4 de fevereiro de 2017

Retorno da Formação de Catequistas nas Áreas catequéticas





Reiniciou-se, no dia 04 de fevereiro, a formação de catequista nas Áreas catequéticas. Neste ano, o Projeto denominado " Navegar é preciso " será desenvolvido como no ano de 2016 contando com a valiosa contribuição dos padres ou seminaristas. O tema  para o mês de fevereiro é sobre O Processo formativo - Os níveis de formação de catequistas, proposto  pela Comissão de catequese do Regional Leste 2 .
 Os encontros aconteceram em três, das outras oito áreas:

Área 3: São José do Jacuri, Coluna (Frei Lagonegro) e São Pedro do Suaçuí. Foi assessorado por Pe Jacy e aconteceu em Coluna.
 Segundo a coordenadora Irmã Aparecida (Ir Cida) foi um encontro muito proveitoso, pois Pe Jacy passou a seu modo,  de forma bastante descontraída e esclarecedora ,o conteúdo proposto pela comissão, utilizando-se do material enviado.


 Área 6: Dores de Guanhães, Senhora do Porto, Pito (N Sra Aparecida), Ferros, Carmésia.
A formação aconteceu no Pito (Paróquia N Sra Aparecida). O tema os níveis de Formação de catequistas foi desenvolvido pelas coordenadoras diocesanas Bernardina, Edelveis e Eni.
Segundo a coordenadora Madalena Santos, o conteúdo proposto foi repassado com muita segurança e conhecimento de causa pelas coordenadoras.






































Área 7: Guanhães (São Miguel), Virginópolis, Divinolândia. Aconteceu em Virginópolis e foi assessorado por Pe José Aparecido de Pinho e seminarista Allan.

Abaixo, segue o texto enviado pelo seminarista Allan:

Encontro de Formação Catequética da Área Pastoral  São Miguel.

Nesta manhã se reuniu a coordenação da catequese das Paróquias: São Miguel e Almas, N. Sra. Do Patrocínio e da Paróquia de Divinolândia, juntas formam a área pastoral 7. 

O Encontro teve como objetivo abordar temas referentes a catequese que serão elencados ao longo do ano. Hoje, por exemplo, foi abordado a relação Catequese e Palavra de Deus.
O encontro ocorreu na Paróquia de Virginópolis, no início, o pároco e vigário geral da Diocese, José Aparecido de Pinho, fez as primeiras considerações. Em seguida, o seminárista Allan apontou o método catequético dos Padres da Igreja como referência para a praxis  da transmissão da revelação de Deus na catequese de ontem e hoje. A formação aconteceu em dois momentos; primeiro foi a abordagem metodológica dos Padres; no segundo, ocorreu a práxis a partir das análises dos textos bíblicos. Desde modo, foi formado alguns grupos e cada um recebeu textos bíblicos e procurou fazer uma hermenêutica a partir dos Padres da Igreja. Temas como: Adão e Cristo; Moisés e o Novo Moisés; Eva e a Nova Eva; sacrifício de Isaac e sacrifício de Cristo, foram discutidos num plenário formado pela liderança. 
Para a Catequista Rosele, de Virginópolis, o encontro "foi muito proveitoso, pois ela pode perceber a  abordagem entre Escritura e Catequese"; já para a Catequista Lucinete, "foi interessante perceber a relação entre Adão e Jesus Cristo". Também o Catequista Rui, da comunidade rural de Boa Vista, "o encontro contribuiu para o modo de ver a Bíblia e sua aplicação na catequese". Vera, coordenadora diocesana de catequese, disse que "a abordagem feita entre Eva e Maria foi muito importante para perceber o papel da mulher na história da salvação". 

Ao final, o padre José Aparecido de Pinho fez as suas  considerações e o encontro encerrou com o almoço. 

























O Pe coordenador da catequese Osmar Batista e as coordenadoras da Comissão Diocesana agradecem de coração aos padres Jacy, José Aparecido de Pinho e ao seminarista Allan pelo apoio e trabalho prestado em prol de nossa Catequese Diocesana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário