A seguir o texto "Uma catequese nova, de Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte, na abertura do Congresso Regional de Catequese em julho/2009,para encerrarmos os posts (trechos retirados do livro O BELO, O LÚDICO E O MÍSTICO NA CATEQUESE).
Uma catequese nova
" Acentuar a necessidade de linguagem bela, postura lúdica e existência mística, no fazer catequético da Igreja, não é uma simples mudança de método e não se trata, simplesmente, de passar a utilizar obras de arte, brincadeiras, poemas,teatros... Trata-se de uma outra concepção, uma outra forma de presença, é algo que vem do interior para fora.Diz respeito a uma catequese nova.
Afirmar o Belo, o Lúdico e o Místico na catequese é uma opção pela renovação,pela conversão pastoral,pelo cuidado, pela atualização da presença,pela personificação dos desejos, pela qualidade da participação, pela leveza, pela alegria, pelas formas informes, pelas relações quentes, pela profundidade, pelo mergulho no mistério,pela filia, Eros e ágape, pela 'lambuzançança na graça'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário