30 de outubro de 2012

O Catequista e o Ano da Fé



Textos da carta apostólica Porta Fidei do papa Bento XVI:

" O Ano da Fé é convite para uma  autêntica e renovada conversão ao Senhor, único salvador do mundo. (n.6)

" No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados" (n.6).

"Hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé." (n.7)

" A fé, precisamente porque é um ato da liberdade, exige também assumir   responsabilidade social daquilo em que se acredita." (n.10)

"A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com ele. E este 'estar com ele' introduz na compreensão das razões pelas quais se acredita" (n.10)

"Pela fé, Maria acolheu a palavra do anjo e creditou no anúncio de que seria Mãe de Deus. Com a mesma fé, seguiu o Senhor na sua pregação e permaneceu a seu lado mesmo no Gólgota; saboreou os frutos da ressurreição de Jesus e, conservando no coração a memória de tudo, transmitiu-a aos Doze reunidos com ela no cenáculo para receberem o Espírito Santo" (n.13)

" Em Jesus Cristo, morto e ressuscitado para a nossa salvação, encontram plena luz para ver os exemplos de fé que marcaram esses dois mil anos da nossa história da salvação." (n.13)

O que devemos guardar sobre o Ano da Fé:

 1.  É também um ano para celebrar:
-50 anos do Concílio Vaticano II (1962 a 1965).
-20 anos do Catecismo da Igreja Católica (1992).
-Assembleia Sinodal sobre a Nova Evangelização (que está sendo realizada em Roma neste mês).

2.   Finalidades do Ano da Fé:
-Renovação da Igreja.
-Nova Evangelização.

3.  Algumas ações fundamentais:
-Refletir (aprofundar o conteúdo da fé).
-Confessar a fé (confissão pública e individual do CREDO).
-Celebrar a fé  (na Liturgia).
-Testemunhar a fé (caridade).

Algumas ações durante o Ano da Fé:

1.  Rever a Formação dos Catequistas
- Em que cremos?
- Por que cremos?
É preciso e possível proporcionar espaços de formação sobre o CREDO e sobre a Trindade. O Catecismo da Igreja Católica pode ser a fonte de inspiração. Também a Palavra de Deus que é a grande fonte da catequese. 
2. Cuidar da Espiritualidade do Catequista.
3. Rever o Conteúdo da Catequese.

  “Apresentar a pessoa de Jesus, sem maquiagem e fundamentalismos, como sentido máximo para a vida, muito além da Instituição, é fundamental! Proporcionar o encontro com Ele e a experiência do seu amor...Isso exige uma catequese mais “enxuta”, voltada para o essencial, despojada de tantos conteúdos e temas que podem ser compreendidos ao longo de toda a vida cristã”. Pe. Vanildo Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário