7 de janeiro de 2016

O trabalho da pastoral da Criança em Peçanha

A Pastoral da Criança em Peçanha em uma parceria com associação de moradores da comunidade rural de Água Branca distribui legumes e hortaliças de 15 em 15 dias para as famílias atendidas pela pastoral; famílias católicas e não católicas. A catequese participa e apoia esta iniciativa com o objetivo de ficar também mais próxima das famílias. A mais recente distribuição aconteceu no dia 5 de janeiro.
É o desejo de Jesus Cristo: Que todos tenham vida e vida em abundância.
Parabéns a todos por esta iniciativa. Deus seja louvado por este belo trabalho de parceria da comunidade de Água Branca e a pastoral da criança. A alegria de Deus é ver atitudes como essa que é promover a vida e o bem estar de seus filhos.


Célia Vieira
Equipe de coordenação paroquial de catequese
Paróquia Santo Antonio - Peçanha











COORDENADORES PAROQUIAIS NO IRPAC EM BELO HORIZONTE

Começou no dia 3 de janeiro o IRPAC em Belo Horizonte.
O primeiro tema no módulo I foi: Fé e amadurecimento humano.
Esse tema foi assessorado pela Irmã Rosana Viveiros e Padre Vanildo de Paiva.
Neide Fernandes, coordenadora paroquial de Santa Maria do Suaçuí descreve sobre o tema:
"Refletimos a fé como busca ou sentido da vida, como encontro e conversão, como processo de crescimento e maturidade humana e espiritual.
Somos incentivados a refletir sobre a necessidade da fé no sentido de acreditar, de ser fiel ao objetivo de nossa existência que é nosso amor à Deus, compreendendo a razão pelo qual se crê sem ver.
A experiência de fé coincide com a interioridade à nossa própria existência de ser, com o mistério que cada ser humano é, com as marcas dessa vida frágil e inacabada. Vida e fé são questão de confiança, a verdade de nossos afetos, a justiça de nossos desejos, a reciprocidade de nossas relações, a força e a forma das nossas realizações. Gera-se a fé como se gera a vida. Gera-se a fé em Jesus de Nazaré como se gera a vida de cada ser humano: na confiança reconhecida, acolhida e correspondida.
Somos seres complexos, tecidos como em um tear  e finalizados num belo tecido-ser. A história de cada um, passo a passo, vai sendo tecida ao longo da vida enquanto fazemos a experiência de Deus.
Fomos criados para amar e ser amado. Olhando para Cristo, enxergamos quem é Deus e quem é o ser humano. Deus nos capacita para enfrentar os obstáculos da vida. 
Nascemos de um amor em busca da plenitude. A fé é um encontro interpessoal na dimensão vertical e horizontal. Esse mistério inefável nos leva a contemplar a beleza divina não como um êxtase mas como transfiguração de todo ser humano. Quanto mais cresce em ti o amor, tanto mais cresce a beleza da plenitude em Deus."

No módulo III está André Lomba. Abaixo ele fala sobre a experiência do tema Ética e catequese com o Padre Dejair Rossi.
" O curso oferecido no IRPAC torna-se cada vez mais uma oportunidade de crescimento e amadurecimento da fé. É tempo precioso de aprendizado e convivência fraterna no afeto, carinho e alegria de servir a Cristo através da doação à pastoral catequética.
Neste sentido, as aulas de ética foram um grande convite para uma sincera abertura ao outro na defesa da vida trilhando o caminho de humanização apresentado por Jesus na inauguração do Reino de Deus.
O ser humano é chamado a viver bem! Viver com valores morais e cristãos!"