2 de abril de 2014

Encontro de Servidores da Diocese de Guanhães.

          O VI Encontro dos servidores da Diocese de Guanhães  aconteceu na segunda 31/03 em Sabinópolis. Além dos servidores  paroquiais também estiveram presentes: Diácono José Geraldo , alguns visitantes, Pe. Valter,  Pe. Derci, Pe. Amarildo,  Pe. José Aparecido de Pinho,  Pe. João Evangelista,  seminarista  Bruno , Pe. Osmar , Pe. Hermes , Pe. João Carlos , Pe. Derci , Pe. Adão , Pe. José Adriano , Pe. Jacy , Pe. Saint-Clair  e Dom Jeremias.
          Após a acolhida , o Edwilson  do Sistema Integrado Paroquial passou um vídeo motivador sobre  liderança. Falou-se sobre grandes líderes e um pouco da  história de pessoas simples, mas que fizeram a  diferença. E que cada um, presente ali, é um pouco de tudo: secretário, psicólogo, etc. Deus fala através de todos .
                O maior líder da história foi Jesus de Nazaré que revolucionou o mundo e sem grandes tecnologias e instrumentos.  Ele treinou doze (os apóstolos) que eram  pessoas que estavam longe de serem perfeitas.  O estilo de liderança de Jesus  pode ser seguido por cada um de nós. Ele foi conselheiro,   foi  líder autêntico. Sabemos pelas histórias narradas quantos protocolos e leis  não foram cumpridas  para que  pessoas fossem salvas. Uma boa liderança faz a diferença.
                 Alguns questionamentos foram feitos para que o grupo refletisse: Que tipo de líder sou? Estou fazendo a coisa certa? Eu posso ser uma liderança? Eu  acolho a todos e aos seus problemas?   Como sou profissionalmente? Que secretário sou eu? Sou como um repolho que   nasce aberto e se fecha , pois eu sei tudo, não preciso de ninguém  ou sou profissional rosa que se abre, perfuma, quando nasce é fechada, ao longo do tempo se abre e  vai perfumando? Sou um profissional em constante transformação?
                 
