As obras de arte, sobretudo as inspiradas pela fé cristã, - pinturas e mosaicos, esculturas e arquitetura, a literatura, poesia e prosa, o cinema, a música, o teatro, a dança e muitos outros, que permanecem inalterados pela paisagem do tempo - permitem comunicar uma experiência intuitiva.
Na arte, a beleza aprende uma linguagem particular que desperta emoção, admiração e conversão. Uma obra de arte cristã não só transmite a mensagem do artista, mas a verdade do mistério do amor de Deus.
A arte nos faz perceber Deus em todo lugar.
Nossa catequese pode se beneficiar de boas exposições.
Quanto ao uso de gravuras e cartazes: que sejam belas e sem excesso de detalhes, para ajudar a concentrar a atenção. Isso não significa que não iremos usar gravuras ou imagens de situações de dor, sofrimento, miséria, injustiça... Ao usar gravuras ou quadros de Jesus ou Maria precisamos observar se correspondem com fidelidade ao que está descrito nos evangelhos. Por exemplo: Jesus não era loiro, nem tinha olhos azuis. Essas observações também valem para pequenos vídeos da internet, imagens etc.
A arte cristã possui muito bom gosto e, como vimos, conduz ao Mistério.
Gravuras, poesias, músicas, filmes, teatros,histórias em quadrinhos a Bíblia é um livro cheio de poesia e linguagem simbólica que pode inspirar a catequese e a oração, como os Salmos (cf. os Salmos 6,19,23.131,139...) Há lindos textos de Isaías e outros profetas, de Paulo e de São João, que podem ensinar a orar a partir da Palavra de Deus.
(Do livro O BELO, O LÚDICO E O MÍSTICO NA CATEQUESE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário