26 de dezembro de 2012

Cantata de Natal: Catequese da Paróquia São Miguel.


Divulgamos com alegria a Cantata I de Natal, da Catequese da paróquia São Miguel.Contamos com a preciosa ajuda do Messias e filhos,da Jussara (do Coral Villa Lobos) , do Evandro Alvarenga, da Gracíula, Alessandra, Geraldo e Bruno. Com o apoio do Pe. Saint Clair e dos pais e crianças foi possível essa realização! Deus seja louvado, hoje e sempre!







         



















Texto apresentado por Evandro Alvarenga que caracterizou-se de José Datrino (O Gentileza):

Cantata de Natal – Catequese Diocese de Guanhães
Olá, filha de Deus! Olá filho de Deus! Olá irmã! Como vai irmão? Gentileza gera gentileza!
Nosso é Deus é amor! Receba a bênção em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Ele é único e é Trino. Eu, assim como você, sou filho do Deus Trino. Sou DaTrino, José Datrino. Gentileza gera gentileza!
Eu vim aqui somente para deixar uma flor em seu coração! Se ela não chegar lá, que fique em sua mão. Sua mão irá, logo, logo, repartir o pão. O pão que vai alimentar, com amor, um outro irmão, que por sua vez, cumprirá sua missão, fará um poema, e cantará uma canção!
Ssss... Silêncio! Ouçam agora com o coração!
Já posso ouvir crianças cantando... elas jamais cantarão em vão! Deixa o canto delas pousar como uma pétala em sua mão... Como um pingo de tinta que desenha um avião. Como uma aquarela a pintar o futuro de toda a população!
Futuro que não nos cabe conhecer ou ver, apenas trabalhar, sonhar, plantar, amor, gentileza... Numa folha qualquer eu já posso ver o desenho que Deus é amor! SSSs... ouçam! Já tem uma aquarela nesse lugar!

Canto 1:  Aquarela
Eu, Evandro Alvarenga, feliz e muito honrado por estar aqui neste trabalho da Catequese, assim como José Datrino, o profeta Gentileza, sinto que posso fazer muito mais por um mundo melhor. Sei que todos que aqui estão nesta noite, também acreditam em um mundo melhor...  E se acreditamos é por que sabemos que depende de nós, o bem comum. Depende de todos nós que acreditamos e temos esperança.

2.  Depende de nós
Sim, depende de nós! Nós podemos tudo, nós podemos mais, muito mais... Então, fé em Deus, pé na tábua, mãos à obra, vamos já fazer o que virá! Fé na vida, fé no homem e no sonho. Ouso parafrasear Fernando Pessoa, para dizer que “Deus quer, o homem sonha, um mundo novo, como obra, nasce!” No sonho de todos nós está a semente do amanhã!

3.  Semente do amanhã
Existe Deus aqui nesta flor. Existe Deus na semente que germinou e formou a planta que a fez surgir. Que o Deus que habita em você, receba o mesmo Deus que habita nesta flor. Existe Deus em você!
      
      4.  Em todo lugar existe Deus (poesia)

Tum, tum, Tum Tum... vocês estão ouvindo? É o meu coração a pulsar. Tum, Tum... este é também o pulsar do seu coração! Eles têm um ritmo definido, como o ritmo do vento, pulsam numa escala grave, como um diminuto trovão... ssss... este é o pulsar do coração de Deus! Do Deus que fez a gente somente para amar.

Canto 5:  Foi Deus que fez você
Deus é Pai! É filho, é Espírito. Deus é amor! Ele amou esse mundo de tal maneira que doou seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas viva eternamente. Há 2012 anos todos aqueles que habitavam a região das trevas, viram uma grande Luz, pois um menino nasceu, seu nome? Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz! Quando Deus se fez homem e nasceu entre nós, surgiu o Natal. O natal do Príncipe da Paz... urge que hoje, ele nasça e faça morada eterna em todos nós. É urgente que, todo dia, seja natal em nossos corações!


Canto 6:  Natal todo dia
Quando for natal todo dia, Deus terá mais espaço em meu coração, no seu também... Ele que é amor, terá mais campo, para nos mostrar o caminho da paz, da justiça, da luz!
Quando for natal todo dia, você entenderá, de uma vez por todas que com Deus em você, sua luz brilha, mesmo quando não a quer, mesmo quando não a vê. Poderá até esconder-se de si, mesmo, apagando todas as suas velas, todas as suas lamparinas, cobrindo com véus as suas estrelas, nublando com nuvens pesadas o seu céu. Mas quando você se distrair por segundos, ao som de uma canção que invoca a luz do amor, quando se distrair, olhando para o mar ou brincando com os cataventos da sua memória, saberá que você sempre brilhou. E se nesse momento você puder soltar suas amarras e feito um pássaro voar para o seu universo interior, verá quão luminoso é o seu ser.
Neste dia, você, eu, todos nós seremos um como nosso Deus trino. Cantaremos, dançaremos na ciranda do amor. Sonharemos, viveremos sem medo de ser feliz, veremos nascer uma nova humanidade, num belo amanhecer.

Canto 7: Amanhecer.
Crianças com flores nas mãos para esta última canção. As flores foram distribuídas.



Ó Deus de amor, dai a nossa Diocese e suas comunidades os frutos necessários para que possam ser Igreja, onde cada um seja discípulo missionário a caminho, onde Jesus venha nascer, viver e nos transformar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Confira o vídeo:



Foi muito bom!  Com certeza, vamos começar em breve a organizarmos a Cantata II, se Deus quiser!

2 comentários:

  1. Roberto Magno - Joanésiaquarta-feira, 26 dezembro, 2012

    Belíssimo trabalho! Perfeita celebração de natal. Parabéns! É muito bom ver o trabalho da catequese sendo feito com amor e dedicação. Deus abençoe a todos: crianças, familiares e catequistas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei participar! Ver tudo agora postado aqui é uma nova bênção de Deus sobre mim. Grato pela oportunidade e parabéns a equipe da Catequese pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir