26 de maio de 2013

A catequese em Paulistas

 Hoje, 26 de maio estive na Paróquia São José, em Paulistas. Chuvinha, friozinho, mas a  acolhida do Frei Geraldo, catequistas e paroquianos foi calorosa!
Cheguei antes das 8 h, para participar da Santa Missa com as catequistas e crianças. Uma celebração simples e muito bonita. Frei Geraldo com aquela calma e zelo, em tudo:  gestos,palavras e atitudes, na tentativa de catequizar as crianças e porque não dizer reeducar os adultos na fé. As crianças cantando e participando. O Evangelho foi "recontado" por uma adolescente, fazendo a narrativa, utilizando-se de símbolos e interagindo com as crianças e os presentes. Bacana!
Após a Missa, fomos para o salão paroquial e após o cafezinho, Sildes e Ivanildes assessoraram o encontro.
Utilizaram-se de cantos de acolhida, aquecimento, quebra-gelo e a dinâmica do abraço. O texto lido  João 16,12-15 foi lido e partilhado. Mais uma dinâmica foi realizada para exemplificar a ação do Espírito Santo em nós. O grupo foi dividido em pequenos grupos para estudo do Youcat. E após o plenário foi realizada uma avaliação dos mutirões que acontecem com todas as crianças.
Conheci catequistas e coordenadores das seguintes comunidades: Valérios, Santa Rita,  Cana Brava, (Sto. Antônio, Sta. Terezinha, Cônego Davino, São Sebastião, Pereiras) Nossa Senhora Aparecida, Borrachudo, Almeidas, Barbosa, Córrego Frio, Bufão, São Geraldo do Baguari, comunidade Matriz e Turvo ( com essa última citada eu fiquei emocionada: mãe e filha_ Fernanda e Rosa_ elas me disseram que a comunidade não tinha nada e que o Frei Geraldo vem dando ânimo ao lugar. Agora, já tem catequese e as celebrações eucarísticas , mesmo celebradas debaixo de uma árvore, por não terem capela. E a adolescente de apenas 12 anos, ajuda a mãe e está aprendendo a tocar violão para animar as celebrações.Olha, que maravilha!
Faltaram representantes das comunidades:Coração de Jesus, São Judas, São José, Prensa, Carvalho, Currião, Comunidade dos Afonso, Ribeirão do Bernardo e Britos.

                                                  Deus seja louvado hoje e sempre!
                                  Eliana Alvarenga.
Confira fotos :













































                                           A Fernanda  filha da Rosa(Comunidade do Turvo)







                                                  A Rosa, mãe da Fernanda (Comunidade do Turvo)

                                 
                                                        A equipe de coordenação:
       

                                           Sildes Camila de Araújo -São Geraldo do Baguari
                                                                     (33)8873-9993

                                           
Ivanildes F. Gonçalves- São Geraldo do Baguari
(33)  88741820


Helena de Fátima Reis- Paulistas
(33)3413-1446 88983416

 Francisco Pereira Pinto
88429099

Confira os vídeos:







2 comentários:

Anônimo disse...

Muito agradecida Eliana, pela presença e apoio. Que nós apossemos a cada dia da graça e força do Espírito Santo que já está dentro de cada um de nós.

Sildes Camila

Catequese Diocese de Guanhães disse...

Não há o que agradecer, Sildes!

Postar um comentário

 
Design WordPress | Desenvolvido por JAM - José Miranda | CATECOM