em minha vida faltará!:/
Nos caminhos mais seguros junto dele, eu vou! * E pra sempre o seu nome eu honrarei. * Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou! * Segurança sempre tenho em suas mãos!
No banquete, em sua casa, muito alegre eu vou! * Um lugar em sua mesa me preparou! * Ele unge minha fronte e me faz ser feliz * e transborda a minha taça em seu amor!
Bem à frente do inimigo, confiante eu vou. * Tenho sempre o Senhor junto de mim. * Seu cajado me protege e eu jamais temerei. * Sempre junto do Senhor eu estarei!
Co’alegria e esperança, caminhando, eu vou! * Minha vida está sempre em suas mãos. * E na casa do Senhor eu irei habitar. * E este canto para sempre irei cantar!
551
A ti, meu Deus, elevo meu coração, * elevo as minhas mãos, * meu olhar, minha voz. * A ti, meu Deus, eu quero oferecer * meus passos e meu viver, * meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar * e a tua bondade infinita, me perdoar. * Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. * Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
A ti, meu Deus, que és bom e que tens amor, * ao pobre e ao sofredor vou servir e esperar. * Em ti, Senhor, humildes se alegrarão, * cantando a nova canção * de esperança e de paz
556
Em coro a Deus louvemos, * eterno é seu amor! * Pois Deus é admirável, * eterno é seu amor!
Por nós fez maravilhas, * louvemos o Senhor!
Criou o céu e a terra, * eterno é seu amor! * Criou o sol e a lua, * eterno é seu amor!
Fez águas, nuvens, chuvas, * eterno é seu amor! * Fez pedras, terras, montes, * eterno é seu amor!
Distribuiu a vida, * eterno é seu amor! * Na planta, peixe e ave, * eterno é seu amor!
E fez à sua imagem, * eterno é seu amor! * O homem livre e forte, * eterno é seu amor!
Na história que fazemos, * eterno é seu amor! * Deus vai à nossa frente, * eterno é seu amor!
557
Eu te exaltarei, meu Deus e Rei, * por todas as gerações. * És o meu Senhor, Pai que me quer no amor.
Entoai ação de graças * e cantai um canto novo! * Aclamai a Deus Javé, * aclamai com amor e fé!
Eu vou reunir Jerusalém * pra te louvar, ó Senhor! * Te glorificar ao dar-me a tua paz!
Ao me revelar a tua lei, * as tuas mãos eu senti. * Sim, te louvarei enquanto eu existir.
558
Obrigado, Senhor, * porque és meu amigo, * porque sempre comigo * tu estás a falar. * No perfume das flores, * na harmonia das cores * e no mar que murmura * o teu nome, a rezar.
Escondido tu estás * no verde das florestas, * nas aves em festa, * no sol a brilhar. * Na sombra que abriga, * na brisa amiga, * na fonte que corre * ligeira, a cantar.
Te agradeço ainda, * porque na alegria * ou na dor de cada dia, * posso te encontrar. * Quando a dor me consome, * murmuro o teu nome * e, mesmo sofrendo, * eu posso cantar.
1105
Conheço um coração tão manso, humilde e sereno * que louva o Pai por revelar seu nome aos pequenos; * que tem o dom de amar, que sabe perdoar * e deu a vida para nos salvar.
/:Jesus, manda teu Espírito * para transformar meu coração.:/
Às vezes no meu peito bate um coração de pedra, * magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta; * não quer saber de amar nem sabe perdoar; * quer tudo e não sabe partilhar.
Lava, purifica e restaura-me de novo. * Serás o nosso Deus e nós seremos o teu povo. * Derrama sobre nós a água do amor, * o Espírito de Deus, nosso Senhor.
937
Eu quisera, * Jesus adorado, * teu sacrário de amor rodear * de almas puras, * florinhas mimosas, * perfumando teu santo altar.
O desejo * de ver-te adorado * tanto invade o meu coração, * que eu quisera * estar noite e dia * a teus pés em humilde oração.
Pelas almas, * as mais pecadoras, * eu te peço, Jesus, o perdão; * dá-lhes todo * amor e carinho, * todo o afeto do teu coração.
Pelas almas * que não te conhecem, * eu quisera, Jesus, só te amar; * e daqueles que de ti se esquecem, * as loucuras também reparar.
E se um dia, * meu Jesus amado, * meu desejo se realizar, * hei de amar-te * por todos aqueles * que, Jesus, não te querem amar.
17
Vamos adorar a deus, vamos adorar a deus ( 2x )
Vamos invocar seu
Nome. Vamos adorar a  deus.
Ele veio em minha vida, em um dia especial, trocou meu coração, por
Um novo coração. E esta é a razão porque eu digo que: vamos adorar a
Deus.
Vamos entregar a deus ( 2x ) toda a nossa vida a ele. Vamos adorar a deus.
18
Bem louvado seja o santíssimo sacramento do altar. E a virgem
Concebida sem pecado original.
2. Celebremos com fé viva este pão angelical, e a virgem concebida sem pecado original.
3. O manjar mais delicado deste solo terreal é jesus sacramentado, deus eterno e imortal.
19
Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio que eu
Leve o amor, onde houver ofensa que eu leve o perdão, onde houver
Discórdia que eu leve a união. Onde houver dúvida que eu leve a fé.
Onde houver erro que eu leve a verdade. Onde houver desespero que eu
Leve a esperança. Onde houver tristeza que eu leve a alegria. Onde houver
Trevas que eu leve a luz .
Ó mestre, fazei que eu procure mais, consolar que ser consolado,
Compreender que ser compreendido. Amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado. E é morrendo
Que se vive para a vida eterna.
92.
Cristo, quero ser instrumento de tua paz e do teu infinito amor. Onde
Houver ódio e rancor, que eu leve a concórdia, que eu leve o amor.   
2. Mesmo que haja um só coração, que duvide do bem, do amor e do mal. Quero, com firmeza anunciar a palavra que traz, a clareza da fé.
3. Onde houver erro, senhor, que eu leve a verdade, fruto de tua luz. Onde houver desespero, que eu leve a esperança, de teu nome, senhor.
4. Onde, encontrar um irmão a chorar de tristeza, sem ter voz nem vez. Quero, bem no seu coração, semear alegria pra florir gratidão.
5. Mestre, que eu saiba amar, compreender, consolar e dar sem receber. Quero, sempre mais perdoar, trabalhar na conquista, da vitória da paz.
20
Que bom, Senhor, ir ao teu encontro
Ó meu Senhor, sei que não sou nada
Lauê, rarauara uê rarauê, uêrê uêrê
22
Estou aqui pra ser amado e te amar
E confessar minhas fraquezas; sou pecador
Te amar por quem não Te ama
Eu estou aqui!!!
23
Presença real na Hóstia Santa
Eu Te adoro, eu Te louvo, eu Te amo
O pão que alimenta e dá vida eterna
Eu Te adoro...
Presença real na Hóstia Santa
24
Vem, Senhor Jesus
Vem, Senhor Jesus
É o Rei! À nossa frente está


ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

Para aquecer a conversa: O que você entende por espiritualidade? Espiritualidade só tem a ver com Igreja e com Deus?
Quando se fala em espiritualidade, está se falando da capacidade que um ser humano tem de viver voltado para as coisas do céu – ainda que pisando na areia e no pó da Terra. É possível um banqueiro ter espiritualidade, embora lide o dia inteiro com dinheiro; um jogador de futebol pode e deve ter espiritualidade; um dono de bar e de restaurante, cercado de clientes dezoito horas por dia, pode e deve ter espiritualidade.
Algumas pessoas ligam espiritualidade com silencio oração – o que também é verdade – mas espiritualidade é muito mais do que fazer silêncio, rezar e conversar com Deus é também colocar toda a vida e direcionar todos os nossos atos para Deus e para o próximo. Toda pessoa bondosa que vê a luz de Deus no outro, e que tem prazer em ajudar as pessoas, que faz um discurso, uma reflexão em torno disso, estando sempre ligada ao próximo e também ligada ao Criador, ao Pai de todos, pode se dizer que é uma pessoa espiritual. Mesmo que reze apenas meia hora por dia, é ainda uma pessoa pela de espiritualidade; uma coisa é passar o dia inteiro em oração – o que é uma forma de espiritualidade – outra é percorrer o dia inteiro os corredores de um hospital, orando pelos enfermos, atendendo-os e cuidando deles, é outra forma de espiritualidade.
A Igreja propõe que o cristão, fale com Deus, ore e medite, mas, dedique sua vida e seu tempo ao próximo. É por isso, que se fala da cruz de Cristo como exemplo da espiritualidade mais completa. É uma entrega total, feita de dois riscos:
1-     Que busca o céu, que é vertical.
2-     2- Que abraça a Terra, que é horizontal. 
A espiritualidade não está ligada apenas ao cantar e rezar olhando para o céu é também, viver ao lado dos irmãos e olhando para a Terra, e tentando melhorá-la com as benções do céu e por causa do céu. É como diz Jesus “Tudo o que fizerdes a um desses pequeninos, a mim é que tereis feito”.
É um estilo de vida inspirada no Evangelho, que procura tomar como modelo a vida de Jesus Cristo... “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20). Compromete a pessoa na sua totalidade, corpo, alma e espírito.
Espiritualidade tem muito a ver com o sentido que damos à vida, aos fatos e acontecimentos. A interpretação que damos a tudo o que vemos é fruto do tipo de espiritualidade que cultivamos. O modo como encaramos as coisas e a leitura que fazemos da realidade depende do tipo de espiritualidade que cultivamos. Isso significa que a espiritualidade influencia a maneira de enxergar o mundo e as coisas ao nosso redor. Espiritualidade vem de Espírito, ou seja, uma força que envolve todo o ser da pessoa. Assim, espiritualidade é justamente o nosso modo de perceber o "espírito" do que acontece à nossa volta. A espiritualidade nos faz entender o que há de transcendente ao nosso redor.   Na vida do cristão, a espiritualidade é a vivência da fé sob o impulso do Espírito Santo. É deixar o Espírito Santo motivar, animar, impulsionar a vida pessoal, o relacionamento com os outros, a vida da comunidade, da família. O Espírito anima, impulsiona, provoca unidade, energia e ardor.

A verdadeira espiritualidade é vivida no dia a dia de modo que as “pessoas espirituais” nada falam de sua espiritualidade, elas apenas vivem. Se alguém vive no Espírito de Deus, nós o percebemos por sua irradiação pois este não coloca no centro seu ego e nem se coloca, com sua espiritualidade acima dos outros. Uma característica importante da vida espiritual é são os frutos que se produz (1Cor 13,4ss)
Vamos comentar: Que imagens de Deus sugerem os quadros abaixo?





ESPIRITUALIDADE É:
   É descobrir a providência divina nas dificuldades diárias;
   Desde a alegria de ter nascido até a respiração que faço agora;
   É sentir Deus no abraço de uma criança;
   É ir dormir morrendo de cansaço, mas feliz por ter sentido Deus no serviço ao outro; É ver noticiários de pessoas que fazem algo bom e se alegrar com isso;
   É perguntar: Senhor, o que queres que eu faça?

ORAÇÃO É?
Gn 18, 22ss: oração é um diálogo.
«A oração é a elevação da alma para Deus ou o pedido feito a Deus de bens convenientes» (São João Damasceno)

«Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria» (Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face)

Este texto é uma síntese do que o Papa Francisco nos recorda na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium nº 76-109.
1.      Sim ao desafio de uma espiritualidade missionária:
I) É possível notar em muitos agentes evangelizadores – não obstante rezem – uma acentuação do individualismo, uma crise de identidade e um declínio do fervor. São três males que se alimentam entre si. II) A cultura mediática e alguns ambientes intelectuais transmitem, às vezes, uma acentuada desconfiança quanto à mensagem da Igreja e certo desencanto. III) Desenvolve-se um relativismo ainda mais perigoso que o doutrinal. Este relativismo prático é agir como se Deus não existisse, decidir como se os pobres não existissem, sonhar como se os outros não existissem, trabalhar como se aqueles que não receberam o anúncio não existissem.
2. Não à apatia egoísta:
I) Alguns temem que alguém os convide a realizar alguma tarefa apostólica e procuram fugir de qualquer compromisso que lhes possa roubar o tempo livre. II) O problema não está sempre no excesso de atividades, mas, sobretudo, nas atividades mal vividas, sem as motivações adequadas, sem uma espiritualidade que impregne a ação e a torne desejável. Daí que as obrigações cansem mais do que é razoável, e às vezes façam adoecer III) Desenvolve-se a psicologia do túmulo, que pouco a pouco transforma os cristãos em múmias de museu. Desiludidos com a realidade, com a Igreja ou consigo mesmos, vivem constantemente tentados a apegar-se a uma tristeza melosa, sem esperança, que se apodera do coração como «o mais precioso elixir do demônio». Chamados para iluminar e comunicar vida, acabam por se deixar cativar por coisas que só geram escuridão e cansaço interior e corroem o dinamismo apostólico.
3. Não ao pessimismo estéril
I) Os males do nosso mundo – e os da Igreja – não deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor. Vejamo-los como desafios para crescer II) Uma das tentações mais sérias que sufoca o fervor e a ousadia é a sensação de derrota que nos transforma em pessimistas lamurientos e desencantados com cara de vinagre III) Em alguns lugares, se produziu uma «desertificação» espiritual, fruto do projeto de sociedades que querem construir sem Deus ou que destroem as suas raízes cristãs.
4. Sim às relações novas geradas por Jesus Cristo
I) Sentimos o desafio de descobrir e transmitir a «mística» de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar–nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada. Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Fechar-se em si mesmo é provar o veneno amargo da imanência, e a humanidade perderá com cada opção egoísta que fizermos II) Muitos tentam escapar dos outros fechando-se na sua privacidade confortável ou no círculo reduzido dos mais íntimos, e renunciam ao realismo da dimensão social do Evangelho. Na sua encarnação, o Filho de Deus convidou-nos à revolução da ternura III) O isolamento, que é uma concretização do imanentismo, pode exprimir-se numa falsa autonomia que exclui Deus, mas pode também encontrar na religião uma forma de consumismo espiritual à medida do próprio individualismo doentio.
IV) Noutros setores da nossa sociedade, cresce o apreço por várias formas de «espiritualidade do bem-estar» sem comunidade, por uma «teologia da prosperidade» sem compromissos fraternos ou por experiências subjetivas sem rostos, que se reduzem a uma busca interior imanentista. V) Um desafio importante é mostrar que a solução nunca consistirá em escapar de uma relação pessoal e comprometida com Deus, que ao mesmo tempo nos comprometa com os outros VI) Nisto está a verdadeira cura: de fato, o modo de nos relacionarmos com os outros que, em vez de nos adoecer, nos cura é uma fraternidade mística, contemplativa, que sabe ver a grandeza sagrada do próximo, que sabe descobrir Deus em cada ser humano, que sabe tole­rar as moléstias da convivência agarrando-se ao amor de Deus, que sabe abrir o coração ao amor divino para procurar a felicidade dos outros como a procura o seu Pai bom.
5. Não ao mundanismo espiritual
I) O mundanismo espiritual, que se esconde por detrás de aparências de religiosidade e até um instrumento musical. II) Este mundanismo pode alimentar-se, so­bretudo, de duas maneiras profundamente rela­cionadas. Uma delas é o fascínio do gnosticismo [...] A outra é o neopelagianismo autorreferencial de quem, no fundo, só confia nas suas próprias forças e se sente superior aos outros por cumprir determinadas normas ou por ser irredutivelmente fiel a certo estilo católi­co próprio do passado. III) Em alguns, há um cuidado exibicionista da liturgia, da doutrina e do prestígio da Igreja, mas não se preocupam que o Evangelho adquira uma real inserção no povo fiel de Deus e nas necessidades concretas da história. IV) Em outros, o próprio mundanismo espiritual esconde-se por detrás do fascínio de poder mostrar conquistas sociais e políticas, ou numa vanglória ligada à gestão de assuntos práticos, ou numa atração pelas dinâ­micas de autoestima e de realização autorreferencial.
Também se pode traduzir em várias formas de se apresentar a si mesmo envolvido numa densa vida social cheia de viagens, reuniões, jantares, recepções. V) Quantas vezes sonhamos planos apostólicos expansionistas, meticulosos e bem traçados, típicos de generais derrotados! VI) Quem caiu neste mundanismo olha de cima e de longe, rejeita a profecia dos irmãos, desqua­lifica quem o questiona, faz ressaltar constante­mente os erros alheios e vive obcecado pela apa­rência.
6. Não à guerra entre nós
I) Alguns deixam de viver uma adesão cordial à Igreja por alimentar um espírito de contenda. Mais do que pertencer à Igreja inteira, com a sua rica diversidade, pertencem a este ou àquele grupo que se sente diferente ou especial. II) Aos cristãos de todas as comunidades do mundo, quero pedir-lhes de modo especial um testemunho de comunhão fraterna, que se torne fascinante e resplandecente. III) Por isso me dói muito comprovar como nalgumas comunidades cristãs, e mesmo entre pessoas consagradas, se dá espaço a várias for­mas de ódio, divisão, calúnia, difamação, vingança, ciúme, a desejos de impor as próprias ideias a todo o custo, e até perseguições que parecem uma implacável caça às bruxas. Quem queremos evangelizar com estes comportamentos? IV) Rezar pela pessoa com quem estamos irritados é um belo passo rumo ao amor, e é um ato de evangelização. Façamo-lo hoje mesmo. Não dei­xemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!
7. Outros desafios eclesiais
I) Excessivo clericalismo que os mantêm à margem das decisões. Apesar de se no­tar uma maior participação de muitos nos minis­térios laicais, este compromisso não se reflete na penetração dos valores cristãos no mundo social, político e econômico; limita-se muitas vezes às tarefas no seio da Igreja, sem um empenhamento real pela aplicação do Evangelho na transformação da sociedade.
II) É preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja. Porque «o gênio feminino é neces­sário em todas as expressões da vida social; por isso deve ser garantida a presença das mulheres também no âmbito do trabalho» e nos vários lugares onde se tomam as decisões importantes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais.
III) Na Igreja, as funções «não dão justificação à superioridade de uns sobre os outros». IV) Valorizar mais a participação dos jovens na Igreja. V) Promover as vocações por meio do testemunho. VI) Os idosos fornecem a memória e a sabedoria da experiência, que convida a não repetir tontamente os mesmos erros do passado. É preciso valorizá-los.

Os desafios existem para serem superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a au­dácia e a dedicação cheia de esperança. Não deixemos que nos roubem a força missionária! (Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário