A Arquidiocese de Belém realizou na segunda-feira (15) a abertura do Congresso Eucarístico Nacional em Belém. Estão reunidos aproximadamente 500 mil pessoas no evento que vai até o domingo (21), com um uma programação rechegada de cultos, simpósios, apresentações e shows.
Presente, neste Congresso, Dom Jeremias enviou fotos e algumas notícias para as Equipes do Catecom e do Site da Diocese.
O XVII Congresso Eucarístico Nacional tem como tema 'Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária', e como lema "Eles o reconheceram no partir do pão ". O Congresso está celebrando os 400 anos de evangelização na Amazônia e 400 anos da fundação da cidade de Belém. Na abertura o Cardeal Cláudio Humes destacou a importância de se ter um olhar especial, atento e constante para a Região Amazônica. Lembrou que o Papa Paulo VI já dissera um dia que "os olhos do Cristo estão voltados para a Amazônia ". Como Delegado Pontifício lembrou também do carinho e preocupação que o Papa Francisco tem para com essa Região do Brasil. A Amazônia necessita de Missionários e de muita atenção. Expressa e contempla, segundo Francisco, os cuidados para com a casa comum, devido a sua biodiversidade e os prejuízos que a região vem sofrendo desde há muito tempo. A Eucaristia nos convoca para esta partilha. Como Igreja todos devemos estar atentos às necessidades da Amazônia. Lembrou ainda os muitos homens e mulheres que já trabalharam e trabalham na região, os muitos homens e mulheres que já doaram a própria vida neste lugar desafiador pela causa do Evangelho.
Hoje, (dia 16) pela manhã, teve início a Jornada Pastoral pelas regiões episcopais da Arquidiocese de Belém. Dom Moacir, Arcebispo de Ribeirão Preto-SP, presidiu a Santa Eucaristia, na Região Episcopal São Vicente de Paulo, no ginásio de esportes chamado popularmente aqui de "Abacatão". Como em todas as outras celebrações, ao final do dia de hoje a Procissão e Bênção com o Santíssimo. Após a bênção Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, fez uma Catequese sobre Eucaristia e Caridade. Na Celebração Eucarística Dom Moacir refletiu o mesmo tema.
Receber Jesus na Eucaristia é comprometer- se com a partilha, com a fé, com a oração, com a comunhão e com a caridade. É um despojar- se da maldade, da divisão e do ódio. Comungar é comprometer- se com o amor e partilha. Entrar no Santuário é manifestar o seu desejo de comungar e de amor. Portanto, o desejo de viver a Caridade.
Dom Jeremias Antônio de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário