9 de junho de 2015

VI ENCONTRO NACIONAL DO CNLB


Em seus 40 anos de existência, o CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL realizou o seu VI Encontro Nacional. Reuniu suas instâncias Regionais Diocesanas, as Organizações filiadas e convidados, de acordo com o art. 12 do seu Estatuto – de 04 a 07 de junho de 2015, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista – SP.
Com o tema “Agir a partir dos Sinais dos Tempos na força do Espírito Santo”, o evento contou com leigos de todo o Brasil e também o bispo emérito de São Paulo, dom Celso Queirós e outros bispos de São Paulo, seguindo a programação:
A partir da aprovação do Regimento Interno, iniciaram-se os trabalhos. Encerrou-se o 1º dia com Missa solene de Corpus Christi, bênção do Santíssimo presidida por dom Celso Queirós.
Na sequência, desenvolvendo o tema, foram apresentadas as conferências:
·         1ª -“O momento presente e a ação do Espírito Santo” – a realidade em que vivemos, “mudança de época”, “pós-modernismo”, qual o caminho resta ao sujeito racional? Assessor: professor Dr. Jorge Cláudio;
·         2ª - “Análise conjuntural” – Assessor: professor Dr. Luiz Alberto Gómez de Souza;
·         3ª – “ Uma Igreja a partir do pobre” – Assessor: Prof. Dr. Cesar Kuzma;
·         4ª – “A importância do pensamento social da Igreja para o agir cristão” – Assessor: Professora Mestra Rosana Manzini;
·         5ª – “Sujeito eclesial: autonomia e corresponsabilidade” – Assessor: Prof. Dr. João Décio Passos.
Para cada início do dia, prepararam-se míticas, valendo-se do tema a ser estudado, sendo estas elaboradas com criatividade pelos regionais pré-determinados.
Ressaltamos a beleza da manhã de sábado, quando fizeram memória de homens e mulheres que deram sua vida pela vida do povo, presença profética a motivar a ação do organismo CNLB.
O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas de todos os regionais do Brasil. Leigos engajados, comprometidos com Reino de Deus, verdadeiros “sal e luz no mundo”.
Todos que participaram se sentiram contemplados, enriquecidos e renovados a dar continuidade em sua missão laical.
Embora não havendo o Conselho de Leigos, a Diocese de Guanhães se fez presente, somando-se ao Regional Leste II – Minas Gerais e Espírito Santo.
Há na Diocese uma articulação para a criação do Conselho de Leigos, que não se trata de mais uma pastoral; mas um organismo de articulação. Está prevista, para este ano de 2015, a primeira assembleia da qual participarão todos os leigos/ leigas de pastorais e movimentos sob coordenação de um membro da Equipe de Formação do Conselho de Leigos do Leste II. Trata-se de um desejo de leigos/leigas e também de Dom Jeremias.
Vale ressaltar a importância de se ter organizado o Conselho de Leigos, pois, através deste, muito se pode conquistar: o leigo reforça sua participação nos diversos espaços da sociedade e terá vez e voz.
A participação, neste encontro, reforça: “Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo”.

Mariza C.Pimenta Dupim – Guanhães
 PASCOM Diocese de Guanhães MG.















Nenhum comentário:

Postar um comentário