2 de março de 2013

Encontro de Catequese em São Sebastião do Maranhão.


Aos dois dias do mês de março de dois mil e treze, de 8h às 12 h30, a Edelveis (atendendo ao convite do diácono Jânio) assessorou um encontro com 60 catequistas, sendo 18 da sede e os demais das comunidades rurais e mais 7 coordenadores paroquiais da paróquia de São Sebastião do Maranhão. Iniciou-se, após o cafezinho e a acolhida aos visitantes, a oração, refletindo um pouco mais sobre o Ano da fé . O objetivo do Ano da fé é cultivar a sementinha ou a plantinha da fé, em cada um de nós.
A seguir,  trabalhou-se sobre a Iniciação cristã sob inspiração catecumenal, texto de Pe.Lima e Frei Nery: “Diante do frágil compromisso de parte de católicos com o testemunho e a missão, urge um processo iniciático de conversão que dinamize catequizandos e catecúmenos na vivência da fé”.  “O processo de iniciação é benéfico  e educativo para a comunidade inteira, não apenas para os iniciantes.”  E, “A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio. [...] Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp 29).
 Concluindo: “Se conseguirmos renovar  todo o modelo tradicional de iniciação cristã, convertendo-o  em Iniciação à Vida Cristã, aos poucos será possível dar um caráter mais catecumenal à catequese, para formar discípulos missionários".
Falou-se sobre os materiais adotados pela Diocese e sobre a importância e o projeto de formação  de catequistas da Diocese.

A situação da  catequese na paróquia:

Percebeu-se que as 24 comunidades rurais estão caminhando, algumas bem organizadas, já vivenciando o projeto de formação proposto pela Diocese e desenvolvendo o trabalho de Iniciação Cristã, sob inspiração catecumenal, exceto 3 comunidades que estão tentando se reestruturar.
No próximo sábado(09/03) irá acontecer o primeiro encontro da catequese dos pais, para cinco comunidades rurais. Parabéns às coordenadoras Célia e Creuza.
Os trabalhos na sede estavam interrompidos há dois anos, mas a equipe está sendo reestruturada para o retorno aos trabalhos em 2013. Parabéns ao Jânio, que assim que chegou à paróquia já “arregaçou as mangas”. E, parabéns à nova equipe da sede, que está se reestruturando e retornando aos trabalhos, com dedicação e entusiasmo.






































Jânio e a Equipe de Coordenação Paroquial:


São eles:

Célia

Creuza
Núbia
Nicácio
Regina 
Ivanildes
Soledade

                                                                                         
Deus seja louvado, hoje e sempre!                                                                                
Eliana Maria de Alvarenga Guimarães









Um comentário:

  1. Roberto Magno - Joanésiadomingo, 03 março, 2013

    Parabéns! Deus seja louvado pelo trabalho de vocês! Belíssimo encontro! Aproveitem o Jânio, sangue novo! Rezem pela vocação dele, um parceiro na catequese é muito bom. A coordenação de vocês é em grupo, muito bom, divida as tarefas tudo se torna mais fácil. Pelo entusiasmo do encontro deu pra ver a presença do Espírito Santo de sabedoria no meio de vocês. Deus abençõe a caminhada de vocês.

    ResponderExcluir