5 de março de 2015

Dom Antônio Felippe, SDN - 20 anos de eternidade! Muita saudade!

Neste dia 05 de março de 2015, nossa Congregação celebra os 20 anos do encontro definitivo entre Dom Antônio Felippe da Cunha, SDN, e o Pai Celeste. Dom Felippe, terceiro religioso sacramentino de Nossa Senhora a ser eleito Bispo para a Igreja, foi superior geral por dois mandatos. Rendemos graças a Deus por tudo o que este missionário-bispo realizou para a Congregação, a Igreja e o Reino de Deus. Como forma de manter viva a sua memória entre nós, reproduzimos aqui alguns excertos do volume II da "História dos Missionários Sacramentinos", de autoria do Pe. Demerval Alves Botelho, SDN.


Pe. Felippe, superior geral
Pe. Felippe, SDN, como superior geral.
Missa de entrada para o Noviciado de 1979
Pe. Antônio Felippe [nascido em 1º de maio de 1933] foi um Superior Geral muito humano e de grande dedicação à obra congregacional, à sua missão e à vivência de sua espiritualidade. Sabia ouvir e buscava a tender a todos dentro do possível. Ouvia dos religiosos com calma, atenção e respeito. Empenhava-se em promover o espírito missionário em todo o Instituto, valorizava o trabalho dos companheiros, sobretudo daqueles a quem estavam confiados certos cargos.
Estimulava igualmente os movimentos extra-paroquiais liderados pelos membros do Instituto, como a pastoral da juventude, do adolescente, vocacional e os Cursilhos de Cristandade.

Assembleia julimariana de 1983
Com a Ir. Margarida, FCIM, e a Ir. Zely, SDN
A I Assembleia Julimariana aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de julho de 1983 em Manhumirim. Dela participaram cerca de 165 pessoas, entre sacramentinos, sacramentinas e cordimarianas. O slogan da assembleia foi: “Julimarianos unidos, semente de uma Igreja encarnada”.
É preciso que fique assinalado, para a posteridade, que o Pe. Antônio Felippe foi a alma da Assembleia. Ajudou a prepará-la com empenho e a viveu com grande vibração em todos os momentos: antes, durante e depois.
Tamanho foi o seu interesse pela realização da assembleia que compôs o hino – letra e música – para o grande evento. Queria que outros apresentassem também letra e música. A letra e melodia vencedoras seriam o hino oficial. Porém, como não houve concorrentes, a sua composição, por sinal muito bonita, foi aprovada pelos participantes e cantada com entusiasmo.
Pe. Felippe, eleito Bispo
Dom Felippe e São João Paulo II
Sua sagração episcopal realizou-se em Manhumirim, a 6 de abril de 1986. Pe. Antônio Felippe escolheu a capital sacramentina para a cerimônia litúrgica em homenagem à Congregação e ao Pe. Júlio Maria. Convidou, como sagrante, a Dom José Eugênio Corrêa, Bispo emérito de Caratinga e, como co-sagrantes, os dois bispos sacramentinos: Dom Miranda e Dom José Martins. Sua posse em Guanhães ocorreu a 1º de maio do mesmo ano, dia de seu aniversário natalício. 

Somos a sua herança
Letra e música de Pe. Antônio Fellippe da Cunha

Ele ao Brasil chegando
Esperança nos traz
E o povo inteiro gritando
Júlio Maria não nos deixes mais

1. Nascemos missionários
Nas florestas dos seringais
Cantemos a nossa história
No norte das Minas Gerais

2. Esta é a sua memória
De trabalho, de pobreza,
De Deus é o pobre
Seu Evangelho, com certeza

3. É esta a nossa herança:
Os que vivem na pobreza,
Prova da missão divina
Do mestre, com certeza.

4. Missionários eucarísticos
De um povo em comunhão
Com Jesus e com Maria
Marchando pra libertação

5. De amor e sacrifício”
Nós somos uma família:
Ricos em misericórdia
É ser Coração de Maria


 Galeria de fotos



Pe. Felippe na bênção do busto do Pe. Júlio Maria em Manhumirim, 1969
 
Brasão de Armas de Dom Antônio Felippe da Cunha, SDN

1º Conselho Geral do Pe. Felippe
Ainda padre, concelebrando a 1ª missa que Dom Miranda
celebrou em Manhumirim após ser sagrado Bispo
https://www.blogger.com/profile/05193362298637284440
http://pvsacramentina.blogspot.com.br/

Meus blogs




LocalManhumirim, MG, Brasil
IntroduçãoA Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora manterá uma Pastoral Vocacional Permanente, procurando desenvolver a mística do zelo pelas vocações não só em todos os seus membros, mas também no povo com quem trabalhamos.
InteressesContato: Pastoral Vocacional Sacramentina Praça Bom Jesus, 38 C. Postal 41 Manhumirim - MG CEP: 36970-000 Fone: (33) 3341 - 1900

Nenhum comentário:

Postar um comentário