Os escritórios são capazes de abrir ou  fechar as portas. Seja, portanto o melhor secretário ou a melhor secretária da história de sua paróquia. É possível transformar todos os dias o seu trabalho. Essa nossa igreja é tão grandiosa e temos em nossa simplicidade, o dever de fazermos o melhor porque está em nós, a mística  que nos  transforma para transformar os outros.
           Após o intervalo, Dom Jeremias assessorou o encontro.  Iniciou-se com um vídeo “Quem somos”. Somos membros participantes da igreja com mais 2000 anos de história e ela tem feito tantas coisas bonitas e boas e para que continue fazendo , precisa ser organizada sistematicamente.  Na carta São Paulo aos Coríntios 12, 12 fala sobre o corpo, somos membros de um grande corpo, onde a cabeça do corpo é Cristo. Você se sente igreja e se vê como membro do corpo? O texto fala da fortaleza ou da fraqueza de cada um dos membros que formam o grande corpo que é a igreja. Com que membro mais nos identificamos? Qual é a minha função? Ser pés, mãos, ouvidos?  Como trabalhadores temos ajudado a nossa paróquia a caminhar ?De que modo? Comunidade tem que caminhar. Eu tenho ajudado a minha paróquia a andar como pés? Para que servem as mãos? Para fazer, para tocar, para fazer o que eu tenho feito. Tenho feito com carinho? Se é com carinho ajudo a paróquia a caminhar. E  com os olhos? Vemos cada coisa! Precisamos aprender a olhar e a identificar o que é certo e o que é errado, passar a peneira. Às vezes olhamos e não enxergamos. E os ouvidos? Escutamos cada coisa!  Saber ouvir é importante. Devo  ver, ouvir, ficar quieto.  Somos companhias com quem o padre ou bispo confia? Tenho que aprender e  esforçar-me para ajudar a caminhar a minha comunidade, paróquia , com respeito e educação. 
        Uniforme mostra a seriedade da empresa, do trabalho. Não se trabalha de bermuda, de calça curta, não se trabalha de roupas inadequadas. Somos cartão- postal. Na praia, rua, vista-se  como quiser, mas na empresa, não é lugar. Cobre dos padres o seu uniforme. Por mais simples que seja a sua comunidade paroquial, cobre dos padres. É bonito, demonstra  organização, é identidade. Celular no ambiente de trabalho é no silencioso, atende-se quando for emergência. Cuidado com o uso do faceboock. 
        Ele disse que faz um pedido de pastor para que o  ajudem a zelar por aquilo que é sagrado.  Como  funcionário, tenho que ajudar a cuidar, ajudar a melhorar o que não está bom. Trabalhemos com alegria. Precisamos de profissionalismo.  Peço  eficiência no trabalho e vamos pensar a mística e a espiritualidade no serviço. Vamos pensar em Jesus Cristo que convivendo com José aprendeu o ofício do pai adotivo . O Filho de Deus que trabalhou, elevou a dignidade do trabalho humano.  É preciso que os secretários arrumem armários, mesas, mesa de trabalho, arrumar  o ambiente e fazê-lo com alegria. Se tenho orgulho faço bem, se não, faço mal. 
        O Sigilo em algumas questões faz-se necessário.
         Como encaramos as transferências?   Atenção às mudanças, não muda nada, o trabalho é o mesmo. Cada um tem um jeito, tem gente mais zelosa, tem gente mais cuidadosa. A vida continua.
    É preciso melhorar o nosso trabalho, procurar participar de cursos, aproveitemos a internet para o lado bom. Nos interessemos. O padre deve incentivar na participação. Como bispo quero ver essa diocese crescer. Preciso dos padres e de vocês funcionários. O foco é o clero. Cuidando bem dos padres , cuido do povo, mas precisamos dos funcionários. O bispo precisa do clero e vice- versa. O padre precisa dos funcionários e nós, deles para ajudarmos a diocese  caminhar com profissionalismo.  Converso, dialogo, ouço, sou companhia e se estamos nesse trabalho, é porque gostam de nós ,então vamos ajudar na boa caminhada de nossas  paróquias e diocese.
              Que Deus nos abençoe a todos. Obrigada por ajudar a nossa diocese a caminhar. Queremos  eficiência e organização. Cada um deve comentar com o colega de trabalho que não pode vir.
Conversar com o padre é muito importante.
         Após o almoço, Edwilson dirigiu os trabalhos com os secretários e Dom Jeremias com cozinheiras e zeladores.
O Edwilson passou o questionário de avaliação do programa e passou-se para uma conversa sobre o resultado. Falou do sistema e várias atualizações. Aconteceu apresentação do programa e levantamento de dúvidas .Ele também fez uma demonstração do Sistema Integrado Paroquial.
             Constatou-se a necessidade de se  tratar da questão certidões com mais detalhes e seriedade. . Programar treinamentos só para secretários.
            Pe. Saint-Clair falou que a  Pascom  tem história bacana, está agregada ao site da diocese, ao informativo da Folha diocesana, rádio Vida Nova FM. Neste ano, a Pascom  está com um desafio que é de  fortalecer a ideia na diocese de rede de comunicadores.A  Pascom  deve ter alguém que seja contato na paróquia da diocese. A CNBB fala que se deve ter um  elemento para fortalecer a rede de comunicadores. Não esperar pelos padres. Ele conta com os funcionários. As reuniões da Pascom acontecem toda segunda  terça  do mês.
               Foi feito o convite para o aniversário da diocese no Dia Primeiro de Maio .
                                 Informações fornecidas por Simone Mendanha
    Secretária da Cúria e membro da Equipe de Comunicação da catequese da Diocese de Guanhães.






























































                                                                         Eliana Alvarenga
                              (Da equipe de comunicação de catequese, da Diocese de Guanhães)










        

Nenhum comentário:

Postar um comentário